Como adorar a Deus em vão

Transcrição do vídeo

Aqui está uma das maiores verdades que mudam a vida e satisfazem a alma que eu já descobri. O nome do nosso Pai é mais santificado em nós quanto mais nos alegramos nele. Principalmente diante do câncer, da perda do marido ou da enchente que levou nossos bens. Nosso Pai é mais glorificado em nós quanto mais somos satisfeitos nele.

Quando Deus nos torna parte de sua família, e quando o objetivo dele é ser glorificado para sempre, de modo que sua grandeza, sua beleza e seu valor sejam valorizados acima de tudo; quando ele faz isso, ele não é um egocêntrico maluco. Ele é um Pai amoroso, pois no centro da família ele estabelece a única Realidade, com R maiúsculo, ele estabelece no centro da família a única Realidade em todo o universo que pode satisfazer nossas almas para sempre. Ele mesmo.

E ele nos convoca não apenas a reconhecê-lo como um ser de infinito valor, mas a nos alegrarmos em seu infinito valor para sempre. Nosso Pai celestial busca a exaltação de seu nome porque isso acontece enquanto nos alegramos nele. Nele.

Teste a si mesmo. Se você acha seu Pai celestial tedioso, se é o jogo de futebol do seu time do coração que te empolga, ou se é sua namorada, ou seus amigos; ou se é pizza com refrigerante diet… Se, para você, seu Pai é tedioso e essas outras coisas são o seu tesouro, você não pode santificar o nome dele! Você pode falar, pode ir a cultos de adoração, pode fazer o que for, mas não pode santificar o nome dele, pois seu coração está longe. “Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Nosso Pai busca nosso louvor porque a essência do louvor é a valorização. Nosso Pai busca o nosso louvor porque o cerne do louvor é encontrar prazer no supremo valor de Deus. Se isso não ocorre, o louvor é vazio. O objetivo final da sua adoção na família de Deus através de Cristo é a glorificação de Deus por meio da sua alegria nele. Vou repetir, pois é o ponto principal. O objetivo final da sua adoção na extraordinária família de Deus é que você glorifique o seu Pai extraordinário quando você se alegra nele mais do que se alegra com sua vida ou outra coisa. Venha o que vier.

Essa alegria é a única no mundo que pode satisfazer a alma para sempre e que é completa. Se você perder tudo, se seus bens se esvaírem, bem como esta vida mortal, se matarem o seu corpo, a verdade, o valor, a beleza e o valor de Deus ainda permanecem; o seu Reino é eterno. Deus ainda é Deus, e ainda é o meu Pai.

Nenhum pardal cai sem o consentimento do vosso Pai. Todos os cabelos da sua cabeça estão contados. Se morrer, morrerei; se viver, viverei. Deus jamais muda. Seu valor nunca muda. Sua beleza e toda a satisfação que nele se encontra nunca muda. Vivo ou morto, estou satisfeito! Isso é ser cristão. Isso é santificá-lo acima de tudo.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Worship God in Vain.

Original: Como adorar a Deus em vão. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro.