Solidão

Suas causas e o tratamento de Deus

Todos nós sabemos que a solidão é algo comum a todos nós. Todos sentem solidão em algum grau, crianças, jovens, idosos, mulheres e homens. A solidão é democrática, não faz acepção de pessoas. Algumas vezes ela passa apenas para um breve café, porém outras vezes ela vem com malas grandes e se aloja no coração e faz morada. O quarto de hóspedes de sua imaginação vira uma bagunça, pensamentos vão e vem sobrecarregados de afetos nem sempre verdadeiros sobre circunstâncias, pessoas e ausências.

Mas se conhecemos o que Deus diz nas Escrituras sobre esse tema podemos nos alegrar com o tempo dessa hóspede (Tg 1.2-4)[1]. Veja abaixo cinco causas da solidão que constam nas Escrituras:

1. A pessoa que não conhece Deus

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico: não vivam mais como os gentios, que vivem na vaidade dos seus próprios pensamentos, tendo o seu entendimento obscurecido, separados da vida que Deus concede, por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração. – Efésios 4.17-18

O incrédulo não tem uma vida com Deus. Não pertence à família de Deus, estão órfãos da família espiritual. Nós fomos criados para andar com Deus, mas os incrédulos não têm comunhão com Deus, nem com irmãos. Pessoas que não andam com Deus têm um vazio existencial, a vida não tem sentido, não sabem de onde vieram nem qual é o seu fim. Experimentam a solidão da separação de Deus.

2. Pessoas que conhecem Deus mas não se aprofundam na comunhão com Deus

Jesus respondeu:

— Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. – João 14.23

Guardar a Palavra de Deus implica em buscar Deus para ouvir o que ele diz, e porque Deus é Espírito nós temos comunhão com ele quando lemos sua Palavra, quando ouvimos a sua Palavra pregada. Ter comunhão com o Senhor nos mantém imunes à solidão.

Todo aquele que crê em Jesus é morada do Espírito Santo de Deus, mas você precisa alimentar o Espírito Santo com a Palavra de Deus para que ele te faça lembrar[2] de todas as coisas como nos foi prometido.

Crentes que não desenvolvem seu relacionamento com o Senhor não estreitam sua comunhão com ele, nem se deleitam em sua companhia.

3. Por causa das circunstâncias transitórias da vida

Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. – Tiago 4.14

Nossa vida está em constante atividade, mudanças acontecem durante toda a nossa peregrinação aqui neste mundo. Pessoas chegam à nossa vida de várias maneiras e em locais e circunstâncias diversas. Porém, pessoas partem da mesma forma como chegam; mudam de emprego, saem da cidade, vão congregar em outra igreja. Há rompimentos de relações por diversos motivos e o mais doloroso é a interrupção de comunhão por causa da morte. Então, é verdade que em certos momentos da vida nos sentiremos solitários.

4. Por causa de nossos pecados e faltas

Há muitos pecados que podem nos levar à solidão.

Algumas pessoas não se envolvem em relacionamentos por terem medo de serem rejeitadas.

Pessoas não querem dar mais do que estão recebendo. Você sabe como isso funciona, não sabe? O mundo tem um padrão de recompensas, se você não for recompensado pelo que está oferecendo a alguém, você não dá o seu melhor.

Algumas pessoas temem que tirem vantagem dela. Abusando de sua generosidade, de seus recursos, de seu tempo, elas não seguem seguras em um relacionamento.

Podem não se relacionar por medo de “o que vão pensar de mim”, por isso não se expõem, não se arriscam.

Talvez a pessoa não seja autêntica, ela finge ser o que não é e isso implica em medo de descobrirem quem ela é de verdade.

5. Por causa da sua fidelidade ao Senhor e compromisso ministerial

Elias teve uma solidão causada pelas suas responsabilidades como profeta do Senhor, lemos isso em 1 Reis 19. Ele pergunta ao Senhor: “só fiquei eu?” Ele estava sozinho em seu ministério terreno, embora o Senhor Deus nunca o tivesse abandonado, Elias tinha inimigos, e ficou isolado do povo. Elias sentiu-se só e isso o levou a não ter vontade de viver. Mas não deixou de servir ao Senhor, desbancou os falsos profetas e glorificou o nome do Senhor com seu ministério.

O apóstolo Paulo por causa de sua fidelidade ao Evangelho foi perseguido e ficou encarcerado, solitário. Mas ele não foi impedido de exercer seu ministério fiel. Enquanto estava preso em Roma, ele produziu 4 cartas – Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom, as quais chegaram até nós hoje.

Jesus também foi rejeitado pelo mundo porque confrontava seus pecados. Nós como cristãos também seremos rejeitados e passaremos por alguma solidão.

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. João 15.18-19

Como Deus quer que tratemos a solidão

Mas o que o Senhor nos diz em sua Palavra sobre solidão? Qual é sua instrução para nossa vida quanto à solidão?

Depois da Queda, quando o pecado entra no mundo, todos estamos sujeitos à solidão, é inevitável que em algum momento da vida passemos pela solidão. Sendo assim, que ela não nos assuste ou espante ou nos deixe paralisadas de tristeza e dor, precisamos nos preparar para momentos solitários, para dias solitários, semanas ou meses. A solidão chega, mas não precisamos sucumbir aos sentimentos que geralmente a acompanham, como o medo, a ansiedade, a tristeza profunda, o sentimento de inadequação, a raiva, o sentimento de rejeição, que são alguns desses afetos.

Examine-se e veja o que há em seu coração que a impede de encontrar boas companhias.

O primeiro ponto que é necessário pensar é em como vai sua comunhão com o Senhor. Jesus Cristo é nosso amigo[3] sempre: ontem, hoje e amanhã, ele não muda[4], ele não vai embora. Nunca nos deixará[5]. Jesus Cristo é o nosso irmão mais velho, aquele que está à nossa frente preparando um lugar[6] para nós, uma morada eterna.

Jesus sabe o que nós estamos passando, ele é um Homem de dores[7], ele sente o que sentimos, ele se alegra conosco, ele se entristece conosco. Ele é fiel, e por isso sabemos que nada que passamos é mais do que podemos suportar[8].

Jesus é o nosso Sumo e Bendito Sacerdote:

Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. (Hebreus 4.15).

Estar na presença do Senhor com assiduidade, na leitura e estudo bíblico, vai oferecer aprofundamento de seu relacionamento com Deus. Seja intencional em seus encontros devocionais, ore pedindo por comunhão e amizade com o Senhor, ele não te recusará, nem te abandonará.

Assim que você experimentar um relacionamento mais estreito e pessoal com o Senhor você vai desejar mais e mais a sua companhia em todos os momentos de sua vida. Xô solidão! Em Cristo, com Cristo temos um irmão, um amigo, um sacerdote que nos guia e guarda.

Além disso, todo crente tem uma família espiritual, temos uma família que foi comprada pelo sangue de Cristo. Organize-se para estar em família no culto, nos encontros de comunhão de grupos, em grupos de leitura e estudo. Faça parte da alegria de estar em família. Seja intencional, e convide uma irmã de sua família espiritual para conversar, fazer uma refeição em sua casa ou um passeio ao ar livre.

E, principalmente, não se esqueça que fomos chamadas ao Corpo de Cristo para servirmos umas às outras, recebemos dons[9] para a edificação uns dos outros. Busque saber mais como pode servir em sua comunidade. O serviço cristão é a vassoura que varrerá para longe qualquer ameaça de solidão. A mutualidade cristã é o exercício de nossa comunhão na família espiritual – oferte sua vida e receba muito mais do que imaginou!

 

Avante, ovelha!

 

Este artigo faz parte da série “O que a Bíblia diz sobre…” Clique aqui para ver os demais artigo!

Veja os livros sobre assuntos femininos da Editora Fiel – clique aqui!


[1] Tiago 1.2-4 Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada.

[2] João 14.26 Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse.

[3] João 15.15 Já não chamo vocês de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho chamado vocês de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes dei a conhecer.

[4] Tiago 1.17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

[5] Hebreus 13.5 Que a vida de vocês seja isenta de avareza. Contentem-se com as coisas que vocês têm, porque Deus disse: “De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.”

[6] João 14.2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês.

[7] Isaías 53.3-4 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe

o que é padecer. E, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido.

[8] 1 Coríntios 10.13 Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, para que vocês a possam suportar.

[9] 1Pedro 4.10 Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.