Um blog do Ministério Fiel
Uma pessoa pode beber ou fumar e ser cristã?
Transcrição do vídeo
Eu não encorajo a fumar ou a beber, mas alguns amigos pensam que fazer uma dessas coisas é sinal de não ser cristão. O que você diz?
Bem, não podemos traçar uma linha reta de beber e fumar a não ser cristão, pois não somos salvos por não fumar ou por não beber. Somos salvos por confiar em Jesus Cristo. Então talvez essa seja a resposta mais curta do dia.
Isso não significa que não devemos nos preocupar com a vida das pessoas. O que quero dizer é que há perigos na bebida e no fumo, os quais não são exatamente os mesmos. Mas há, e se você ama as pessoas e se preocupa se elas estão vulneráveis a esses perigos, então você pode falar sobre isso.
Então não é simplesmente: “deixe fazer o que quiserem, pois eles não são salvos por isso”. Seria um tipo de antinomianismo. Ao invés disso, o fruto do Evangelho importa. O fruto do Evangelho muda as pessoas. Ele mudará o modo que lidam com a bebida e com a nicotina. Seria uma situação bem estranha se alguém quisesse defender a nicotina como um fruto do Espírito Santo.
Mas eu quero dar espaço às pessoas para conquistar o hábito, especialmente logo após a conversão, se a pessoa precisa de certo espaço para trabalhar nisso e reconhecer por si o que é prejudicial.
“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm”, e um cristão imaturo nem sempre vê o que convém e o que é prejudicial, e o que pode ter efeitos de longo prazo.
Mas a resposta curta e necessária é: você jamais deve traçar uma linha reta, ou uma conclusão imediata, de que alguém que bebe e fuma não é um cristão.