Dez passagens para o pastor memorizar por completo

Você nunca se arrependerá de investir um tempo extra para memorizar a palavra de Deus, principalmente passagens que são recorrentes e muito úteis, seja na vida cristã ou para ministrar a outras pessoas.

Eis aqui dez passagens que se mostram úteis, principalmente para pastores e líderes, embora também seja uma boa lista para todos os cristãos. Observe quais delas você já memorizou, decida se precisa refrescar a memória e, se possível, tente memorizar mais algumas.

Salmo 23

Este é um dos textos mais conhecidos de toda a Bíblia, um dos mais maravilhosos para firmar a alma no Bom Pastor (Salmos 23.1; João 10.11–18), seja nos melhores momentos da vida ou nos mais difíceis.

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Ele me faz repousar em pastos verdejantes.
Leva-me para junto das águas de descanso;
refrigera-me a alma.
Guia-me pelas veredas da justiça
por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,
não temerei mal nenhum,
porque tu estás comigo;
o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários,
unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Bondade e misericórdia certamente me seguirão
todos os dias da minha vida;
e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.

1 Coríntios 11.23–26

Não importa a frequência com que celebramos a Ceia do Senhor, aqui está uma passagem que muitos pastores recitam (ou deveriam recitar) em público mais que qualquer outra. Falar estas palavras olhando para a congregação com toda a graça em vez de ler na Bíblia ou em uma folha de papel pode fazer com que esse momento seja marcante na vida da igreja ali reunida.

Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.

Mateus 28.18–20

A Grande Comissão é um texto importantíssimo para o foco em missões e para a direção tanto da vida individual, mas principalmente da vida comunitária. Por isso, é vital que você tenha essa passagem na ponta da língua. Os generais à frente do povo sempre deveriam ter em mente o plano da missão.

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Salmo 46

Este salmo de confiança em Deus como nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na tribulação, pode ser muito confortador a nível pessoal, mas também é ótimo para o consolo daqueles que estão passando por circunstâncias difíceis, como no leito de morte, no hospital ou em um cenário de tragédia. Quando você for chamado para dizer uma palavra de conforto sobre a proximidade e o inabalável poder de Deus, talvez não haja algo melhor do que recitar o Salmo 46, e depois orar com aquele que está em situação difícil.

Colossenses 1.15–20

Toda boa lista de passagens a serem memorizadas por completo precisa incluir um bom texto cristológico sobre a obra objetiva de Jesus por nós e fora de nós. É mais fácil falar apenas de textos subjetivos cuja aplicação é mais imediata e aplicável à postura do coração e às ações externas. Mas o cristianismo tem origem no que Cristo realizou de forma objetiva, não nas aplicações subjetivas para nós, por mais essenciais que sejam. Colossenses 1.15–20 deve ser a passagem bíblica mais poderosa para formar e moldar uma cosmovisão distintivamente cristã. É uma espécie de granada potente para ter guardada no arsenal do coração (junto com Hebreus 1.1–4 e Filipenses 2.5–11).

Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

Filipenses 3.7–11

Aqui está a melhor passagem subjetiva que complementa as grandes realizações objetivas de Cristo em Colossenses 1.15-20. Esse é o alvo para nossa vida cotidiana, para o qual devemos conduzir os que nos seguem, “considerando tudo como perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor”. Mesmo que o mundo, a carne e o diabo tentem nos distanciar das experiências que Paulo descreve, devemos amar os pequenos vislumbres que temos, bem como querer realinhar e recalibrar nosso coração e de toda a igreja, sempre olhando para esse alvo.

Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Gálatas 5.22–23

Muitos de nós descobrimos que, quanto mais vivemos a vida cristã, mais apreciamos os frutos do Espírito elencados no fim de Gálatas 5. É uma lista séria e profunda. Quanto mais nossa vida é genuinamente caracterizada por tais virtudes, mais aprendemos a viver pelo Espírito, com uma confiança e uma dependência que torna nossa vida cotidiana incrivelmente sobrenatural para os padrões desta era.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Romanos 8.28–39

Tudo bem, memorize logo todo o capítulo 8 de Romanos. Alguns dizem ser o capítulo mais importante da Bíblia. Pode ser que seja. Tente conseguir um parceiro de ministério para memorizar com você, talvez cinco versículos por semana, durante dois meses. Encontrem-se com frequência para prestar contas e recutar o capítulo até onde conseguiram memorizar. Porém, se esse comprometimento está além da sua capacidade nessa fase do ministério, pelo menos tente memorizar os últimos versículos. Eles são o monte Everest da Bíblia. São relevantes para toda a vida e todo o ministério cristão.

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Números 6.24–26

Esta é a chamada “benção araônica” da antiga aliança. Deus instruiu Arão (irmão de Moisés, primeiro sumo-sacerdote de Israel), bem como seus filhos, a abençoar o povo dessa forma. A repetição tripla de “o Senhor” ressalta a Trindade Soberana, e o uso deste nome em particular facilmente transfere a bênção para os cristãos da nova aliança com o Cristo soberano, nosso Senhor. Uma recitação clara e bem compassada desta bênção é apropriada para a adoração comunitária no fim de semana, para casamentos, para funerais ou ao colocar as crianças para dormir.

O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Judas 24–25

Estes versículos de conclusão da breve carta de Judas, meio-irmão de Jesus, é uma maravilhosa doxologia para o fim do culto ou uma bênção de despedida, ou para pedir a Deus mais empenho no ministério. Assim fazemos das palavras de Judas uma oração pela iniciativa que Deus nos chama a tomar com relação à memorização das Escrituras:

Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!

Por: David Mathis. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Ten Passages for Pastors to Memorize Cold.

Original: Dez passagens para o pastor memorizar por completo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro.