A estratégia errada na Escola Dominical

Quem teria pensado que a aposta de Pascal, do século XVII, chegaria a uma classe da Escola Dominical do século XXI? Infelizmente! Aqui está o que aconteceu.

Recentemente, tomei café da manhã com um homem de 28 anos que cresceu sob minha pregação e havia rejeitado tudo até quatro semanas atrás. Ele se converteu ao assistir o documentário The American Gospel. As mudanças que aconteceram em seu coração e em sua vida já são notáveis. Ele agora está ouvindo novamente os sermões que ouviu há quinze anos. “Está tudo aí”, disse ele.

Eu perguntei a ele o que eu poderia ter feito de diferente, em minha pregação, que poderia tê-lo ajudado a ouvir o que ele não conseguiu ouvir. Ele disse duas coisas. A segunda me surpreendeu.

A primeira era: “É melhor contar como de fato as coisas são, em vez de suavizar as coisas de forma irreal. Mas se você vai dizer coisas difíceis na primeira parte da mensagem, talvez pudesse avisar que boas notícias estão a caminho, no final – o que, poderia ter me lado a ouvir”. Isso não me surpreendeu e é um bom conselho.

A aposta de Pascal para os alunos

A que me surpreendeu foi: “Certifique-se de que o que você diz no púlpito seja ensinado na Escola Dominical.” “Como o quê?” Eu perguntei. “Como nunca dizer aos jovens (ele estava falando sobre alunos do ensino médio), ‘Você não acha que deveria aceitar a Cristo apenas no caso de tudo ser verdade?’”

“Sério?” Eu disse: “Eles disseram isso?”

“Sim.”

Bem, não foi isso que foi pregado no púlpito! E meu jovem amigo sabia disso, mesmo quando seu coração ainda não estava pronto para abraçar a verdade. Ele sabia que algo estava realmente errado com o conselho da Escola Dominical: “Aceite Jesus apenas no caso de o Cristianismo ser verdadeiro.” Ele disse que isso colocava tudo em questão – todo o cristianismo e a igreja.

Agora estou virtualmente certo de que esse conselho não era a prática e o ensino padrão da Escola Dominical. Mas algum professor deve ter pensado que essa era uma boa estratégia para fazer os alunos confiarem em Cristo.

Então, qual é o problema em dizer: “Aceite Jesus apenas no caso de o Cristianismo ser verdadeiro”?

Ganhe tudo, não perca nada?

O que há de errado é isto: é uma versão de Escola Dominical da aposta de Pascal. Um é projetado para crianças. O outro é projetado para filósofos. Ambos são planos ruins para despertar a fé salvadora genuína. Minha conversa no café da manhã foi a Evidência A.

Quatro anos atrás, eu estava tão preocupado com essa abordagem do evangelismo que escrevi um capítulo inteiro sobre isso em A Peculiar Glory, intitulado “Pondering Pascal’s Wager” (Ponderando a aposta de Pascal). Esta é a versão da aposta para filósofos. Pode ser encontrado em Pascal’s Pensées, # 233.

“Deus é ou não é. A razão nada pode determinar aqui. …Na extremidade dessa distância infinita joga-se cara ou coroa. …Em qual você vai apostar? … De acordo com a razão você não pode defender nenhuma das proposições. …Você deve apostar. Não é opcional. Você já está nisso. Qual você escolherá então? . . . Sua razão não fica mais chocada em você escolher um em vez de outro, pois você deve, necessariamente, escolher. …Mas e a sua felicidade? Vamos pesar ganhos e a perdas apostando que Deus existe. … Se você ganha, ganha tudo; se você perder, não perderá nada. Aposte, então, sem hesitar que ele existe”.

A versão corrente da Escola Dominical é: “Aceite Jesus apenas no caso de o Cristianismo ser verdadeiro”.

Então, eu pergunto novamente: o que há de errado nisso? Por que meu jovem amigo balançou a cabeça e disse a si mesmo: “Se é assim que você se torna cristão, tudo é uma farsa”?

A maneira ruim de apostar

Ensinar os alunos a apostar assim é mortal porque comunica uma falsidade sobre a natureza da fé salvadora. Dá a impressão de que a fé em Cristo é uma escolha que fazemos sem vê-lo como verdadeiro e irresistivelmente belo e valioso. A aposta diz ao estudante do ensino médio: “Você não sabe se Cristo é quem diz ser. E você não é levado a confiar nele por sua grandeza, beleza ou valor. Então apenas . . .”

Apenas o quê?! Aceite ele? Confie nele? Acredite nele? Receba-o? O que isso significa?

Aceitá-lo como o quê? Acreditar nele como o quê? Recebê-lo como o quê? Verdade? Beleza? Algo extremamente valioso? Como isso poderia ser algo além de meras palavras? A realidade é que o adolescente não vê Jesus como verdadeiro, belo e precioso além das palavras. Ele não pode aceitar Jesus como belo e precioso, quando ele não o vê como belo e precioso.

A aposta da Escola Dominical trata a fé como uma escolha que o aluno faria enquanto estivesse diante de duas opções, uma oferecendo prazer de curto prazo (o eu e o pecado) e a outra oferecendo prazer de longo prazo (Cristo e o céu). A aposta diz: “Embora você não encontre nenhuma opção que seja convincentemente verdadeira ou bonita, escolha uma.” E então chama isso de fé escolhida. Não é.

A fé salvadora

A fé é o efeito de um milagre do coração chamado de novo nascimento, como disse o apóstolo João: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus” (1Jo 5.1). O novo nascimento muda o que o coração vê como verdadeiro, belo e valioso. Então a fé abraça o que considera real.

Essa mudança é uma obra de Deus, como Paulo diz em 2 Coríntios 4.6, “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.” Essa visão de glória dada por Deus é a base da fé salvadora.

Se a fé é uma decisão tomada sem uma visão da glória de Cristo, ela não o honra. Na verdade, isso o desonra. Dizer: “Não te vejo como real, bonito ou mais valioso do que o meu pecado, mas para salvar a minha pele, vou inscrever-me no céu”. Isso não é fé salvadora.

Tenham bom ânimo

Aqui está o lado positivo em torno da nuvem de confusão da Escola Dominical. Este jovem podia sentir o cheiro da diferença entre o que foi pregado e a aposta da Escola Dominical de Pascal. A pregação não foi em vão. Ela poderia ter sido melhor. Mas não foi em vão. Quinze anos depois, Deus está trazendo tudo de volta.

Portanto, pastores, tenham ânimo. Preguem as glórias de Cristo. E treine seus professores da Escola Dominical em todo o conselho de Deus.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Wrong Strategy in Sunday School.

Original: A estratégia errada na escola dominical. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.