A importância da teologia para a sociedade

Acesso a todos os E-books da Editora Fiel por R$ 9,90.

O Instituto Brasileiro de Direito e Religião – IBDR, organiza neste mês (maio/22) jornada com convidados nacionais e internacionais das mais diversas linhas teológicas do cristianismo para debater o tema da teologia pública. O título da jornada é Teologia Pública: Abordagens e Desafios Contemporâneos.  O evento online, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de maio de 2022, é mais uma iniciativa do Instituto que tem como cerne fomentar a análise sobre as particularidades da relação entre Lei e Religião.

Mas afinal, do que se trata a Teologia Pública? Visto que por Teologia entende-se “a ciência que estuda Deus e suas relações com o homem e o universo”, Teologia Pública pretende ser o ramo que acolhe discussões sobre o alcance desta em face às demandas cotidianas da nossa sociedade. Apesar de a Teologia ser reconhecida como uma ciência milenar, a esfera da Teologia Pública galgou maior evidência somente nas últimas décadas. Especialmente no Brasil, o viés público do fenômeno religioso vem se salientando por diversos fatores, na medida em que grupos e instituições religiosas têm ocupado mais espaços midiáticos, econômicos, acadêmicos, e até mesmo políticos.

Segundo Kevin Vanhoozer, o significado comum de teologia pública é “teologia na praça pública e para ela”[1]. O público em vista é a sociedade: a polis mais ampla. Portanto, a teologia pública é aquela que aborda preocupações comuns em um fórum aberto, em que nenhum credo ou confissão em particular ocupa posição de maior destaque.

Sendo assim, é crescente a necessidade de amadurecer e expandir este diálogo entre teologia e as demais questões que apresentem relevância ao nosso entorno social, de forma a elucidar debates, por exemplo, sobre o quanto Deus está preocupado com as condições do trabalhador ou acerca de quais seriam os limites do discurso da fé no ambiente político, entre outros. Em suma, a Teologia Pública sustenta-se sobre esta premissa de que qualquer matéria que pense a divindade deve ser apta para responder questões concernentes à vida, à justiça, e à dignidade humana como um todo.

A quarta edição da Jornada trará em seu painel palestrantes de destaque tanto nacional quanto internacional, incluindo juristas, filósofos e teólogos ilustres, de diferentes cosmovisões cristãs. A ideia do evento de nenhuma forma é ser ecumênico, mas sim contar com o debate entre as diversas linhas teológicas do cristianismo e como, cada linha, entende a contribuição da teologia na esfera pública e na sociedade. Entre eles estarão presentes o holandês Dr. Roel Kuiper, autor da obra capital moral, Reverendo Dr. Davi Charles Gomes, Rev. Filipe Fontes e Rev. Franklin Ferreira, representando a visão reformada ou calvinista da teologia pública. Fomentando a visão cristã pentecostal contaremos com os pastores da Assembleia de Deus Dr. Douglas Baptista e Dr. Valmir Nascimento Milomem Santos. Entre os Católicos estarão Padre José Eduardo, Prof. Francisco Razzo e Dr. Gustavo Adolfo Santos. E ainda representando a linha batista, estarão nomes como o Dr. Jónatas Machado, diretor da faculdade de Direito de Coimbra, pastor Dr. Davi Lago (capelão da PIBSP) e Dr. Thiago Rafael Vieira, Presidente do Instituto IBDR e especialista em teologia pela ULBRA. Além de importantes nomes do Direito tais como: Dr. Jean Regina (luterano), Dr. Augusto Ventura (batista), Dra. Natammy Bonissoni (presbiteriana), Dr. Antônio Cabrera (presbiteriano) e Dr. Leonardo Girundi (batista).

Cada painel abordará um tópico por vez, dentre as quatro temáticas que serão abordadas no evento, as quais são:

  • Os Fundamentos e Abordagens da Teológica Pública a partir de uma Perspectiva Cristã;
  • Religião e Ética dentro da Cultura do Pluralismo;
  • O Discurso e s Fronteiras do Sagrado;
  • A Relação entre Política e Ideologias.

Todas as palestras ocorrerão em formato online, e serão divididas em quatro painéis, ocorrendo um painel por noite, iniciando dia 23 e encerrando-se dia 26 de maio. Cada painel contará com a presença de dois palestrantes e será mediado por um ou dois membros do Instituto IBDR. O evento disponibilizará certificado digital de 10 horas, e permanecerá disponível aos inscritos durante uma semana após a realização do mesmo. A inscrição equivale ao evento completo, no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

Interessados em inscrever-se na IV Jornada Virtual de Direito e Religião poderão o fazer através deste link.

Além da discussão de caráter interdisciplinar proposta pelos debatedores, a participação na Jornada também oferecerá a oportunidade para publicação de artigos. Todos os artigos serão submetidos a um processo seletivo, e os trabalhos selecionados irão compor a obra Teologia Pública: Abordagens e Desafios Contemporâneos, que será produzida pelo Instituto IBDR no final deste ano de 2022.

Cada artigo deverá, necessariamente, discorrer sobre uma dentre as 5 (cinco) temáticas propostas abaixo:

I – A função pública da Teologia: conceitos e abordagens;
II – Desafios contemporâneos da Teologia Pública;
III – Religião e ética em um mundo plural;
IV – Liberdade religiosa e discurso de ódio;
V – Teologia Pública e política.

O edital da chamada de artigos aborda detalhadamente os demais requisitos para a submissão dos trabalhos, sendo que, entre estes, é indispensável que cada autor esteja regularmente já previamente inscrito na Jornada.

Ainda, os artigos deverão conter entre 12 (doze) a 25 (vinte e cinco) páginas, e as citações presentes no texto deverão seguir o padrão de referência da obra e autor na nota de rodapé. Todos os trabalhos devem ser escritos em português, e é imprescindível que sejam inéditos. Importa ainda que não estejam, até o momento em questão, sendo objeto de avaliação por outros meios de publicação impressa.

Os artigos poderão ser inscritos tanto de forma individual quanto em co-autoria. Porém não serão aceitos mais de um artigo por cada autor. Aos que desejarem submeter os artigos, a data limite para envio dos mesmos é dia 28 de junho de 2022, por e-mail para [email protected]. No corpo do e-mail deve constar, obrigatoriamente, o nome completo do(s) autor(es) do trabalho, bem como os respectivos telefones de contato, e um breve mini-currículo de cada autor. Para qualquer outro ou futuro esclarecimento sobre a seleção dos artigos, utilizar o mesmo e-mail de contato citado acima.

Para maiores informações sobre os requerimentos para a publicação e seleção de artigos, verificar o edital por meio deste link.

Dado todo o cenário que o Brasil vem apresentando e evidentes ameaças às nossas liberdades, em especial à consagrada Liberdade Religiosa, consideramos a discussão proposta pelo evento, bem como a qualidade dos oradores presentes, de substancial relevância e urgência à inteira comunidade cristã do país.

Visite as mídias sociais do Instituto IBDR e os links acima mencionados no texto e realize ainda hoje a sua inscrição.


[1] VANHOOZER, Kevin. O pastor como teólogo público. São Paulo: Vida Nova, 2016, p. 38.