É errado usar anticoncepcionais?

Transcrição do Áudio

Pastor John, hoje temos uma pergunta difícil. É errado que um casal faça uso de anticoncepcionais?

[Piper] Com relação a pílulas, se elas causam aborto, então não se deve usar. Se você foi convencida pelo seu médico ou pela literatura especializada de que certa pílula vai atacar e matar um óvulo fertilizado, creio que não deve ser usada como método contraceptivo. Se essa é a sua única dúvida em relação ao controle de natalidade, a questão está resolvida para você.

Mas se você tem dúvidas se a Bíblia possui alguma influência com relação a você ficar grávida ou não, as coisas já ficam mais complicadas. Minha resposta é sim, existem situações em que é possível regular, de forma inteligente, quando ter filhos e quantos filhos ter. Para explicar como eu chego a essa conclusão, vou falar de uma situação análoga.

Às vezes, as pessoas me perguntam se deveriam se casar. Quando eu respondo que não, elas dizem: “Mas Gênesis 2.18 diz que não é bom que o homem esteja só. Você está dizendo que às vezes é bom?”. Eu respondo: “Isso mesmo, porque Paulo, em 1 Coríntios 7, deseja que todos fossem solteiros, assim como ele”.

É evidente que a queda do homem, que aconteceu depois de Gênesis 2.18, e a redenção que vem por meio de Cristo afetam a ordem do mundo natural, ou seja, de que não é bom que o homem esteja só. Isso acontece de modo que, em algumas circunstâncias, é melhor que o homem esteja só. Paulo pensava que era melhor que ele fosse solteiro porque poderia se dedicar mais a Cristo; ou seja, ele poderia ser preso sem correr risco de traumatizar a esposa.

Mas o que isso tem a ver com o uso de anticoncepcionais?

Gênesis 1 diz que os seres humanos devem povoar a terra e ser uma bênção. É isso mesmo, ter muitos filhos. É algo natural e normal, e eu penso que deveríamos ter muitos filhos. Quando preguei sobre isso certa vez, eu disse à igreja que não deveríamos rir das famílias que possuem muitos filhos. Nós amamos famílias enormes, e encorajamos qualquer casal que assim deseje. É algo bom, principalmente se essas crianças se tornarem soldados de Jesus Cristo.

Mas se comemoramos o fato de existirem grandes famílias em nosso meio, porque encorajar alguém a não ter filhos? Porque, do mesmo modo que existe uma mudança com relação a se casar ou não por causa da queda e da redenção, também há uma mudança com relação a quantos filhos ter e quando os ter.

Eu resumo minha resposta da seguinte forma: não tome decisões com base em princípios mundanos. Isso é algo muito perigoso.

O mundo pensa que filhos são uma pedra no sapato e que você deveria ter o mínimo possível. Muitos pensam que basta colocá-los em uma creche, ou em uma escola, onde ele será cuidado, e muito bem, obrigado, vou cuidar da minha vida. Para tais pessoas, filhos são um incômodo, mas esse está longe de ser um pensamento cristão.

Nós devemos tomar nossas decisões com base no propósito do Reino. Se por acaso, por razões e princípios encontrados no evangelho, em prol do Reino e a seu serviço, ter outro filho não seria o mais apropriado agora, penso que temos o direito e a liberdade de controlar isso. Mas esse controle deve ser feito de modo que jamais tenhamos de recorrer a métodos abortivos a fim de decidir quando ter filhos ou quantos filhos ter.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Is It Wrong to Use Birth Control?

Original: É errado usar anticoncepcionais? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.