Encontraremos Jesus logo após a morte?

Transcrição do Áudio

Recentemente recebemos uma pergunta importante sobre 1 Tessalonicenses 4.16-17, o texto do arrebatamento. Aqui está mais uma dúvida do Jonathan, que ouve de Nova Jersey. “Olá, pastor John! É típico ouvir cristãos dizerem de alguém que morreu: “Eles estão com Jesus agora”. Mas, em 1 Tessalonicenses 4.16-17, parece que Paulo diz que os cristãos que morreram encontrarão Jesus na segunda vinda. Os cristãos vão estar com o Senhor assim que morrerem, ou o encontraremos quando ele voltar à terra? Acho que minha dúvida é a seguinte: quando um cristão morre, o que vem primeiro: ver Jesus ou ser ressuscitado dos mortos?”

Uma longa espera?

A razão pela qual essa é uma excelente pergunta é porque 1 Tessalonicenses 4.16-17 realmente soa como o que o Jonathan disse: os crentes que morreram são ressuscitados dos mortos e, nesse sentido, encontram o Senhor pela primeira vez em sua vinda, em vez de imediatamente encontrá-lo quando morrem.

Parece ser isso, mas tenho certeza de que não é isso que Paulo quer dizer lá, e vou tentar mostrar por quê. Creio que fica claro em duas passagens das Escrituras que Paulo tinha certeza de que, quando ele e outros crentes morressem, eles imediatamente estariam com o Senhor Jesus e o veriam naquele momento.

Sem corpo

Primeiro, observe 2 Coríntios 5.6-8:

Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor.

Essas são as duas alternativas que Paulo vê. Ou estou aqui em meu corpo — ou seja, em certo sentido, longe de estar no lar celestial com o Senhor — ou morro e estarei no lar celestial com o Senhor.

Agora, observe o versículo 9: “É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis”. Paulo não concebia um tempo em que o corpo morre e não estamos em casa com o Senhor. Morrer é perder o corpo temporariamente e ir morar com o Senhor.

Essa não é a primeira opção dele. Essa é uma das coisas que podemos corrigir em funerais. Não queremos dar a impressão de que morrer e estar com o Senhor é a primeira escolha apostólica. A primeira escolha dele é que o Senhor Jesus viesse antes de morrer e revestisse seu corpo com a vida eterna.

Mas ele diz que, se morrermos, é melhor. Então, a terceira opção dele é ficar aqui e trabalhar; a segunda opção é ir e estar com Jesus sem seu corpo; e sua primeira opção é “Vem, Senhor Jesus, e dá-me um novo corpo para que eu nunca tenha que ficar sem um corpo”.

Grande lucro

A outra passagem é Filipenses 1.22-24: “Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne”.

Essas são as duas possibilidades para Paulo, e uma delas jamais foi morrer e ter a alma dormindo na sepultura. Morrer e ter a alma na sepultura dormindo até a segunda vinda não era uma opção.

As duas possibilidades eram continuar vivendo aqui, ou estar com Cristo, o que é muito, muito melhor. Concluo que Paulo não tinha dúvidas sobre estar unido a Cristo com alegria consciente pela fé nesta vida, algo que jamais seria interrompido pela morte. E quando ele deixasse seu corpo, quando fosse martirizado, ele iria para algo muito melhor do que a comunhão que ele desfrutou com Cristo aqui.

Quem vai primeiro?

Agora, uma palavra sobre 1 Tessalonicenses 4. Você tem que colocar sua cabeça para pensar, porque a lógica deste texto é muito importante. Acho que ela é clara, mas é complicada.

O texto diz assim: “Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem” (1 Tessalonicenses 4.14). Assim parece que ele pretende trazê-los com ele do céu, onde, de fato, eles estão. Na verdade, existem almas no céu. Nós acabamos de observar isso em 2 Coríntios 5 e Filipenses 1.

“Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.” (1 Tessalonicenses 4.15). Isso é algo que também pode soar como se já estivéssemos em nossas almas, ou seja, o corpo na sepultura e as almas com Jesus, na presença do Senhor e, nesse sentido, aqueles que ainda estão na terra não os precederam na presença de Cristo.

Mas aqui está o problema: agora vem o argumento por que aqueles que restaram, que estão vivos, não precederão aqueles que morreram. Assim diz o texto: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4.16).

É por isso que não vamos precedê-los. Primeiro, eles ressuscitarão. Então, nós que estivermos vivos, que ficarmos, seremos arrebatados juntos; não uns primeiro e outros depois, mas juntos com eles, nas nuvens, para encontrar o Senhor nos ares. “Assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4.17).

O argumento por que aqueles que estão vivos na vinda do Senhor não precederão aqueles que morreram é que aqueles que morreram primeiro ressuscitarão, e então iremos todos juntos. Não há classificação do tipo: “Ah, você tem que ir primeiro”. Vamos juntos ao encontro do Senhor nos ares. Sem ordem a seguir; estaremos todos juntos.

Todos são iguais

Aqui está minha conclusão quando juntei essas três passagens. Em 1 Tessalonicenses 4.15, a palavra “preceder” não se refere aos mortos que precedem os vivos na presença do Senhor no céu. É claro que eles já estão com o Senhor. Paulo simplesmente não está falando sobre isso. Em vez disso, “preceder” se refere a ter um corpo ressurreto na gloriosa experiência da segunda vinda.

Permita-me repetir, porque é isso que o argumento dos versículos 16 e 17 exige que a palavra “preceder” signifique. Não vamos preceder os mortos, diz Paulo. Preceder onde? Precedê-los em ter corpos ressurretos na gloriosa experiência da segunda vinda.

Em outras palavras, o que Paulo está dizendo em 1 Tessalonicenses 4.14-16 é que os vivos não terão nenhuma vantagem sobre os mortos quando se trata do pleno gozo daquele dia — seja com relação à ressurreição ou ao dia da segunda vinda, incluindo visão, o prazer e a celebração corporal da segunda vinda, porque os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Em resumo, antes que haja um glorioso ajuntamento para encontrar o Senhor nos ares, os corpos de todos os crentes que morreram serão ressuscitados dos mortos, serão unidos com suas almas, e então toda a igreja cristã, os vivos e os ressuscitados, juntos encontrarão o Senhor e o receberão para estabelecer seu reino de justiça.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Will We Meet Jesus as Soon as We Die?

Original: Encontraremos Jesus logo após a morte? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Raissa Gripp Havens. Revisão: Renan A. Monteiro. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.