Uma mulher bonita é uma pessoa, não um corpo

Você não é um corpo a ser admirado

1 Pedro 3.4: “Mas que seu enfeite seja o ser interior…” Eu amo isso. Você é uma pessoa. Você não é um corpo a ser admirado. Outro dia eu estava orando… Eu sou humano. Homens de 69 anos continuam sendo homens, certo? Ou seja, somos inclinados à atração sexual, olhamos para o que não devemos, ou com maldade para o que devemos olhar com inocência. Eu estava no aeroporto, olhando as pessoas que passavam aqui e ali, e sussurrei para o Senhor: “Deus, me ajude a enxergar os olhos das mulheres. Não me refiro à maquiagem, mas ao ser interior. Eu quero ver pessoas, não corpos. Ajude-me.” Você sabe como é.

Saibam, mulheres (homens também, mas aqui falo às mulheres): você é uma pessoa, não um corpo enfeitado. E, ao entender isso, você vai adequar o seu corpo usando roupas, maquiagem e cabelo apropriados, e tudo mais que é apropriado; mas não são seu Deus, não são a sua razão de viver. Por favor, não viva para tais coisas. “Mas que seu enfeite seja o ser interior, o íntimo do coração, com um espírito gentil e tranquilo, que não perece…” É a mesma palavra usada para falar da nossa herança: “…com um espírito gentil e tranquilo, que não perece…”.

Se isso aqui tiver uma conotação negativa pra você, troque por “serena” ou “calma”. Talvez você pense: “Querem que fiquemos caladas. “Não temos que ficar caladas. Mulheres podem falar”. Eu duvido que aqui, neste versículo em particular, haja a intenção de atingir as mulheres com um constrangimento doloroso, mas sim com uma bela serenidade. Como um lago ou lagoa que é sereno, calmo. Porque ele já vai dizer: não tenha medo de nada. Ele descreve aqui um grande tipo de mulher: destemida diante do colapso americano, destemida por seus filhos, destemida diante das dificuldades na igreja. Destemida! Mulheres fortes! Você verá em breve.

De onde vem a força das mulheres

E a força vem de dentro, não está sendo construída como a das estrelas de cinema, que estão sempre tentando fazer pose para mostrar como suas roupas, imagem, cabelo e tudo mais são atraentes. Por que elas fazem isso? Por poder. Elas sabem do que os homens gostam; como deixá-los de queixo caído. Faz com que se sintam poderosas. “Eu consigo atrair todos os olhares com meu corpo atraente.” Paulo, ou melhor, Pedro está dizendo que o poder é bom. Vou te dizer onde reside o poder: o poder está na personalidade, no coração. “Ser interior.” “Beleza demonstrada em espírito dócil.” É como pagar o mal com bem, com grande determinação de seguir o exemplo de Jesus, o qual foi pendurado na cruz com espírito calmo, sereno e tranquilo, “…que é de grande valor para Deus”.

Ele explica por que fala sobre esse tipo de força, de comportamento: “Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres.” Ele volta à questão da santidade. Este é o chamado para homens e mulheres, mas ele fala de mulheres. Existe uma santidade feminina. É para isso que você vive. Santidade! “As santas mulheres do passado” Que frase bonita: “As santas mulheres”. De onde tiraram isso? “…que colocavam a esperança em Deus”.

A chave está aqui. Sua esperança está na aprovação de seu marido ou na conversão dele? Sua esperança está nos homens que cercam você por a achar bonita? Ou sua esperança está em Deus? Não significa que não você quer que seu marido se converta, ou que olhem pra você com bons olhos. Significa que você tem prioridades e que Deus é tudo. Deus é tudo! “Minha esperança está em Deus, é dele que vem minha identidade. Minha satisfação, minha esperança, meu futuro e minha alegria vêm de Deus.”

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: A beautiful woman is a person not a body.

Original: Uma mulher bonita é uma pessoa, não um corpo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Ana Beatriz Ribeiro de Souza. Revisão: Renan A. Monteiro.