Por que mulheres devem ensinar mulheres?

A importância do discipulado de mulheres

Você com certeza já percebeu como o mundo tem pessoas que influenciam outras. Tem aquela apresentadora de programa infantil que faz com que as crianças fiquem horas em frente à TV com toda a atenção voltada para cada fala, brincadeira e até aos chavões que são usados diariamente. Tem também aquela personagem do seriado importado que usa um certo estilo de roupa que faz uma legião de fãs usarem as mesmas coisas. E são tantos os canais que podem ser usados para a comunicação que tem gente perdida no rolo compressor das redes sociais e outras mídias. O canal de vídeos na internet tem gente de todos os tipos, idades, linhas de pensamento e tem também os que não pensam em nada, apenas falam o que lhes vem à cabeça apenas para aparecerem, terem algum prestígio em sua comunidade e, o mais perigoso, serem imitados. 

Nos últimos anos, há vários casos de adolescentes, e até de crianças, que por admiração imitaram esses youtubers e causaram danos à própria saúde. Essas pessoas que têm seus “seguidores” são conhecidos como influencers. Eles permeiam toda a sociedade, influenciam na educação, na política, na moda, nas notícias e até dentro da sua casa!

Eu quis falar sobre os influencers para que você ganhe consciência que se você não está influenciando as pessoas ao seu redor com a verdade, o mundo as está influenciando e a má notícia é que é uma influência literalmente do mal. 

As meninas e mulheres que estão recebendo diariamente instruções das mídias, estão sendo conformadas pelas mentiras, ou melhor dizendo, estão sendo deformadas e contaminadas com todo tipo de lixo que o mundo pode despejar em suas mentes. Quando as mulheres não estão expostas à verdade, que é Jesus, elas ficam enfraquecidas em sua teologia, se tornando presas fáceis do engano.

Se você é uma discípula de Jesus você também é uma influencer. Você é uma influencer bíblica. Você sabe o que uma influencer bíblica ensina, não sabe? Ensina quem é Deus e o que ele planejou para a nossa vida, instrui outras mulheres o caminho da obediência à verdade. Influencers bíblicas sabem quem é Deus porque ele nos deu sua Palavra escrita, nos enviou seu Filho, a imagem perfeita de quem é Deus e nos deu seu Santo Espírito que nos capacita a entender e guardar todas as coisas que ele nos ensinou. Toda mulher cristã faz parte dessa “equipe” contagiante das Boas-novas.

Mesmo que você tenha pouco conhecimento doutrinário ou teológico, pode influenciar alguém que tenha menos conhecimento que você.

Quando as mulheres cristãs, discípulas de Cristo, se juntam, elas automaticamente influenciam-se umas às outras.

Mulheres possuem o dom da maternidade, são capazes de ensinar e cuidar intuitivamente, e uma seguidora de Cristo tem essa capacidade moldada pela Palavra de Deus.

Quando as mulheres cristãs se dispõem a serem instrutoras de outras mulheres, uma sequência de bons frutos se inicia. Uma mulher que caminha junto a outra mulher, recebendo instruções para a vida, é treinada não apenas para ser imitadora de Cristo, mas para ser também instrutora de outras mulheres. Porque o coração de uma discípula é grato pelo ensino que a faz crescer, amadurecer e florescer em santificação, ela deseja contaminar outras mulheres com a alegria da salvação.

Estilo de vida contagiante

O discipulado se tornará um estilo de vida em uma comunidade quando as mulheres poderem desfrutar dos resultados em suas próprias vidas. Famílias que têm a mentalidade de discipulado praticam em pequenas atitudes diárias a instrução dos mais novos (tanto os mais novos na fé como os mais novos em idade) mantendo um ciclo de educação e instrução na Palavra de Deus.

Do primeiro ao último cuidado

As mulheres têm um importante papel no discipulado já que são as primeiras cuidadoras de vidas. Cuidam e instruem os bebês, depois as crianças e geralmente são as pessoas que ficam mais próximas às crianças e por mais tempo durante toda a infância, sejam elas as mães ou as avós ou as professoras. 

O discipulado gera vida de Cristo nas mulheres que desejam que outras mulheres também tenham vida abundante em Cristo.

Mulheres são as primeiras discipuladoras das crianças, influenciam todos os seus filhos, depois seus netos e ainda espalham a sã doutrina na vida de outras mulheres dentro de sua própria família.

São também as últimas cuidadoras de vidas, geralmente são as que ficam com as mães idosas no entardecer da vida gerando oportunidade de serem influentes também neste capítulo da existência.

Geralmente são as mulheres que cuidam dos enfermos, ou por terem uma aptidão natural para os cuidados, ou por serem as que ficam em casa e por isso têm mais disponibilidade.

Mulheres são encarregadas de influenciar outras mulheres. 

Onde o Senhor colocou uma mulher aí haverá uma influenciadora.

Você que é uma mulher cristã, moça ou madura, seja a influenciadora que nosso Senhor designou para ser. Você não está só, você é capaz.

Sim, ovelha, as pessoas te observam. Elas querem saber como você educa seus filhos para o bem, como você se comporta em seu trabalho, como você cuida de seus pais, como você fala com seus funcionários e até como você lida com suas finanças. 

Pessoas querem ser parecidas com pessoas que têm sucesso, prestígio, riquezas e beleza. Buscam por um modelo para imitar. 

Nós cristãs queremos imitar Cristo, perfeito, manso, humilde, misericordioso e podemos influenciar outras a o imitarem também. 

Avante, ovelha!

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.