Você ora antes de ler a Bíblia?

Quatro orações para antes de ler a Bíblia

Quando abrimos nossas Bíblias para ler, nunca estamos sozinhos. O Espírito Santo paira sobre e nas palavras de Deus, pronto para tocar nossos corações, iluminar nossas mentes e redirecionar nossas vidas, tudo para a glória de Cristo (João 16:14). O Espírito é o fator X na leitura da Bíblia, tornando sobrenatural uma rotina comum – e tornando totalmente tolo ler e estudar sem antes fazermos uma oração por nossos olhos, mentes e corações.

A oração é uma conversa, mas não uma conversa que iniciamos. Deus fala primeiro. Sua voz ressoa nas Escrituras e atinge seu ponto máximo na pessoa e obra de seu Filho. Então, maravilha de todas as maravilhas, ele para, se abaixa, e inclina o ouvido para nos ouvir. A oração é quase boa demais para ser verdade. Com nossos olhos na Palavra de Deus, ele também nos dá ouvidos.

Como, então, devemos orar ao nos debruçarmos sobre nossas Bíblias? Aqui estão quatro versículos que você pode orar ao abrir a Palavra de Deus.

1. Salmos 119:18: Abra os meus olhos para as maravilhas

“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. ” (Salmos 119.18). Pedimos a Deus que abra nossos olhos espirituais para nos mostrar os vislumbres da glória que não podemos ver por nós mesmos. Sem a ajuda dele, somos simplesmente pessoas “naturais” com olhos naturais. “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente ” (1 Coríntios 2.14).

Vendo, não veem” foi a frase de Jesus para aqueles que viam a ele e seus ensinamentos apenas com olhos naturais, sem a obra iluminadora do Espírito (Mateus 13.13). É por isso que Paulo ora pelos cristãos:

 “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração[…]” (Efésios 1.17–18).

Junte-se ao salmista em oração não apenas pelo dom da visão espiritual, mas pelo dom de ver coisas maravilhosas na Palavra de Deus. A maravilha é um ótimo antídoto contra a perambulação. Aqueles que cultivam o temor mantêm seus corações quentes e suaves, e resistem às tentações de esfriar e cair.

2. Lucas 18.38: Tenha misericórdia de mim.

Ore, como o cego implorando à beira da estrada: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! ” (Lucas 18.38). Enquanto estivermos nesta vida, o pecado atrapalha todo encontro com Deus em sua palavra. Nós falhamos com nossos amigos e familiares diariamente – e ainda mais, falhamos com Deus. Portanto, é apropriado acompanhar nossa abertura da Palavra de Deus com o apelo humilde, quebrantado e pobre dos remidos: “Deus, tem misericórdia de mim, um pecador! ” (Lucas 18.13).

A leitura da Bíblia é um estímulo diário para assumirmos nossas falhas, nos arrependermos e nos lançarmos novamente em sua graça. A oração é o caminho para ficar fascinado com sua graça e cultivar um espírito de verdadeira humildade.

3. Tiago 1:22: Faça de mim um praticante da sua palavra.

Faça uma oração para que Deus, ao abrir seus olhos para se maravilhar e lembrar da suficiência de sua graça, produza uma mudança genuína em sua vida. Peça a ele que permita que as sementes das Escrituras produzam frutos reais e perceptíveis em atos tangíveis de amor sacrificial pelos outros. “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1.22). Você não precisa capturar artificialmente um ponto específico de aplicação de cada passagem, mas ore para que a Palavra dele molde, informe e direcione sua vida prática.

Peça que ele o torne manifestamente mais amoroso, e não menos, por causa do tempo investido sozinho na leitura e estudo de sua Palavra.

4. Lucas 24:45: Abra os meus olhos para Jesus.

Esta é outra forma de orar para que Deus abra nossos olhos para maravilhas, só que com mais especificidade. As obras de Deus aparecem como cadeias de montanhas maravilhosas na Bíblia, mas o pico mais alto e a vista mais majestosa são a pessoa e a obra de seu Filho.

Como o próprio Jesus ensinou após sua ressurreição, ele é como uma chave mestra para desvendar o significado de cada texto da Bíblia – cada livro, cada reviravolta na história, toda a história. Primeiro “expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lucas 24.27), então ele ensinou a seus discípulos que “importava que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lucas 24.44). E ao fazer isso, “lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras (Lucas 24.45).

O grande objetivo da leitura e estudo da Bíblia é este: conhecer e desfrutar de Jesus. Esta é uma amostra agora das delícias vindouras do céu. “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17.3). Isso dá direção, foco e propósito ao nosso estudo. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Oséias 6.3). Isso forma um grande anseio e paixão em nossas almas: “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor” (Filipenses 3.8).

 


Saiba mais sobre este assunto lendo o livro deste autor chamado Hábitos Espirituais, Editora Fiel.

Por: David Mathis. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Four Prayers For Bible Reading. Traduzido por Laura Denário. Revisão e Edição por Vinicius Lima.