Um caminho melhor para viagens missionárias de curto prazo

Na semana passada, escrevi sobre algumas das desvantagens do fenômeno moderno que é a viagem missionária de curto prazo. É fato que essas viagens consomem tempo e dinheiro de ambos os lados do acordo. Os que vêm podem gastar milhares em passagens aéreas, alimentação e acomodação. Aqueles que recebem podem passar centenas de horas cuidando de grupos, mantendo-os ocupados e encontrando “ocupações” para eles. No entanto, a recompensa também pode ser bastante surpreendente. Considere os seguintes benefícios das viagens missionárias de curto prazo.

1. Incentivo Mútuo e Edificação

É claro que existem maneiras mais baratas de ser incentivado, mas nada estimula mais as pessoas como o contato face a face. Em um ministério como o nosso, os membros da equipe costumam enfraquecer nos meses de verão. Todos estão ansiosos para uma pausa da tensão e do estresse desse trabalho abrangente e de tempo integral. Pode haver muito desânimo e, portanto, nada se compara a um grupo de pessoas entusiasmadas chegando com energia renovada e motivadas com o que está acontecendo. Isso anima as pessoas.

Os membros da equipe, que estavam se sentindo cansados, e talvez um pouco desanimados, se sentem revigorados e esperançosos de que o que fazemos aqui não seja uma perda completa, embora muitas vezes possa parecer assim. Para os que estão vindo, pode ser um preenchimento espiritual observar a comunidade e uma equipe cristã dinâmica em ação enquanto servimos a Deus em lugares difíceis. Os visitantes também podem ser renovados em sua esperança e confiança no Evangelho ao vê-los em ação e ouvir as histórias daqueles que crescem em Cristo. Nunca subestime o poder do crescimento de nossa fé ao nos engajarmos neste tipo de serviço para Deus.

2. Podemos estabelecer amizades duradouras

Muitas pessoas, em uma comunidade carente, mal se aventuraram na cidade, muito menos conhecer alguém de outro país e cultura. Essas viagens podem ser particularmente estimulantes e esclarecedoras para as pessoas que interagem com estranhos. Amizades podem ser estabelecidas facilmente.

O perigo para os voluntários de curto período é que eles veem os “locais” meramente como pessoas a quem “ministrar” ou com quem querem tirar fotos para uma boa atualização do Facebook (isso era especialmente comum quando tínhamos equipes visitando nosso trabalho com crianças de rua no Brasil) No entanto, se os voluntários de curto período realmente ficassem mais tempo e realmente se envolvessem com as pessoas, eles encontrariam uma maior abertura para desenvolver relacionamentos profundos que sobreviveriam à experiência de duas semanas.

3. Podemos ser estimulados a experimentar coisas novas em nossas comunidades

Novas pessoas sempre trazem novas perspectivas e novas ideias, quer tenham a intenção ou não. É por isso que devemos questionar constantemente todas as práticas dessas viagens (mas não se torne chato). Os visitantes devem perguntar aos anfitriões por que eles fazem certas coisas ou se comportam de certas maneiras, e os anfitriões devem perguntar como isso é feito na cultura do visitante. Esta abordagem de ‘ferro afiando ferro’ pode ser muito benéfica. Todas as melhores ideias são tomadas e adaptadas de outro lugar. Mesmo a coisa / conversa mais incidental pode desencadear uma ideia ou remodelar um ministério de formas inesperadas.

4. Nosso serviço mútuo é um testemunho para a comunidade

Isso é verdade independentemente de vermos ou não. Um visitante recente comentou que se perguntou por que gastou milhares de dólares e voou milhares de quilômetros para “recolher o lixo”. Ele se perguntou se não havia algo mais produtivo que ele poderia estar fazendo com seu tempo. Talvez. Mas os comentários recentes dos habitantes locais foram de espanto por pessoas terem vindo para ajudar a limpar nossas ruas. Por que eles fariam isso? O que eles ganham com isso?

Oportunidades para o Evangelho surgem, mas consolidar nossa posição na comunidade como um lugar onde queremos servir em vez de julgar também é um grande subproduto. Esse visitante pode ter apenas recolhido lixo da rua, mas nós recolhemos muito mais. Mesmo que nossa igreja tenha enviado uma equipe para outro país, aqueles que partiram tiveram inúmeras oportunidades de falar sobre isso no local de trabalho, e isso se tornou um ponto de discussão na comunidade à medida que os crentes locais saíam. Tudo o que fazemos é um testemunho da maneira como o fazemos diante de um mundo que assiste.

5. Crescemos em nosso amor por Deus e por sua igreja mais ampla

Isso é o mais importante, com certeza. À medida que vivemos nossa vida de fé, descobrimos que ela está se ampliando, lutamos contra as frustrações e nossos próprios problemas do coração, crescemos mais no amor por Jesus e, na força do Espírito Santo, começamos a apreciar e amar o corpo mais amplo de Cristo.

Sim, existe um Evangelho, um Salvador, uma esperança para o mundo, mas Deus trabalha de muitas maneiras diferentes, e conhecer pessoas que são como nós, mas que operam de forma diferente de nós, só enriquece a todos.

Por: Mez McConnell. © 20schemes. Website: 20schemes.com. Traduzido com permissão. Fonte: A Better Way Forward for Short-Term Mission Trips.

Original: Um caminho melhor para viagens missionárias de curto prazo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.