O que fazer quando o edifício de sua igreja está muito cheio?

Reflexões sobre as decisões da Third Avenue Baptist Church em seu crescimento

Acesso a todos os E-books da Editora Fiel por R$ 9,90.

Qual é o tamanho correto para uma igreja? É possível que uma igreja seja muito grande? O que acontece quando uma igreja cresce a ponto de não caber mais em um edifício? Aqui está a resposta popular: tenha mais de um culto. Mas vamos supor que você esteja comprometido com apenas um culto. Seu prédio está cheio no domingo. E agora?

A primeira coisa a fazer é examinar todas as opções. Supondo que você tenha descartado vários cultos ou múltiplos lugares, existem apenas quatro opções.

Opção 1: Não faça nada.

Bem auto explicativo.

Opção 2: Retirar parte da igreja e enviá-los para fazer uma plantação ou revitalização de uma igreja

Observação: Uma variação desta opção incluiria remover parte de sua igreja e fazer com que eles se reúnam no mesmo prédio, mas em um horário diferente. Você pode estar pensando consigo mesmo: “Isso soa como vários cultos”. Isso é verdade; parece que sim. Mas se a segunda reunião tem seus próprios pastores e membros distintos, então você realmente tem duas igrejas reunidas no mesmo prédio. Uma igreja com vários cultos é um oxímoro, já que a essência da igreja é reunir.

Opção 3: mude para um prédio e local diferentes

Opção 4: Renove ou adicione ao seu edifício existente

Aqui estão vários fatores a serem considerados ao decidir o que fazer quando você ficar sem espaço.

Considerações

Os pontos fortes e fracos dos edifícios

Edifícios têm benefícios e custos. Esteja ciente de ambos.                 

Custos: edifícios quebram e requerem manutenção. Com o tempo, eles podem se tornar um ídolo, uma distração ou um museu.

Benefícios: com o tempo, ser uma igreja sem local fixo estará sendo um fardo à congregação. Basta perguntar a qualquer plantação de igreja que tenha se reunido no ginásio de uma escola por mais de alguns meses. Edifícios são mais propensos a permitir uma igreja geracional; e fazem um convite permanente à comunidade.

A imprevisibilidade do comparecimento

É difícil prever o tamanho de uma igreja e a frequência da presença em qualquer domingo. Portanto, um edifício que permite alguma flexibilidade é útil. Temos uma sala adicional que usamos estrategicamente durante nossas previsíveis semanas de maior frequência a cada ano (nossa frequência de adultos pode variar de 400 a 750 por causa de nossa proximidade com escolas e universidades).

Estarmos apertados é melhor do que espaço de sobra para crescer

Um ambiente lotado é melhor do que um ambiente vazio. Poderíamos alugar o Centro de Convenções do Kentucky e ter espaço de sobra para crescer, mas nossas 700 pessoas de repente pareceriam bastante pequenas – e talvez um pouco patéticas.

Nenhuma solução é definitiva

Não há bala de prata aqui. Se o Senhor conceder crescimento, você eventualmente enfrentará as mesmas questões com uma igreja de 1.500 pessoas como enfrentou com 200. Não procure uma solução para todas as eras. Resolva um problema e resolva-o novamente daqui a alguns anos, se necessário.

Nossa história

Então, diante de tudo isso, o que você faz?                                           

Esta é uma questão importante para nós da Third Avenue Baptist Church. Herdamos um prédio antigo que tinha capacidade para cerca de 250 pessoas no andar principal e outras 200 na varanda, se fizéssemos uma reforma. Em 2010, havia cerca de 100 a 150 pessoas participando no domingo de manhã. Hoje, somos uma igreja com cerca de 750 membros e um salão principal com capacidade para cerca de 675 pessoas. Ao longo do caminho, optamos por fazer reformas incrementais que nos deram a oportunidade de continuar crescendo. Mas agora estamos contra a parede e enfrentamos o mesmo dilema. Analisamos todas as opções e até mesmo enviamos dezenas de membros para plantações e revitalizações de igrejas nos últimos anos. Mas ainda estamos crescendo e não temos mais espaço em nosso prédio.

Então, o que fazemos?

Plante outra igreja! Essa é a resposta óbvia, certo? Por vários motivos, decidimos que vale a pena planejar outra reforma que nos permita dobrar nosso tamanho de 750 para 1.400 membros, mesmo que isso nos custe mais de US$ 10 milhões. Uau! Mas achamos que valerá a pena. Por que?

Pensamos em mudar de local, mas não achamos que seria o melhor para nossa igreja. Pensamos em plantar grandes igrejas, mas, novamente, não achamos que seria a melhor coisa a fazer agora. Queremos afirmar que pensamos que a plantação de igrejas é bíblica e necessária. É uma coisa boa! No entanto, com base em nossa experiência e observações de igrejas em situação semelhante, não achamos que a plantação de igrejas seja a resposta para nosso problema de espaço. Acreditamos que você deve plantar uma igreja quando houver uma razão boa e estratégica para fazê-lo.

Por que não plantar?

Por que decidimos que plantar uma série de igrejas não é o próximo passo para nós? Aqui estão algumas razões.

1. Recursos

Grandes igrejas podem fazer muitos ministérios bons. Acredite ou não, igrejas maiores podem realizar ainda mais ministérios. Eles podem plantar mais igrejas, fazer mais evangelismo e treinar mais pessoas para o ministério do que um número igual de pessoas divididas em três ou quatro igrejas. Isso se deve em parte ao fato frequentemente esquecido de que uma igreja grande provavelmente terá muito menos despesas gerais do que, digamos, quatro igrejas menores.

Existem desvantagens potenciais que acompanham uma igreja que continua a crescer, é claro. Uma possível dificuldade é acompanhar cada vez mais ovelhas. Mas para nós, tendo crescido de 100 para 750 nos últimos 10 anos, essa não é a nossa experiência.

Um marcador que acompanhamos ao longo dos anos é a frequência ao nosso culto noturno, que é um culto completamente diferente do da manhã. Tem uma sensação menos formal e dá aos novos membros a chance de se conectar em um nível mais profundo. À medida que crescemos ao longo dos anos, vimos a frequência em nosso culto noturno aumentar de 30 a 40 por cento, quando tínhamos 200 membros, para mais de 50 a 60 por cento, agora que temos 750.

Felizmente, também não vimos um aumento percentual nos casos de disciplina na igreja. Manter o controle das ovelhas é a maior prioridade e algo que acompanhamos de perto, e estamos confiantes de que o crescimento contínuo não nos fará comprometer nessa área.

Outra objeção comum que ouvimos é que, quando a igreja é maior, um membro individual não pode mais conhecer profundamente todos na igreja. 

Isso é verdade, mas era verdade mesmo quando éramos uma igreja de 150 membros. Não importa o tamanho da sua igreja, especialmente quando você tem mais de 50 pessoas, cada membro individual simplesmente não pode conhecer todos da mesma forma. Sempre haverá membros que você conhece em um nível mais profundo e outros que você conhece em um nível mais superficial. Você não pode ser o melhor amigo de todos na igreja, e esse não é o objetivo da igreja de qualquer maneira.

2. Plantar Igrejas Não é Simples

Em segundo lugar, pelo menos para nós, não podemos plantar igrejas rápido o bastante para lidar com nosso problema de espaço. A plantação de igrejas é um empreendimento complexo. Você precisa pensar na liderança, nas finanças e em quem formará a igreja. Tudo isso leva uma quantidade significativa de tempo e recursos para dar certo.

Pode ser diferente para a sua igreja, mas para nós, plantar uma igreja de 100-150 pessoas todos os anos não é algo que possamos fazer atualmente. Mas isso é o que seria necessário para lidar com nosso problema de espaço.

3. Plantar igrejas deve ser algo saudável

Em terceiro lugar, relacionado a isso, não estamos interessados apenas em plantar igrejas. Queremos plantar igrejas saudáveis. Isso significa, entre outras coisas, que queremos que as igrejas que plantamos durem por muito tempo. Não estamos interessados em plantar um monte de igrejas e esperar que uma porcentagem delas sobreviva e prospere. Acreditamos que a plantação bem-sucedida de igrejas requer liderança e recursos significativos, ambos são difíceis de obter.

Além disso, você precisa que uma nova igreja seja composta por membros saudáveis, então queremos que esses membros já existam há tempo suficiente para absorver nosso DNA eclesiológico e poder permanecer com a igreja plantada por um tempo.

Uma rápida olhada na rotatividade regular de nossos membros revela que o membro médio da igreja permanece apenas de 3 a 4 anos. Em outras palavras, convertemos 75% de nossos membros a cada 3 ou 4 anos! Por que uma rotatividade tão drástica? Porque uma grande porcentagem de nossos membros está aqui para estudar e planeja ir para outro lugar quando terminar seus estudos. Embora sejamos gratos por esses membros estarem conosco durante esse período, as pessoas que planejam ficar na cidade por apenas alguns anos não são exatamente os principais candidatos para o núcleo de uma igreja em plantação. Mas se fôssemos uma igreja de 1400 em vez de 750, então poderíamos plantar uma igreja composta por membros de longo e curto prazo sem comprometer o núcleo de nossa própria igreja.

Conclusão

Novamente, plantar igrejas é uma coisa boa e digna de ser feita. Mas, uma igreja grande que crê na Bíblia também é uma coisa boa e digna! Sua situação e análise podem diferir, mas acreditamos que podemos fazer mais treinamento, plantação de igrejas e missões a partir de uma base maior.

Cada igreja enfrentará diferentes decisões e obstáculos quando começar a ficar sem espaço, e cada igreja deve tomar suas próprias decisões. Mas, no final, o objetivo — para todos nós — é seguir as ordens de marcha de Jesus para fazer discípulos de nosso Senhor. A Deus seja a glória!

Por: Greg Gilbert. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: What To Do When Your Building Is Full. Tradução: Laura Denário. Revisão e Edição por Vinicius Lima.