Diga-me com quem andas, que eu te direi quem és

O contraste entre o bem-aventurado e o desventurado

Minha avó Zizinha, que cuidava de mim durante as férias escolares, sempre dizia: “diga-me com quem andas que, eu te direi quem és.”

Ela levava isso a sério, pois sempre queria saber quem eram minha amigas, onde moravam, como era a família delas, como comportavam-se socialmente. Enfim, ela queria saber com quem eu andava, porque ela sabia que seríamos influenciadas umas pela outras.

Não sei se você já conhecia esse provérbio; ele não é bíblico, mas nos diz que aqueles com quem andamos influenciam quem nós somos. Você crê nisso? Eu creio. Isso é o tal do discipulado, não é? 

A diferença é que no discipulado cristão o nosso modelo é Cristo, somos discípulos de Cristo e a verdade do provérbio que minha avó dizia também serve para nós, mulheres cristãs. 

Se você anda com Cristo você será influenciada por ele, por quem ele é e pelo que ele faz. Um discípulo é um imitador, é alguém que aprende com o mestre e se torna parecido com ele.

Quando desejamos conhecer quem é Deus, o que ele tem feito e como devemos responder a ele a fim de imitá-lo, o livro dos Salmos é um dos lugares mais apropriados para iniciarmos.

O Salmo 1 nos mostra dois tipos de pessoas, as justas e as ímpias. Nos mostra que há um contraste entre elas, as justas são bem-aventuradas e as ímpias são desventuradas.

Salmo 1

1Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios,

não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

3Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo,

dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.

4Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

5Por isso, os ímpios não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

6Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Há pelo menos 3 verdades que o Salmo 1 nos ensina:

  1. Quem são os bem-aventurados
  2. Quem são os ímpios 
  3. De quem você escuta conselho 

Quem são os bem-aventurados

Bem-aventurado é alguém mais do que feliz. Bem-aventurado é aquele que tem a graça de ter comunhão com Deus, que tem a sua vida guardada pelo SENHOR.

Para ser Bem-aventurado uma pessoa não faz certas coisas: Não anda…, Não se detém… e Não se assenta com certas pessoas: os ímpios, os pecadores, os escarnecedores, há uma progressão das ações.

Não andar no conselho é não ouvir, ou seja, o Bem-aventurado não dá oportunidade de ouvir o conselho dos ímpios. Você pode escolher de quem quer receber conselhos. Ele não se detém, ou seja, não para no caminho onde os pecadores estão. Outra oportunidade que intencionalmente o Bem-aventurado evita. E muito menos, ele permanece entre os zombadores. Não se assenta em roda onde estão os que zombam do Deus Todo-Poderoso do Bem-aventurado.

Outra progressão nesse versículo é o tipo de substantivo que indica o desventurado, embora ímpio e pecador sejam palavras sinônimas, zombador é alguém que além de ser inimigo de Deus, atreve-se também a zombar dele.

O Bem-aventurado é aquele que não escuta, não fica parado com o pecador e menos ainda se assenta em uma roda de pessoas que zombam de seu Salvador. 

Mas veja o contraste da vida do bem-aventurado com a vida do desventurado no verso seguinte: 

Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Em oposição ao ímpio, o homem de Deus busca instruções de seu SENHOR para a vida.

E quando ele medita? Sempre! Medita dia e noite. 

Essa meditação constante é um meio da graça do qual podemos nos apropriar, para que o meditar na voz de Deus seja entretecido em nosso coração, escrevendo ali a sua lei.

Josué recomenda a meditação para prosperidade espiritual:

Não cesse de falar deste livro da lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido. (Josué 1.8)

Meditar leva o Bem-aventurado a se regozijar no Senhor, conhecendo-o, esperando nele, colocando em Deus a sua fé, porque quanto mais medita em sua lei, mais sabe o que Deus tem feito pelos seus filhos.

A segunda característica do bem-aventurado está no verso 3:

Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.

Uma árvore plantada é fixa em seu lugar, os justos estão firmados no Senhor, ele é a água viva que nutre as raízes da árvore plantada. Não murcha porque as águas da meditação no Senhor estão sempre a nutri-lo, dia e noite. O Justo vai frutificar porque está sendo nutrido pela Água da Vida.

E tudo que ele faz será bem-sucedido, uma afirmação que lemos anteriormente em Josué, reafirmando que o Bem-aventurado é bem-sucedido, o que indica muito mais do que prosperidade financeira, ele é bem-sucedido nos caminhos do Senhor.

Quem são os ímpios

O ímpio anda no caminho oposto ao do justo.

O justo é como árvore plantada, ele está enraizado em Cristo, o ímpio é como a palha que o vento dispersa. Quando um grão é debulhado, o grão cai no chão porque tem peso, mas a palha é levada pelo vento. 

Isso me lembra que ímpios são levados por qualquer “vento de doutrina” ou seja, pela cultura do mundo, do relativismo, o “ismo” da moda, vive seu próprio ideal de vida, enquanto o justo permanece como árvore plantada.

Paulo diz aos colossenses que estamos radicados em Cristo:

Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, estando enraizados e edificados nele […] (Colossense 2.6-7)

O justo está firme em Cristo pela raiz. 

Então o salmista continua:

Por isso, os ímpios não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

Veja que a inconstância do ímpio, sua vida superficial, o fará ser condenado no juízo, assim como os pecadores não permanecerão na congregação dos justos. Mais uma vez há o contraste entre a vida do ímpio e do justo. 

O que nos leva ao último verso desse salmo:

Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Veja que o Senhor conhece o caminho de cada um, e ele mesmo vai julgar o caminhar do ímpio e do justo, mas apenas o justo permanecerá, ele está no caminho do Senhor em contraste com aquele que se detém no caminho dos pecadores. 

De quem você escuta conselho 

No salmo 1, o Bem-aventurado é uma representação de Cristo, o perfeito homem bem-aventurado.

O Bem-aventurado tem uma vida de negação que se opõe à vida do ímpio. Mas a vida cristã não é apenas nos opormos ao mal, mas sermos imitadoras de Cristo, o perfeito Bem-aventurado.

Podemos andar no conselho do perfeito Bem-aventurado Jesus Cristo, e nos deter de-mo-ra-da-men-te no Caminho, porque ele é o Caminho. Podemos nos assentar com segurança na congregação dos justos, que se reúnem em torno dele, para aprendermos dele e encontrarmos nele descanso para a nossa alma.

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. – Mateus 11.29


Veja os livros sobre assuntos femininos da Editora Fiel – clique aqui!

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.