A mudança de sexo é pecado?

Seja quem Deus te criou para ser

Transcrição do vídeo

O tema de hoje é delicado, sobre mudança de sexo. Recebemos muitas perguntas de muitos ouvintes sobre uma ampla gama de situações da vida.

Recebemos um e-mail de uma mulher, do sexo feminino por nascimento, nascida com dois cromossomos X. Ela escreveu anonimamente perguntando:

“Encontro-me em um estágio da minha vida em que estou pensando seriamente em remover meus seios e meu útero, porque não quero mais ser mulher, desejo fazer mudança de sexo. As mulheres são percebidas como vasos frágeis cujo único propósito é ter filhos. Até as Escrituras apoiam essa ideologia”

“Como uma ‘mulher moderna’, não desejo ter filhos ou me casar, mas sim ter uma carreira de sucesso para ajudar pessoas e animais menos afortunados a terem uma vida melhor. Minha pergunta é esta: fazer mudança de sexo, remover minhas partes do corpo feminino seria pecaminoso?”

Sim, será pecaminoso e provavelmente será terrivelmente destrutivo para você como pessoa. Quero dar a você seis razões para essa resposta ao que você disse. Então, espero que você esteja disposta a ouvir, porque isso não vai ser fácil para ouvir. Espero que tenha coragem de ouvir.

1. Propósito das Mulheres

Não, nem a Bíblia nem a igreja jamais disseram ou sugeriram que o único propósito da mulher é ter filhos, nem é essa a opinião da grande maioria dos seres humanos no mundo. O próprio fato de você dizer isso mostra como você está em conflito, porque você sabe que isso não é verdade. Você sabe que não é verdade. Você sabe que nos Evangelhos as mulheres seguiram Jesus e o serviram de várias maneiras, você pode achar isso em Lucas 8.1–3. Você sabe que Paulo se refere a inúmeras mulheres que trabalharam lado a lado com ele no Evangelho. Você sabe que o amor entre um homem e uma mulher no casamento é muito mais profundo e rico do que apenas fazer um filho. Vocês sabem que na história, as orações e o serviço das mulheres viraram a maré para sempre nas comunidades. Vocês sabem que hoje as mulheres trabalham em centenas de vocações, e a maioria o faz com alegria, como mulheres, não apesar de serem mulheres.

Nem a Bíblia nem a igreja jamais disseram ou sugeriram que o único propósito da mulher é ter filhos.

Você sabe dessas coisas, mas ainda assim diz que as mulheres são vistas como tendo apenas o propósito de gerar filhos. Eu me pergunto por que isso acontece. Por que você diz isso? O que parece é que você não está pensando com clareza. Você não está falando e pensando com a clareza que deveria. Você está falando e pensando descuidadamente, e esse não é um bom lugar para tomar uma decisão tão grande como a que você está pensando sobre mudança de sexo. Seria uma loucura.

2. Mais frágeis por sabedoria

Sim, a mulher é o vaso mais frágil, como diz Pedro em 1 Pedro 3.7, e como todos sabem. É por isso que existe a NBA feminina, o vôlei universitário feminino, a ginástica feminina, o atletismo feminino, o futebol feminino, e por aí vai. Deus tornou os homens mais fortes, e há razões para isso, e Deus realmente é sábio. Deus realmente é muito bom em tomar tais decisões. Se você não confia nele sobre a maneira como ele fez o mundo, então essa é uma das principais razões pelas quais você está prestes a fazer o que pretende fazer. Você não está agindo com fé, mas com raiva e ressentimento pela maneira como Deus te criou. Você está, evidentemente, não confiando na sabedoria de Deus, mas negando a essa sabedoria. Esse não é um lugar seguro para tomar essa decisão acerca da mudança de sexo.

Mas há uma coisa triste também além desse ponto. Quando você terminar de se mutilar, ainda fará parte do sexo frágil. Você até pode tentar retirar os seus seios, ou escondê-los, isso não te tornará forte. Você pode injetar testosterona em seu corpo e fazer crescer cabelo e deixar sua voz mais grave, mas você ainda será uma mulher. Você será mais fraca do que 90% dos homens da sua idade. Na verdade, você será mais fraca do que antes, não mais forte, porque fingir é uma fraqueza. Viver uma vida tentando ser o que você não é, é uma vida de fraqueza.

3. Os melhores desejos de Deus

Você diz: “Como uma mulher moderna, não desejo ter filhos ou me casar”. Eu tenho duas questões para você. Primeiro, o seu desejo é o seu deus? Parece que sim. Você está humildemente perguntando ao Deus vivo e verdadeiro: “Deus, quais são os seus desejos? Qual é a sua vontade para mim?” Isso importa para você? Seu desejo é definitivo? Se for, é outra evidência de pecado por trás do seu pensamento.

Em segundo lugar, e se o seu desejo mudar em cinco ou dez anos? E você pensar “Oh, como eu gostaria de saber seu nome para poder dizer com toda a seriedade: “Sério, sério mesmo, pense sobre isso.” Certamente você viveu o suficiente para saber que o que deseja hoje pode não ser o que deseja amanhã. Você sabe disso. Em um momento, você pode destruir toda uma vida de possibilidades, que você pode desejar desesperadamente algum dia. Se você me dispensa aqui e pensa que pode prever seus desejos daqui a dez anos, você está delirando. Você sabe, talvez seja hora de acordar e ser realista. Você não sabe quais serão seus desejos daqui a dez anos. Então, cuidado, não corte essas possibilidades.

4. Servir aos outros para a glória de Cristo

Se você deseja servir aos menos afortunados, deseja fazê-lo pelo amor de Cristo? Você quer fazer isso para a glória dEle? Se não, é idolatria. Se sim, então por que você não o consultaria para saber como você pode glorificá-lo por meio de seu corpo da maneira que ele te criou? Quero dizer, se a glória dele importa para você em servir aos pobres, não importaria também em como ser mulher?

5. Servir aos outros como mulher

Se você realmente ama as pessoas e se importa com os desfavorecidos, Deus se importa com isso tanto quanto, ou mais que você. Ele ama isso, é claro, e é por isso que milhões de mulheres competentes, atenciosas, perseverantes e que exaltam a Cristo estão liderando a vanguarda em muitos desses ministérios de compaixão e justiça. Por que então você pensaria que amaria mais pessoas carentes depois de fazer uma mudança de sexo, como um homem falso, do que como uma mulher de verdade? Você sabe que isso é inconsistente.

Essa sua reinvenção de você mesma, não tornará você uma pessoa que ama mais os pobres do que a criação original que Deus fez em você.

Se você realmente quer dar a sua vida pelos menos favorecidos, louve a Deus. É isso que ele quer para você. Ele quer isso mais do que você, e Ele tornou perfeitamente adequado para chamá-lo para fazer isso. Seios e útero e hormônios e ciclo mensal e estruturas cerebrais – tudo isso é gloriosamente adequado para o que ele está chamando você para fazer. Ele é sábio. Ele não comete erros. Essa sua reinvenção de você mesma, não tornará você uma pessoa que ama mais os pobres do que a criação original que Deus fez em você.

6. Mulher até o fim

Deus nos fez macho e fêmea, e somos macho e fêmea até o fim. A glória da feminilidade não é algo tão superficial quanto os seios, útero e hormônios. Isso está marcado em cada célula do seu corpo, em cada dimensão da sua alma, em cada parte do seu cérebro. Você não pode nem começar a desfazer o mistério penetrante de sua feminilidade. Sua feminilidade é como o fermento na massa, como a cor da tinta da sua vida, como o cheiro da flor que você é, como a melodia da música. Pense bem, eu gostaria de saber seu nome, você é uma maravilha feminina da obra de Deus, e nenhuma quantidade de tentativas de mudança irá fazer com que você deixe de ser uma obra-prima projetada pelo Deus todo poderoso.

E aqui eu já vou concluir. E eu quero dizer que sim, será um pecado, uma tragédia, e quase certamente um arrependimento trágico, se você se mutilar para tentar ser o que você não é, e aquilo o que Deus não te fez para ser. E eu imploro a você, não faça isso. Entregue-se a Deus, entregue-se à vontade de Deus, entregue-se à sabedoria de Deus, entregue-se ao amor de Deus e ao seu Filho, e você vai encontrar uma incrível vida de propósito, como Ele criou você para ser.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Is ‘De-Gendering’ a Sin?. Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão e Edição por Vinicius Lima.