O que acontece quando a igreja se reúne para adorar?

Transcrição do vídeo

Muitos de vocês cresceram em igrejas com uma visão muito superficial da importância do que está acontecendo neste exato momento ou nas últimas horas. O significado da adoração comunitária. O que está acontecendo neste culto? O que é isso? É algo pequeno? É algo sem importância? É algo meramente humano? Para o salmista, as memórias de reunir-se com o povo de Deus no templo eram grandiosas. Vamos pensar nisso.

Se, neste exato momento, não está acontecendo nada mais que eu fornecendo informação para o seu cérebro, e se, quando cantamos, não acontece nada mais que entretenimento, ou se apenas gostamos da música e a apreciamos, ele jamais faria o que fez aqui. Seria apenas nostalgia. É justo sentir nostalgia, mas ela não vai ajudar. Nostalgia não ajuda quando a onda está prestes a te encobrir. Você não diz: “Lembro da época da escola, era tão bom”. Isso não vai ajudar em nada. A única razão pela qual ele se lembra e diz “Lembro de como eu guiava a multidão em procissão à casa de Deus” é que ali Deus era real.

Isso sim ajuda. Eu vou fazer isso no leito de morte, se eu não estiver em uma situação tão ruim. Eu me lembrarei de centenas e centenas de cultos em que estive na fileira da frente. Ou na galeria do antigo templo, nos meus primeiros dez anos aqui. Eu me lembrarei dos cultos em que a voz de vocês era derramada sobre minha alma ferida como um bálsamo incrível. Eu me lembrarei dos momentos de Ceia e das consagrações no púlpito, me lembrarei do sobrenatural em cada culto.

Espero que vocês não venham até o culto achando que é apenas mais uma tradição religiosa. Deus está aqui. Neste lugar as pessoas passam da morte para a vida. Aqui os santos são fortalecidos e capacitados a resistir aos ataques do diabo. Neste lugar Deus recebe o louvor. Esta é uma ação humana e divina que, não apenas agora, mas daqui a dez anos, trabalhará para salvar a sua alma e preservar a sua fé. Eu reforço tudo isso para elevar, em seu coração e em sua mente, a importância da adoração comunitária. Se você é visitante e nunca foi a uma igreja, apenas apareceu aqui, contemple que talvez você esteja perdendo algo grandioso.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: What Is the Meaning of Corporate Worship?.

Original: O que acontece quando a igreja se reúne para adorar?. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro.