Dia 4 | Os sofrimentos, a esperança da glória

Devocional 7 dias renovando a esperança

Este é o quarto dos sete dias do Devocional, acompanhe por aqui o cronograma:

Dia 1 | Esperança. O que você espera?

Dia 2 | Novo nascimento, uma viva esperança

Dia 3 | A tribulação, o meio para produzir esperança

Dia 4 | Os sofrimentos, a esperança da glória

Dia 5 | A promessa é imutável, esperança por âncora da alma 

Dia 6 | Ressurreição, nossa esperança futura

Dia 7 | O reino de justiça, a esperança da nova habitação

Dia 4 | Os sofrimentos, a esperança da glória

Romanos 8.18-25

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não por sua própria vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera o que está vendo? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”

É bem possível que ao passarmos pelos sofrimentos da vida nosso coração fique preso naquilo que não podemos desfrutar em meio ao sofrimento, mas a Palavra de Deus nos chama a colocarmos nossa esperança naquilo que ainda não podemos ver com nossos olhos naturais, mas podemos ver com os olhos da esperança, que enxergam o invisível.

Os filhos de Deus têm essa viva esperança, a glória vindoura. Olhamos com os olhos da fé para as promessas que o Senhor tem nos deixado saber que acontecerão, pois ele mesmo nos dá um futuro.

A fé e a esperança estão entrelaçadas pelo amor de Deus. O Amor que nos resgatou na cruz e nos doou a fé. O Amor que aponta para a esperança da salvação. Então, aguardamos com paciência.

Leitura bíblica

Somos aperfeiçoados pelos sofrimentos.

1 Pedro 5.10

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês.”

Nosso sofrimento gera perseverança.

Tiago 1.2-4

“Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada.”

Nossos sofrimentos nos fazem olhar para as coisas eternas.

2 Coríntios 4.17, 18

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas.”

Meditação: Você pode olhar para o invisível aos olhos e passar pelo sofrimento na esperança da glória reservada para os filhos de Deus quando contempla a obra que Cristo conquistou para você. 

Oração: Senhor, abra os meus olhos espirituais para que eu tenha a paciência de esperar pelas tuas promessas. 

Autor: Renata Gandolfo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Editor: Renata Gandolfo. Revisor: Zípora Dias.