Você ama seu país?

Tudo depende do que amar nosso país significa

Você tem amor pelo seu país? É o que tenho me perguntado ultimamente. E não é uma pergunta fácil de responder.

É como perguntar: Você ama sua família? A maioria de nós instintivamente quer responder sim a essa pergunta. Mas assim que você para um pouco para pensar sobre isso, fica claro que mais esclarecimentos são necessários. O que significa amar sua família?

Estamos falando de nossa família principal? Esta questão por si só é muitas vezes repleta de complexidade. Queremos dizer membros da família (pessoas) e, em caso afirmativo, queremos dizer que amamos todos os membros até certo ponto ou amamos todos os membros da mesma forma? Ou estamos incluindo amar os valores, sistemas e tradições da família?

Ou estamos falando de nossa família agregada? E se sim, até que ponto? Queremos dizer aos membros da família agregada que conhecemos pessoalmente ou o clã familiar mais amplo? Até que ponto em nossa história genealógica devemos amar nossa família?

Assim que começamos a questionar o que significa amar nossa família, vemos que a resposta da maioria das pessoas provavelmente será mais ou menos diferente, com base em sua experiência familiar e no que elas entendem por amor.

Como você ama o seu país?

Então, voltando à pergunta original, você ama o seu país? Imagino que a maioria de nós, cidadãos de nosso país, queira responder sim a essa pergunta. Mas nenhum de nós vai querer responder a um sim absoluto. Porque tudo depende do que amar nosso país significa.

Isso significa que amamos os ideais e valores abstratos e declarações concretas de como vamos ou não tentar viver esses ideais e valores juntos articulados em nossos documentos fundadores e constituição? Todos eles? Isso significa que amamos os vários ramos institucionais do governo e os vários ramos institucionais desses ramos que existem para interpretar, proteger e fazer cumprir nossas declarações constitucionais? Isso significa que amamos todos os estados? E quanto aos territórios?

Ou significa que amamos o povo de nosso país? Se sim, até onde isso se estende? Estamos falando de todos que residem em nosso país ou apenas dos cidadãos? Isso significa que amamos todos os cidadãos de todas as origens étnicas e socioeconômicas e todas as crenças religiosas ou não religiosas? E quanto aos cidadãos que usam meios sociais e governamentais legítimos para promover crenças e valores que consideramos censuráveis ou destrutivos? E os cidadãos desviantes? Queremos dizer que amamos as gerações passadas de cidadãos americanos? Queremos dizer que amamos a história deste país?

Assim que começamos a questionar o que significa amar nosso país, vemos que as respostas da maioria das pessoas provavelmente serão mais ou menos diferentes, com base em suas experiências como americanos e o que eles querem dizer com amor.

A realidade é que há muito o que amar e não amar em nosso país. Uma nação, como uma família, é uma instituição. E não é nada simples amar uma instituição.

A Bíblia torna isso devastadoramente simples

Agora, para o cristão, a Bíblia traz muita clareza à nossa questão, pois não deixa margem para dúvidas sobre o tipo de amor que mais importa para Deus:

A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Lucas 10.27)

Jesus os chamou de “o grande e primeiro mandamento[s]” (Mateus 22.37– 39). O maior amor — o amor sem o qual nada somos e nada ganhamos (1 Coríntios 13.2–3) — é o amor dirigido às pessoas (divinas ou mortais) no presente que conhecemos pessoalmente, ou deveríamos conhecer, ou encontrar no curso fortuito da vida. É claro que existem maneiras bíblicas e necessárias de amar pessoas que nunca conhecemos, como o amor geral de Paulo por seus “parentes” judeus expresso em Romanos 9 e o amor dos macedônios pelos cristãos sofredores na Palestina descrito em 2 Coríntios 8. Mas o amor de Deus em nós é mais evidente pela maneira como amamos o irmão que enxergamos (1 João 3.17), o nosso próximo que enxergamos (Lucas 10.33–34).

O que isso significa em relação à nossa pergunta é que, para o cristão, qualquer amor por nosso país que não flua de um amor último pelo Deus trino e se expresse para nossos variados “próximos” de maneiras reais e concretas que eles realmente experimentem, é, na melhor das hipóteses, um amor defeituoso, deficiente e secundário. E pode não ser amor.

Isso, é claro, não aborda todas as ambiguidades que surgem ao discernir o que significa especificamente para cada um de nós viver um amor supremo por Deus e por nosso próximo. Deus foi intencionalmente ambíguo sobre isso, porque é lutando contra essa ambiguidade que nossos motivos secretos e pecaminosos e nossa falta de amor são expostos e somos chamados de diferentes maneiras para dar um passo de fé. Essa ambiguidade acaba sendo uma grande misericórdia para nós, porque por meio dela, Deus está buscando nossa libertação do pecado que não vemos (João 8.34–36) e nos ensinando como viver o tipo de vida amorosa que o agrada. (Hebreus 11.6).

Mas os grandes mandamentos trazem uma simplicidade devastadora às complexidades de amar um país (ou uma família ou uma igreja). Como John Piper diz lindamente: “O amor é o transbordar de alegria em Deus que atende às necessidades dos outros” (Desiring God, 141). É assim que esses dois mandamentos supremos se apresentam quando um cristão ama verdadeiramente seu país.

Sua nação é o seu próximo

Nos termos de Jesus, só amaremos nossa nação da maneira que mais importa para Deus na medida em que amarmos nosso próximo com o transbordamento de nosso amor por nosso tesouro, nosso deleite em Deus. Como o bom samaritano, que Jesus usou como uma ilustração do que ele quis dizer com amor ao próximo, procuraremos atender às necessidades às vezes inconvenientes e dispendiosas de nosso próximo –  étnicos e de diversas religiões – buscando o bem (Lucas 10. 30–37). Porque o verdadeiro amor requer ações, não apenas palavras (1 João 3.18).

Mas o verdadeiro amor também requer palavras de verdade absoluta (Efésios 4.15). Porque valorizar verdadeiramente a Deus produz um desejo de que os outros compartilhem esse tesouro. E ninguém jamais recebe esse tesouro a menos que alguém compartilhe sobre ele (Romanos 10.14).

Então, estou me perguntando: eu amo o meu país? E o lugar onde procuro a resposta mais importante para essa pergunta é: como estou amando meu próximo? O abstrato e o ambíguo rapidamente se tornam bastante concretos e claros. Porque quando eu prestar contas a Jesus de como administrei meu mais importante dever cívico, espero que ele queira saber se eu amei principalmente minha nação da mesma forma como meu próximo.

Por: Jon Bloom. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Do You Love Your Country? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradutor: Laura Denário. Revisor: Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.