Não desperdice suas manhãs

Transcrição do Vídeo

Pastor John, no último episódio (Por que não verificar o celular logo de manhã), o senhor nos deu seis razões pelas quais conferimos o celular quase que por vício quando acordamos logo pela manhã. E o senhor disse que tinha um remédio, uma melhor maneira de acordar. Por favor, compartilhe conosco neste episódio.

Creio que é bom citar os seis motivos que mencionei no último episódio, que me levam a pegar o celular logo quando acordo. Eu citei a fome por novidade, a fome do nosso ego e a fome por entretenimento. E eu também mencionei que existem três fugas: a fuga do tédio, ou seja, eu não quero ter um dia entediante; a fuga das responsabilidades; e a fuga das dificuldades. Então existem forças muito fortes que tentam nos manter na cama, entretidos no celular.

Valeu a pena?

Mas há um caminho melhor, e as perguntas a seguir destacam a necessidade dele:

  • E se você for o primeiro a saber de uma notícia, mas é uma notícia horrível?
  • E se, na sua busca por recompensas para o seu ego, você descobre que as pessoas começaram a te odiar da noite para o dia?
  • E se, quando você passa cinco minutos se entretendo e se divertindo pela manhã ao invés de imediatamente enfrentar as responsabilidades do dia, no fim desses cinco minutos você ficou em um estado mental de preguiça, mesquinhez e imaturidade? Valeu a pena?
  • E se você tira cinco minutos a fim de evitar o tédio, as responsabilidades e as dificuldades do dia, mas, ao invés disso, no fim desses cinco minutos de fuga, você encontra prejuízo espiritual, moral e emocional? E se tudo isso te deixa menos capaz de lidar com a realidade do seu dia? Valeu a pena?

Penso que existe uma maneira melhor de começar o dia. E ela requer que você tome algumas decisões antes da manhã. Esforços e decisões de última hora de fazer algo diferente nunca funcionam. Você tem que decidir como será esse momento de crise doze horas antes. É preciso planejar. É preciso que você pense quando estiver programando o alarme que te acordará.

Arme-se com a Palavra

Eu escrevi aos editores da versão bíblica que eu uso, a ESV, perguntando se havia alguma forma de vincular o aplicativo ou o site da Bíblia de modo que o alarme me desperte com a leitura bíblica. Eles me responderam: “É uma ótima ideia, sim, é possível”. Mas era complicado demais, eu não consegui fazer isso.

Mas, se algum ouvinte conseguir, essa é uma ótima ideia. Em outras palavras, apenas vá em frente e configure seu alarme para começar a ler a Bíblia para você. Talvez eles achem uma maneira mais simples de fazer isso em breve.

O nosso desejo na rotina matinal é ser cheios com o Espírito Santo. Queremos algo que nos dê zelo pela glória de Cristo naquele dia que se inicia. Desejamos ser fortalecidos para enfrentar o que o dia pode trazer. Queremos algo que nos encoraje e nos leve a amar os outros mais que a nós mesmos, que nos ajude a perseguir a verdadeira grandeza sendo servos de todos, como disse Jesus em Marcos 9.35. Essa é a tarefa principal da manhã.

Poucos de nós acordamos fortalecidos para fazer todas essas obras gloriosas que nos aproximam de Jesus. Bem, o melhor a se fazer de manhã está descrito nos Salmos. Ouça bem um versículo-chave: “De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando” (Salmos 5.3).

Que a primeira coisa a sair de nossa boca pela manhã, enquanto ainda estamos deitados, seja um clamor a Deus: “Eu te amo, Senhor. Eu preciso de ti, Senhor. Ajuda-me, Senhor”. Este é o primeiro clamor dos meus lábios ao acordar: “Eu preciso de ti hoje novamente”. Então, apresente sua oração e espere. E dedicar seu corpo e sua atenção a Deus é parte disso.

Olhos fixos

Eu espero o Senhor se manifestar – mas como? O que eu espero? Salmos 143.8 diz o seguinte: “Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma”. Então, eu espero pela graça de Deus, e eu a procuro em sua palavra.

Salmos 90.14 me diz como devo encarar a oração, quando diz: “Sacia-nos de manhã com a tua benignidade”. Não apenas procure ou enxergue, mas peça ao Senhor: “Ó, Deus, satisfaz-me com tua benignidade, para que eu cante de júbilo e me alegre em ti todos os dias”. Devemos observar a palavra de Deus inspirada e nela buscar revelações de sua benignidade para nossas vidas. Assim, obteremos um profundo senso de satisfação em nossas almas ao entendermos que ele é gracioso e cuida de nós.

Aqui estão mais alguns exemplos. Salmos 119.148 diz: “Os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras”. Por fim, Salmos 139.17–18 diz: “Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! […] quando acordo ainda estou contigo”.

Então eu sugiro que, antes de você deitar para dormir, você tome algumas decisões. Planeje-se. Liberte-se do vício pelos “doces” e dos hábitos de fuga que têm levado você à ruína, que estragam o potencial do dia que se inicia.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Don’t Waste Your Mornings.

Original: Não desperdice suas manhãs. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.