Dia 3 | A tribulação, o meio para produzir esperança

Devocional 7 dias renovando a esperança

Este é o terceiro dos sete dias do Devocional, acompanhe por aqui o cronograma:

Dia 1 | Esperança. O que você espera?

Dia 2 | Novo nascimento, uma viva esperança

Dia 3 | A tribulação, o meio para produzir esperança

Dia 4 | Os sofrimentos, a esperança da glória

Dia 5 | A promessa é imutável, esperança por âncora da alma 

Dia 6 | Ressurreição, nossa esperança futura

Dia 7 | O reino de justiça, a esperança da nova habitação

Dia 3 | A tribulação, o meio para produzir esperança

Romanos 5.1-5

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual obtivemos também acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança. Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado.”

Se somos justificados pela fé em Cristo, não somos mais inimigos de Deus, não estamos mais sujeitos a ira de Deus, podemos nos relacionar com ele. Estamos em paz com Deus, toda a inimizade entre nós cessou! Você tem fé em Cristo? Está em paz com Deus?

A tribulação, as dificuldades e os sofrimentos são usados por Deus para produzir em nós perseverança, pois quando passamos pelos vales podemos nos aproximar de Deus e dia a dia experimentar o seu poder, a sua força, temos nossa segurança nele.

A experiência de andar com Deus produz em nós esperança. Esperança fundamentada no amor inabalável de Deus por nós, esperança alicerçada na misericórdia e na graça do Deus imutável. Dessa maneira, o que você precisa é conhecer Deus para ter esperança inabalável!

O que você espera tem a ver com a sua teologia. O amor de Deus em Cristo Jesus é o amor de cruz! Amor sacrificial! Amor que entregou a própria vida por amor a nós. Se ele deu a vida por nós quando ainda éramos seus inimigos, o que esse amor não fará por nós agora que somos seus amados?

Você precisa saber que, seja qual for a dificuldade que você tem em sua vida, essa tribulação é parte do plano de Deus para produzir em você uma vida de perseverança, experiência e esperança. Não tenha medo da tribulação, se achegue a Cristo e ele te fortalecerá e firmará a sua esperança.

Leituras Bíblicas

Nada tem poder de nos apartar do amor de Deus.

Romanos 8.35, 38-39

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada? 

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 

nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

A firmeza na fé é uma graça concedida por Deus por meio de Jesus Cristo. 

Efésios 2.8-9

“Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”

Meditação: Quando você passa por sofrimentos desafiadores pode lembrar-se do amor de Deus que não falha em nos amar. Pode trocar os pensamentos de desânimo por pensamentos de vida sabendo que Deus nos aperfeiçoa, firma, fortifica e fundamenta para a vida.

Oração: Senhor, que a tribulação produza em mim perseverança de andar contigo, e que a perseverança produza a experiência de te conhecer e essa experiência produza em mim a verdadeira esperança. Agradeço por seu amor derramado em meu coração pelo Espírito Santo, que o Senhor me deu.

Autor: Renata Gandolfo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Editor: Renata Gandolfo. Revisor: Zípora Dias.