O que a Bíblia diz sobre a morte dos pecadores em Levíticos?

A importância de compreendermos as alianças e o cumprimento em Cristo

Video

Transcrição do audio

Luke, um ouvinte deste Podcast enviou essa pergunta: “Querido Pastor John, primeiro quero agradecer pelo podcast e por sua obediência e amor pelo Senhor. Uma das maiores dificuldades que tenho é comunicar a diferença entre a lei do velho Testamento e o cumprimento da lei depois de Cristo. Tenho muitos amigos ateus que me pressionam aqui, principalmente quando o assunto é homossexualidade. Porque nós cristãos não acreditamos que pecadores devem ser mortos por seu pecado se essa é a descrição exata em nossas bíblias em Levíticos 20.13? Como você responde essa objeção? 

 

Disposição para Escutar

Isto é imenso e absolutamente crucial. E nós precisamos de uma resposta para isso. Chega ser uma resposta comum para alguém que tem conhecimento limitado ou apenas leu somente estes versículos na Bíblia. Não é difícil responder esse problema. Precisa-se apenas de um pouco de disposição da parte da pessoa para escutar por alguns minutos enquanto nós descrevemos a natureza da Bíblia Cristã. Então você precisa perguntar por alguns minutos.

“Nem tudo que Deus projetou para Israel no Antigo Testamento é o mesmo que ele projetou para nós hoje.”

Talvez ajude começar com essa analogia. Eu acho que logo de início isso será útil. Talvez você possa dizer a pessoa que fez a pergunta, “Dizemos que um livro é escrito para o exército, e o primeiro capítulo trata de como os soldados devem se relacionar durante o treinamento básico nos Estados Unidos. Capítulo dois como devem se relacionar entre eles e inimigos capturados no campo de batalha. Capítulo 3 trata de como os soldados devem se relacionar entre eles e seus captores caso algum deles sejam capturados e presos. E o capítulo 4 trata-se de como eles devem se relacionar entre si e com o inimigo caso eles estejam infiltrados atrás das linhas inimigas.

Alguém acusaria um soldado de desobediência se quando ele for capturado como prisioneiro de guerra e obedecer as instruções do capítulo 3 ao invés das instruções do capítulo 1? Ninguém faria isso. Esta é a intenção pela qual o livro foi escrito.

Agora este é o tipo de livro que a Bíblia é. Foi escrita sob a inspiração de Deus durante um período de 1.500 anos mais ou menos através de vários períodos onde Deus lidou com seu povo de maneiras diferentes. Nem tudo que a Bíblia projetou para o povo de Deus, Israel sob de juízes ou sob reis, ou o que Deus projetou para cristãos sob os apóstolos  no Novo Testamento, é o mesmo.

Levar os adúlteros à morte, levar os homossexuais à morte, levar os filhos que amaldiçoam seus pais à morte – todas essas penalidades de Levíticos pertenciam a uma temporada específica na história de como Deus lidava com a aliança  feita com seu povo. Essa forma de lidar mudou dramaticamente com a vinda do Filho de Deus, Jesus Cristo, ao mundo. Essa é a natureza básica da Bíblia e a história da redenção que precisamos passar para os nossos críticos.

Mudança nas alianças

Então, se estiverem dispostos a examinar a Bíblia conosco por mais alguns minutos, podemos indicar a eles lugares na Bíblia onde isso fica claro. Talvez fosse útil se eu desse apenas alguns deles, e isso seria um guia para quais textos você poderia usar se sentasse com seu amigo ateu que disse: “Não, acho que vocês, cristãos, são inconsistentes porque não estão condenando os homossexuais à morte, porque diz bem aqui em Levíticos que é isso que você deve fazer”. Aqui estão alguns.

A lei realizada

Nós vemos o primeiro ponteiro de como as coisas mudaram dramaticamente em Mateus 5.17, onde Jesus diz “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.”

O Antigo Testamento acha sua conclusão e realização em Jesus – e isso é uma verdade básica que uma pessoa precisa entender. Tudo no Antigo Testamento, aquelas penas em Levíticos, apontavam para Jesus como o filho de Deus encarnado, morrendo e ressuscitando para salvar seu povo. Por esse motivo, em sua pessoa, em seu ministério, todo o Antigo Testamento chega ao seu clímax e é dramaticamente alterado.

Uma nova fase na história 

Segundo, a Bíblia soletra muitas das especificidades (particularidades) dessa alteração dramática. Por exemplo, o livro de Hebreus é provavelmente o lugar clássico para mostrar como a aliança antiga tornou-se obsoleta com a chegada da nova aliança.

Hebreus 8.13 diz, “Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.” Por exemplo, a morte de Jesus foi o sacrifício de uma vez por todas (sacrifício final) por pecados para que todo o sistema de sacrifício de animais do Antigo Testamento chegasse ao fim. Hebreus 7.27 e 9.12 diz que Jesus é o último cordeiro de Deus. O sistema de sacrifícios (bem demonstrado em Levíticos) do Antigo Testamento acabou. Não é mais aplicável. 

Outro exemplo de Hebreus é que Jesus mesmo se oferece como sacrifício, assim Jesus é o último sacerdote. Você não precisa mais de sacerdotes. O sacerdócio do Antigo Testamento por inteiro é removido. Acabou.  Nós temos um, novo, final, e eterno sumo sacerdote, Jesus Cristo.

Um terceiro exemplo é que Jesus se via como o novo templo. “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.” (João 2.19) – e ele quis dizer, eu irei ressuscitar dos mortos em três dias. Então quando o templo foi destruído em 70 DC, o lugar de adoração dos cristãos não foi destruído, pois não temos um lugar de adoração que é limitado geograficamente. Nós temos Jesus. E em qualquer lugar que Jesus esteja, podemos adorar.

Então todas estas são as especificidades de como a Antiga Aliança estava se tornando obsoleta. E as mudanças dramáticas chegaram, e centenas de comandos no Antigo Testamento não se aplicam mais aos cristãos, como por exemplo essas penas em Levíticos, porque essa nova fase da História de Redenção chegou.

Liberado da Lei

O terceiro indicador dessa dramática alteração entre Antigo e Novo Testamento é que a vida cristã é colocada em uma base completamente nova da lei. Romanos 7.6 diz, “Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.”

Exilados na terra

O quarto indicador é o que Jesus disse sobre o povo de Israel em Mateus 21.43, “Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado”- Israel étnico e político – “e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.” – Isto é, a Igreja Cristã. O que isto marca é a mudança dramática do velho teocrático, etnicamente orientado grupo de pessoas – nomeadamente, Israel – para um novo tipo de povo que não são uma entidade política.

“O Antigo Testamento encontra seu cumprimento em Jesus. Essa é a verdade básica que uma pessoa precisa entender.”

Eles não são uma entidade étnica governada por um líder político ou governamental, mas um povo espalhado como se estivessem exilados do céu, sua pátria, na terra, misturando-se entre todos os grupos étnicos do mundo com um rei no céu e não na terra, assim Jesus disse a Pilatos “ O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.“ João 18.36

Então a igreja não funciona mais como Israel – como uma nação ou uma agência política governamental – assim,  não coage suas crenças com a espada.

Todo alimento limpo

Um quinto indicativo é o modo no qual todos os cristãos estão livres da velha teocrática orientação étnica que precisava de todo tipo de distinções culturais que os judeus tinham para que pudessem ser separados de outras nações. Por exemplo, em Marcos 7.19, Jesus declara todo alimento limpo. Então todo o sistema de leis dietéticas do Antigo Testamento (principalmente em Levíticos) foram removidas, pois nós não precisamos nos distinguir de todas as nações do mundo.

Nós somos parte das nações do mundo. Comemos o que nos for oferecido, pois estamos em uma missão evangelística para ganhar pessoas de todos os lugares do mundo, as quais fazemos parte. Outro exemplo é a circuncisão. A circuncisão foi a marca definidora de Israel entre as nações. Em Gálatas 5.6, somos informados que isso não se aplica mais a cristãos. Não é mais um requerimento para cristãos.

Mudança de expectativas morais.

E um sexto ponto dessa alteração dramática entre Antigo e Novo Testamento é Mateus 5.38-39 “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;”

Outro exemplo de mudança de expectativas morais é quando Jesus fala do divórcio. Em Mateus 19.7-8, eles perguntam a ele, “Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar?” Respondeu-lhes Jesus: “Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio.” Em outras palavras, “Apesar de Moisés ter feito essa provisão, eu não a faço mais.” Então podemos notar a mudança vindo para o mundo com Jesus no formato de expectativas morais sobre o povo de Deus.

Homossexuais hoje

Agora, finalmente, direto ao ponto da pergunta sobre homossexuais sendo executados no Antigo Testamento, com descrito em Levíticos: O Novo Testamento, quando apresentado com uma ofensa executável, lida com ela diferentemente.

“Nosso objetivo geral ao lidar com nossos críticos que não conhecem a Bíblia é direcioná-los a Jesus, que é o objetivo de todas as coisas na Bíblia.”

Por exemplo, em 1 Coríntios 5, a igreja primitiva foi confrontada com um homem que evidentemente estava tendo relações com sua madrasta. Pode ter sido com sua sogra, ou foi intrafamiliar, um pecado sexual horrendo que todas as nações ao redor da igreja achavam que fosse maligno. E foi assim: “Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai”  1 Coríntios 5.1

Quando Paulo lidou com isso – o que foi uma ofensa tão escandalosa no Antigo Testamento que teria sido resolvida através do apedrejamento, morte, execução – Paulo, claro que não, receitou apedrejamento ou execução. Ele receitou disciplina aquela igreja. Isto é um exemplo claro de quão dramático foram as mudanças entre o capítulo 1 do livro escrito para o exército e o capítulo 4 do livro.

Então nosso objetivo geral ao lidar com nossos críticos que não conhecem a Bíblia é direcioná-los a Jesus, quem é o objetivo de todas as coisas na Bíblia, e tentar ajudá-los ver que Deus tem movido pela história de formas diferentes em tempos diferentes para nos levar a um relacionamento com Jesus para a salvação de nossas almas.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How Do I Find God’s Will for My Life? Traduzido por DB Studios. Revisão por Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.