Um blog do Ministério Fiel
Leitura para mães e filhas celebrarem a Verdade
Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta é um livro muito conhecido no meio cristão. Eu já li várias vezes, fiz grupos de estudo com jovens solteiras, mulheres recém-casadas e adultas, com diferentes anos de matrimônio. Há pouco tempo, foi traduzido o Mentiras em que as garotas acreditam e a verdade que as liberta, e também estudamos com as adolescentes da igreja local. Mas, para o público de meninas na pré-adolescência que obra utilizar? Felizmente, em 2020, foi traduzida obra destinada para o público de meninas entre 8 e 12 anos!
As mentiras do mundo estão em toda parte e as meninas também sofrem com elas. Sofrem quando temem não ser iguais às suas amigas ou caem na crença de que precisam ser perfeitas. Isso tem levado a um índice assustador de ansiedade entre as pré-adolescentes.
Crescer é tão complicado! Mas pode ser ainda pior se esse processo for acompanhado por viver acreditando em mentiras! Muitas vezes nossas meninas nem percebem que isso está acontecendo! Ou só percebem depois que essas mentiras já causaram muito estrago em sua vida! Por isso é um momento tão oportuno para receber todas as informações de que ela precisa para identificar essas mentiras
Nossas meninas estão cercadas de mensagens, informações; elas são o alvo de uma tentativa de ampliar o mercado para produtos que, anteriormente era apenas para adultos e adolescentes, tais como maquiagens e roupas de grife, que estão se tornando “necessárias” para as meninas. O resultado é que, em muitos casos, antes da puberdade, as meninas já apresentam depressão, problemas com a imagem corporal e transtornos alimentares.
Na verdade, essa obra veio em dose dupla, ou seja, há o livro para as meninas (filhas) e também para as mães, o “Guia das Mães para Mentiras em que as meninas acreditam”. Esta é uma excelente ferramenta para que as mães preparem as filhas para permanecer firmes diante de mentiras em que elas são tentadas a acreditar na adolescência, na juventude e até à vida adulta.
Os 2 principais motivos que impulsionaram a autora a publicar tal obra, foram:
1. Meninas pré-adolescentes se tornaram público-alvo de conteúdo para adultos. Estão totalmente expostas a temas, tais como: beleza, amizade, pressão acadêmica, meninos, redes sociais, gêneros e homossexualidade.
Isso não é para lhes apresentar as mentiras, mas imergi-las na Verdade, ajudando-as a conhecer aquilo que Deus diz e a crer em Sua Palavra. Para isso, o livro “Mentiras em que as meninas acreditam e a verdade que as liberta” aborda na primeira parte: a Verdade “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” João 14.6. Na segunda parte, ela explora algumas mentiras em que as meninas acreditam e a verdade que as liberta, ensinando-as a utilizar o “laboratório da verdade”, ou seja, o processo que vai combater as mentiras que acreditamos sobre Deus, sobre si mesma, sobre a família, sobre o pecado sobre ser menina, sobre meninos, sobre amizade e sobre o futuro. E na terceira parte, finaliza com a Verdade que liberta.
2. Meninas pré-adolescentes podem experimentar formação espiritual que dará forma à toda a sua vida – As mães desejam ter a certeza de que seus filhos estão crescendo fisicamente no ritmo apropriado, e as crianças são encorajadas a se desenvolver e se destacar como alunos, atletas, músicos em suas aptidões sociais. Mas será que temos essa mesma intenção a respeito do desenvolvimento do seu coração e de seu relacionamento com Deus?
A vida de Jesus é o exemplo para a formação espiritual desde cedo, pois ele “crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens” Lc 2.52. Mesmo sendo novinha, sua filha pode verdadeiramente experimentar um crescimento de alma e espírito que dará um rumo à vida dela.
É necessário combater as mentiras das redes sociais, da cultura e de amigas insensatas. As mentiras quebram a confiança e acabam com relacionamentos. Por isso é tão importante (fundamental) identificar as crenças corretas a respeito de si mesma, combatendo cada mentira com a Verdade libertadora.
O Guia foi elaborado para ser lido no mesmo ritmo que a filha. Para você, mãe, é uma ferramenta para te ajudar a plantar em sua filha a verdade do evangelho, nutrindo essa semente e vendo-a crescer. Cuidar da sua filha nos anos de sua formação requer trabalho árduo, mas tenha certeza de que os frutos desse esforço permanecerão com ela.
No Guia para as Mães, a autora apresenta três capítulos voltados para as mães, além de vários recursos que a ajudarão a conversar com suas filhas sobre a verdade do evangelho: sugestões de oração, temas para conversa ao final de cada capítulo, estudos de caso, dados de pesquisa, tendências culturais, e encorajamento bíblico. Ele está dividido em 3 partes, a saber:
Na primeira parte, aborda como desconstruir mentiras que as mães acreditam: preparando-se para ajudar a sua filha.
Na segunda parte: Mentiras em que as meninas acreditam e a verdade que as liberta – é o momento de plantar sementes da verdade na vida de sua filha.
E na terceira parte, finaliza de forma prática com a verdade que liberta: como identificar mentiras e substituí-las pela verdade.
“Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça” Ef 6.14
Ressalto que é fundamental que mãe e filha tenham os livros, para que juntas, possam identificar as mentiras que precisam ser combatidas com a verdade. Minha filha está com 11 anos e Deus nos deu oportunidades preciosíssimas para conversarmos sobre todos os assuntos propostos. Libertação da mentira é um processo que ocorre na dupla mãe/filha para que desmascarem as mentiras e descubram a verdade que Deus deseja que creiamos a respeito do Seu amor por nós, nossa família, nossas amizades e nosso futuro. Aprendemos a OUVIR a verdade de Deus, PERMANECER e CRER nela e a AGIR de acordo com ela. Nisso reside a liberdade “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Joaõ 8.32
“Usar o cinto da verdade pode transformar tanto você quanto sua filha[…] que você coloque o cinto da verdade a cada manhã e que ajude sua filha a aprender essa mesma disciplina. Em última análise, não há nada melhor que você possa fazer para enraizá-la na verdade… Meu sincero desejo é dar-lhe ânimo como mãe em seu esforço por plantar sementes e nutrir raízes da verdade em sua filha.” – Guia das Mães para Mentiras em que as meninas acreditam e a verdade que as liberta – 8 a 12 anos