Seis verdades sobre a ira de Deus

Transcrição do vídeo

O maior perigo que as pessoas enfrentam, de todas as etnias, de todos os lugares da terra e de todos os momentos da história é o da justa ira de Deus sobre pecadores culpados, levando-os ao sofrimento eterno, a menos que o próprio Deus nos resgate de Seu julgamento.

Pobreza, fome, doença, guerra, crimes, mudança climática, vícios, falta de moradia, ignorância, tráfico sexual… Tudo isto causa um grande sofrimento ao redor do mundo, mas isso é pequeno em comparação com o perigo de estar debaixo da ira de Deus. Tudo isto é trágico, mas são temporários, eles podem até durar toda uma vida, mas a ira de Deus dura para sempre.

Um dos pilares desta conferência, e eu disse isso no painel (e eu espero que isso seja verdade para vocês): Os cristãos se preocupam com todo tipo de sofrimento, sentem e agem a todo tipo de sofrimento, especialmente o sofrimento eterno.

Deixe-me te dizer seis coisas sobre a ira de Deus.

1) A ira de Deus é terrível e eterna. Romanos 2.6-8: “[no justo juízo de Deus, Ele retribuirá com] a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.”.

Vida eterna; Ira e indignação. E o fato desta ira e indignação estar em contraste com a vida eterna ao menos implica que elas também são eternas. Isso é confirmado em 2 Tessalonicenses 1.8-9: “quando do céu se manifestar o Senhor Jesus em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.”.

Então, meu primeiro ponto sobre a ira de Deus é que ela é terrível (por conta da palavra “indignação”) e é eterna.

2) A ira de Deus é presente, ela já é revelada. Romanos 1.18: “A ira de Deus se revela (está sendo revelada) do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;”

Na América de hoje, não seria errado dizer que estamos entrando em um colapso moral em todos os níveis da sociedade, e caminhando para o julgamento, eu creio que isso seria uma afirmação verdadeira. Mas seria meio errado dizer isso, porque o colapso moral é o julgamento. E se você quer saber como isto funciona (eu não vou ler aqui agora), leia o restante de Romanos 1, e você vai ver o que Paulo quis dizer com a atividade presente da ira de Deus, entregando os homens aos seus pecados. Pense no julgamento da América de duas maneiras: 1) Estamos sob a ira de Deus, que está sendo derramada em todos os lugares; 2) A ira de Deus está por vir.

Não estou dizendo que não é possível haver um avivamento… Vocês não têm ideia do que Deus é capaz de fazer. E eu não quero que nenhum de vocês diga: “Traga a sua ira, Senhor”. O juízo de Deus começa pela casa de Deus (1 Pe 4.17)… Você, como crente, não quer experimentar a ira de Deus, mesmo o justo é salvo com dificuldade (1 Pe 4.18). Ore por avivamento, por despertamento, por igrejas saudáveis, com um testemunho forte e para que coisas incríveis aconteçam na igreja.

3) A ira de Deus está por vir em um julgamento final. Romanos 2.5: “Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus.”.

Então é algo presente, pois Deus está os entregando a seus pecados e sua escravidão ao mal, ao mesmo tempo em que eles estão acumulando mais ira.

4) A ira de Deus é devido ao nosso pecado, que troca a glória de Deus pela glória do homem. Citarei 3 textos… Romanos 3.23: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus;”; Romanos 1.23: “e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível […]”. Romanos 3.9: “todos […] estão debaixo do pecado; […] Não há justo, nem um sequer”. Por fim, Romanos 3.19 vai dizer que toda boca se cala, o que significa que ninguém pode culpar a Deus por Sua ira, ela é totalmente justificada, justa e correta, em razão do quão grave é trocar a glória de Deus por qualquer outra glória.

5) A ira de Deus é justa (como eu já disse antes). Romanos 3.5: “Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo?”.

Em outras palavras, Ele não é injusto, mas sim totalmente justo.

6) A ira de Deus é prerrogativa de Deus e não nossa. (Essa é uma das diferenças entre o Islã e o Cristianismo). Romanos 12.19: “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira [de Deus]; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; […] vence o mal com o bem.”.

Cristãos não tomam a prerrogativa de Deus, tornando-se mediadores da ira… Nós devemos morrer por nossos inimigos, não os matar; Não pronunciamos condenação aos infiéis, nós os evangelizamos, rogamos por eles, amamos, chamamos, nós vamos a eles.

É por isso que existe esta conferência. Nós não somos os que mostram ira aos nossos adversários, isso pertence a Deus, Deus nos ordena amar nossos inimigos.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Six Truths About God’s Wrath.

Original: Seis verdades sobre a ira de Deus. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Higor Vasconcellos. Revisão: Filipe Castelo Branco.