Dia 2 | Novo nascimento, uma viva esperança

Devocional 7 dias renovando a esperança

Este é o segundo dos sete dias do Devocional, acompanhe por aqui o cronograma:

Dia 1 | Esperança. O que você espera?

Dia 2 | Novo nascimento, uma viva esperança

Dia 3 | A tribulação, o meio para produzir esperança

Dia 4 | Os sofrimentos, a esperança da glória

Dia 5 | A promessa é imutável, esperança por âncora da alma 

Dia 6 | Ressurreição, nossa esperança futura

Dia 7 | O reino de justiça, a esperança da nova habitação

Dia 2 | Novo nascimento, uma viva esperança

1 Pedro 1.3-9

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para vocês, que são guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para ser revelada no último tempo.” 

A verdadeira esperança começa quando Deus, por sua iniciativa, nos alcança com a sua misericórdia. Nós andávamos sem esperança até que Jesus nos buscou. Estávamos mortos em nossos pecados, então, pela fé em Jesus, recebemos vida nova! Somos regenerados para uma rica e viva esperança!

Há uma vida nova em Cristo, que morreu por nós, mas, no terceiro dia, deixou o túmulo vazio, ressuscitou, está vivo! Jesus foi o primeiro homem a entrar no céu, ele abriu as portas da eternidade para todos os que nele creem. Jesus é o Caminho. Jesus é a Porta. Jesus nos enviou o Espírito Santo para habitar em nós. 

O penhor do Espírito Santo é a garantia da nossa herança. Essa herança é a salvação, ela é indestrutível e não a recebemos por nosso mérito ou esforço próprio, mas pelo poder de Deus. A salvação eterna, nossa viva Esperança, eternamente com Cristo, o Senhor da vida.

Leituras Bíblicas

O dom da fé, presente de Deus para os que estavam mortos sem esperança.

Efésios 2.8, 12

“Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; […] Naquele tempo vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.”

Por meio de Cristo colocamos a nossa fé e a nossa esperança em Deus.

1 Pedro 1.21

“Por meio dele, vocês creem em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, para que a fé e a esperança de vocês estejam em Deus.”

Somos herdeiros com Cristo.

Romanos 8.16, 17

“O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.”

Meditação: Onde está a sua esperança? Você tem firmado a sua esperança em Cristo ou você tem colocado sua esperança nas suas próprias forças? 

Oração: Senhor Jesus, sou grata por ter me regenerado para uma esperança que não degenera, que é viva e sem mácula. Amém

Autor: Renata Gandolfo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Editor: Renata Gandolfo. Revisor: Zípora Dias.