O que é feminilidade à luz da Bíblia?

Episódio do Podcast John Piper Responde

Transcrição do vídeo

Pastor John, dê-nos uma teologia da feminilidade em cinco minutos.

 

Minha visão concisa da feminilidade começa onde Deus começa – em Gênesis 1 – onde lemos que Deus criou o homem homem e mulher à imagem de Deus – não apenas o homem, mas também a mulher. E então eu começaria enfatizando essa verdade bíblica de que homens e mulheres são criados à imagem do Criador do universo. Isto é simplesmente deslumbrante.

Significa que toda mulher com quem você se encontra na rua ou com quem você se comunica de alguma forma é uma potencial rainha do céu, pois ela é criada à Imago Dei. Ela é à imagem de Deus da mesma forma que o homem é à imagem de Deus, tendo uma natureza humana que reflete a própria natureza de Deus. É por aí que eu começaria.

Em segundo lugar, gostaria de chamar a atenção para o fato de que o valor dela, portanto, quando se fala em termos de dignidade ou valor, é o mesmo que o do homem. Na verdade, eu diria que tanto o homem como a mulher são essenciais para a plena revelação da glória de Deus. Ele não apenas criou o homem.

Quando você chega à segunda parte da história, onde o homem é criado primeiro – o que eu acho significativo – e depois a mulher é criada, é dito que isso não era bom. Simplesmente ainda não estava completo. Não poderia ser bom até que esta mulher fosse criada de seu lado. Nenhum animal serviria para completar o homem, porque nenhum animal foi criado à imagem de Deus. Ela deve ser da natureza do homem e, portanto, da natureza de Deus. Portanto, ela tem o mesmo valor, e ambos juntos são a revelação mais completa da glória de Deus.

E então eu diria que ela tem capacidades especiais e únicas, tanto física, 

mental e emocionalmente  que são diferentes dos homens. E deveríamos celebrar as diferenças entre masculinidade e feminilidade e sublinhar que essas diferenças significam que quando estamos juntos – e eu incluiria aqui os solteiros, – quando estamos juntos, mais da glória de Deus aparece do que se estivéssemos todos em nossos pequenos esconderijos de individualidade.

E a última coisa que gostaria de fazer é chamar a atenção para o que queremos dizer com “complementarismo”. Uma das coisas únicas sobre as mulheres é que elas são chamadas por Deus para receber e honrar o homem e apoiar a liderança, a proteção e a provisão de homens piedosos de forma adequada, de acordo com seus diferentes papéis.

E a razão pela qual digo esta última pequena frase é que, à medida que uma mulher conduz a sua vida, se ela for casada, ela terá um marido. Ela tem um pastor. Ela tem amigos homens que são maridos de suas amigas. Ela talvez tenha colegas de trabalho. Ela tem o carteiro que talvez venha até a porta da frente. Ela tem o mecânico na oficina e assim por diante.

Todos estes homens desempenham papéis muito diferentes na sua vida, e não quero dizer que ela receba, honre e apoie a liderança, a protecção e a provisão de todos eles da mesma forma. A dinâmica e a dança das relações entre os sexos são diferentes para cada relacionamento, mas há algo que Deus colocou nos homens para serem líderes, protetores e provedores, e existe algo que Deus colocou nas mulheres para amar isso, deleitar-se com isso, honrar isso, e a usarem todos os seus múltiplos dons para promover a causa de Cristo através disso, para que quando estiverem juntos os homens e as mulheres, eles se complementem, e a beleza de Deus seja exibida mais plenamente.

Complementaridade de Gênero no Céu

Você suspeita que as diferenças de papéis entre homens e mulheres estarão presentes na eternidade?

Sim. Sim, porque penso que embora a Bíblia diga que não haverá casamento no céu, ou solteiros que se casem no céu, penso que a nossa personalidade está tão envolvida no nosso papel de homens e mulheres de Deus, que se nós fôssemos despojados de nossa masculinidade ou feminilidade, ficaríamos irreconhecíveis.

Acho que Jesus é um homem hoje no céu. Ele é Jesus Cristo, o mesmo que esteve aqui, mas agora glorificado. Não acho que deveríamos pensar nele de uma forma andrógina lá em cima ou em nós mesmos entrando em um tipo de existência que não tem correlação com a existência masculina e feminina que temos aqui. E vai ser absolutamente lindo. Todas as dimensões pecaminosas da masculinidade e da feminilidade serão eliminadas.


Conheça os livros de John Piper pela Editora Fiel – clique aqui.

Veja mais episódios do John Piper Responde – clique aqui!

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Biblical Womanhood in Five Minutes | Traduzido por DB Studios (Arthur Baguera). Revisão e Edição por Vinicius Lima.