Esperança viva em 2021

Esperamos ansiosamente pela virada do ano, aguardando um novo ciclo da vida. Não que nossa esperança esteja depositada no ano que se inicia, mas talvez o fato de podermos demarcar, limitar os acontecimentos dentro de um período nos dá a sensação de podermos controlar as coisas. Mas não é assim, o controle de tudo está nas mãos do Todo-Poderoso Deus. Ele determina os tempos em que cada fato da história vai acontecer. Ele é Deus, a providência está sob seu absoluto domínio.

Colocamos nosso olhar no Rei dos reis, aquele que será o único a ter todas as nações sob seu domínio.

Em meio ao caos de tantas dificuldades enfrentadas nesse ano peculiar que passou, meu coração se alegra em Deus, meu Salvador. Ele vem, o Senhor Jesus logo voltará em glória, é nesse bendito retorno que coloco a minha esperança. Não terei mais dinheiro do que a quantia que o Senhor determinar para que eu tenha, nem as 7 sementes de romã guardadas em minha carteira poderão mudar a sorte de minhas economias pessoais, não, minha esperança não está no que tem em minha carteira. Não serei mais saudável do que aquilo que o Senhor determinou para minha vida, nem tão pouco será acrescentado um dia a mais de vida na minha existência do que o que o Senhor determinou, nem subtraído um dia a menos, mas todos os dias de 2021 sejam para glorificar o meu Senhor, em quem está a verdadeira esperança da glória.

Não olhemos para o sucesso de nossas postagens instantâneas, que de instantâneas nada têm, são imagens manipuladas, muitas vezes mentirosas, tentando provar para nós mesmas o quanto a vida é bela, boa, invejável. E estamos nós tentando medir a dimensão de nossa influência. Ovelha, a nossa influência é sermos o bom e agradável perfume de Cristo, o Príncipe da Paz. Porque só há um bom e tudo que há de bom vem de nosso Deus e Pai, então mais de Cristo, mais pra Cristo, mais em Cristo em 2021.

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” Tiago 1.17

Ah, a paz! E falando nisso, onde está sendo colocada a sua esperança de paz? Talvez seja no novo governo eleito democraticamente? Nossa paz será restaurada, sim, haverá um reino de paz, sem opressão, sem guerras, sem injustiças sociais, porque há um Rei, que está formando para ele um povo santo, que vai tomar posse de seu reino.

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14.17

Mas talvez a sua esperança para esse novo ano que se inicia seja algo diferente dessas coisas comuns que desejamos todos os inícios de novos ciclos. Talvez você deseje que sua saúde seja restaurada, que você possa fazer algo simples como sair da cama e caminhar novamente. Então olhe para Cristo, ele não veio para os sãos, mas para os doentes. Você não precisa estar sem esperança por estar doente, você pode ter certeza de que o Homem de Dores caminha contigo minuto a minuto, ele se compadece de seu sofrimento porque ele mesmo sofreu.

“Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4.15-16

Nossa esperança esteja naquele que nos salvou dos nossos pecados, que é a nossa força em meio às fraquezas, que estabeleceu ordem em nosso caos emocional. Esperemos um novo ciclo de vida não porque um novo ano está iniciando em nosso calendário, mas porque temos a bendita esperança de andarmos com o Bom Pastor em direção ao Reino de justiça e de paz.

“Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis.” 2 Pedro 3.13-14

Ele vem! Maranata!

Avante, ovelha!