Por que não verificar o celular logo de manhã

Transcrição do Vídeo

Algum tempo atrás, fizemos uma pesquisa com nossos leitores. Cerca de 8 mil pessoas responderam – muito obrigado por essa incrível resposta! Desse total, mais de 50% daqueles que têm um smartphone admitiram dar uma olhadinha em seus celulares poucos minutos após acordar em uma manhã típica. Entre os leitores com idade de 18 a 29 anos, esse número é superior a 60%. A maioria de nós sabe que esse padrão (checar o e-mail, mensagens e redes sociais no celular logo após acordar) não é saudável, mas o fazemos mesmo assim. Pastor John, por que o senhor acha que pegar o celular logo de manhã é uma reação padrão para muitos cristãos? Existe uma melhor maneira de começar o dia?

Seis armadilhas

Eu creio que sim, existe, mas para ajudar todos a entender por que penso assim e qual seria essa melhor maneira, pode ser útil começar analisando por que somos tão propensos a conferir o celular antes de fazer qualquer outra coisa. Então separei seis razões possíveis pelas quais fazemos isso. E eu as tirei da minha cabeça. Ou seja, depois de analisar a alma e as tentações de John Piper; eu não fiz nenhuma pesquisa. Se as pessoas acharem superficial demais, só posso dizer: “Bem, sim, é verdade. Isso vem de mim, e se as pessoas forem como eu, elas devem receber alguma ajuda”.

Me parece que essas seis razões que vou falar estão enraizadas no pecado, ao invés de estar enraizadas no desejo de servir a outras pessoas ou de buscar Deus. E eu falo dessa forma pois acredito que o grande mandamento estabelece o que fazemos, seja de manhã, de tarde ou de noite.

Devemos amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e com toda a força quando acordamos pela manhã. E devemos nos preparar para amar e servir ao nosso próximo como a nós mesmos.

Levando em conta o quão pecaminoso John Piper é – e eu presumo que os outros são como eu –, pouquíssimos de nós acordamos com nossa alma animada para amar a Deus e as pessoas. Isso requer, no mínimo, uma mudança de foco. É preciso redirecionar nossa alma por meio da palavra de Deus e da oração. Temos que nos lembrar da realidade logo pela manhã a fim de começar a amar a Deus e as pessoas da maneira que devemos.

Então aqui estão meus seis palpites quanto a por que muitos de nós temos que conferir o celular, quase como um vício, logo quando acordamos. Os três primeiros eu chamo de “motivos doces”, e os outros três, de “motivos de fuga”.

1. O doce da novidade

Eu acredito que nós adoramos dar uma mordida no “doce do nosso celular” para aliviar nossa fome por novidade. Vamos chama-lo de “o doce da novidade”. Simplesmente gostamos de saber o que há de novo no mundo e entre nossos amigos.

O que aconteceu desde a última vez que dei uma espiada no mundo?

Muitos de nós gostamos de ser os primeiros a saber de algo, pois assim não teremos que assumir a postura humilde de receber a notícia por meio de pessoas inteligentes, espertas e rápidas. Queremos ser rápidos e ter o conhecimento das novidades do mundo.

Então talvez poderemos assumir o papel de ser o informante ao invés de ser o informado, ao invés de ser o inculto que tem de ser informado do que acontece. “Se fossem mais inteligentes, estariam nas redes sociais desde cedo.” Nosso ego é exaltado em nossa fome por novidade.

2. O doce do ego

Creio que amamos dar uma mordida no “doce do celular” para aliviar a fome do nosso ego. O que as pessoas disseram sobre nós desde a última vez? Quem nos notou? Quem retuitou, ou quem curtiu meu post? Quem me seguiu?

Em nossa condição caída e pecaminosa, o ego do ser humano busca uma satisfação desordenada. Alguns de nós estamos fracos, feridos, frágeis e inseguros a ponto de qualquer menção que é feita a nós ter o poder de nos fazer sentir bem. É como se alguém nos beijasse.

3. O doce do entretenimento

Também acredito que amamos dar uma mordida no “doce do celular” para aliviar nossa fome por entretenimento.

Na internet, como já sabemos bem, existe um fluxo infinito de imagens, citações, vídeos, links e memes que são de tudo um pouco: fascinantes, estranhos, chocantes, engraçados, tristes, fofos etc. E muitos de nós chegamos ao ponto de estarmos praticamente viciados na necessidade de ver algo bizarro, impressionante, extraordinário ou divertido.

Então pelo menos esses três motivos doces estão por trás do nosso desejo de obter satisfação no celular logo ao acordar pela manhã.

Três fugas

E existem três motivos de fuga. Em outras palavras, não são desejos por alguma coisa, são apenas uma forma de evitar as tarefas que temos na vida por só mais cinco minutos.

1. Fugindo do tédio

Primeiro, quero destacar a fuga do tédio. Nós acordamos de manhã e temos certeza de que o dia que temos pela frente simplesmente vai ser chato. Você sente o tédio.

Não vai ter nada empolgante naquele dia, nada nos incentiva a sair da cama. É claro que a alma humana odeia o vazio. Se não existe nada significativo e positivo à nossa frente para preencher o vazio da esperança de nossas almas, então teremos que usar o celular para preencher esse buraco. Assim evitamos virar reféns do tédio.

2. Fugindo das responsabilidades

Também existe a fuga das responsabilidades. Todos nós temos um papel: pai, mãe, chefe, funcionário, não importa. Temos que carregar alguns fardos bem pesados. A responsabilidade cai sobre nós.

Muitas decisões devem ser tomadas com relação a filhos, casa, carro, finanças e muito mais. A vida é repleta de responsabilidades pesadas, e nos sentimos inadequados para todas elas. Então ficamos ali, deitados na cama, com medo, talvez até com ressentimento por tanta pressão colocada em nós.

O dia simplesmente não é atrativo, e teríamos o maior prazer em evitá-lo por mais cinco ou dez minutos – e logo ali está o celular para nos ajudar nisso.

3. Fugindo das dificuldades

A terceira fuga diz respeito às dificuldades. Você pode estar passando por um período em que sua vida ao sair da cama não está apenas cheia de tédio ou responsabilidades, mas você encontra conflitos no relacionamento, ou questões de saúde, ou você possui amigos contra você, ou você sente muita dor em alguma parte do corpo que mal pode sair da cama. É bem mais fácil ficar deitado por mais um tempinho, e o celular ajuda na fuga.

Então, Tony, essas são seis razões que estão por trás de nossa vontade de conferir o celular logo quando acordamos, antes de fazer qualquer outra coisa.

Existe uma maneira melhor de começar o dia, mas creio que gastei todo o tempo que tínhamos respondendo essa questão. Talvez teremos que discutir essa melhor maneira em uma outra ocasião.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Why Not to Check Your Phone in the Morning.

Original: Por que não verificar o celular logo de manhã. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.