Filhos sem educação?

3 ajudas práticas para ensinar seus filhos

Há uma geração toda de pessoas que está sendo criada por terceiros, os pais esperam que a escola, a igreja, o treinador de vôlei (de futebol, de natação) seja o educador de seus filhos.

A falta de tempo, além da aparente comodidade e da praticidade, acomodam os pais na terceirização da educação de seus filhos, mas, o que parece é que por trás de tantas desculpas, na verdade, os pais não sabem como educar seus filhos simplesmente por que estão perdidos sob a forte influência de um turbilhão de informações da mídia e também por não saberem onde buscar instrução correta em meio a tanta liberalidade moral, em tempos que pode-se escolher o gênero sexual como se compra um doce na padaria da esquina. Crentes e descrentes não sabem como criar e educar filhos.

Recebi um link para um artigo em um blog sobre a eterna infância dos jovens que habitam na “Terra do Nunca” de Peter Pan e creem que tudo é feito com a magia do pó de Pir-lim-pim-pim da Sininho*. Neste artigo, a psicopedagoga dizia que não há quem os ensine a crescer, mas ao contrário disso, as famílias os educam para terem absolutamente todas as coisas que necessitam sem nenhum esforço ou responsabilidade. Estes jovens, eternas crianças mimadas, têm vida ativa sexual, tem vida social noturna, a maioria não trabalha, estudam em faculdades particulares que os pais pagam, não estão preocupados com sua formação acadêmica muito menos com formação moral, cultural e cívica. Seu único e permanente interesse são seus próprios prazeres, a regra é: eu mereço ser feliz!

Estão, a igreja vai também absorvendo os modismos e afrouxando as rédeas da educação, terceirizando a educação de suas crianças. Inclusive, lembrei-me agora que no último domingo meu pastor falou sobre isso em sua pregação, sobre a obrigação de instruir os filhos ser dos pais; a igreja os auxilia, assim como a escola ensina utilidades. Mas, não é obrigação destas instituições criar os filhos de outras pessoas para a vida, embora colaborem de forma significativa para isso.

Ovelha, vamos examinar as Escrituras? Vamos iniciar com 2 Timóteo 3.16-17, estes versículos são esclarecedores no que vamos meditar.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Primeiro e antes de tudo, você mesma tem sido ensinada pelas Escrituras? Se não, sempre é tempo de iniciar uma jornada, e o caminhar começa com um passo, e outro passo; assim, com um passo após outro o caminho é percorrido. Afinal, apenas quem tem as mãos cheias pode dar algo a outra pessoa. Pense que você mesma tem de estar primeiro abastecida pelas Escrituras.

Mas como? Você deve estar pensando “Eu não tenho tempo, eu trabalho, estudo, cozinho, levo e busco, faço as compras (e as unhas) e é tudo tão corrido!” Lembre-se: passo a passo.

Na Bíblia também encontramos aquele versículo que fala sobre instruir assentado, andando, ao levantar-se e ao deitar-se, no caminho, assentado…

Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. (Dt 6.6-9)

Veja que este versículo vem logo em seguida da principal instrução, aliás, mandamento:

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. (Dt 6.5)

Só é possível amar o que conhecemos, não somos capazes de amar a quem não conhecemos. Para conhecer temos de conviver, isso significa andar com Deus, levantar-se com ele, sentar-se com ele para uma longa conversa. Viver com ele em todos os lugares, em todo o tempo. Ovelha você não está sozinha, o teu Senhor, o teu Deus é contigo. Por isso, receba a instrução e faça com que toda a geração futura seja instruída pelo Todo Poderoso, porque se você não está instruindo seu filho no caminho que deve andar, alguém o fará, e pode ser uma Super-Poderosa (feminista) ou um vampiro, ou morto-vivo! O mundo derrama lixo na mente de crianças e jovens, não podemos negligenciar o discipulado familiar! É hora de reagir!

3 ajudas práticas para ensinar seus filhos

#intenção

Seja intencional no ensino. Discipule em todo o tempo, com sabedoria que vem das Escrituras, confiando no Senhor para o que você não pode fazer, como estar junto todo o tempo (onipresença), saber tudo o que acontece na vida de seu filho (onisciência), determinar o comportamento, o pensamento e os desejos de seu filho (soberania).

Pense nos momentos de sua vida cotidiana que estarão juntos e aproveite para instruir. Pode ser que algo que tenha acontecido na escola possa ser a oportunidade de mostrar a visão de Deus sobre as circunstâncias. Você pode aproveitar uma tarefa de sua rotina e falar sobre servir uns aos outros. Seja intencional, e a graça de Deus será sua mestra.

#use as Escrituras

Seja você mesma uma conhecedora das verdades bíblicas, sorva e absorva a Palavra de Deus, medite no que leu e ouviu, coloque em prática em sua própria vida. Precisamos aprender para depois ensinar.

Tudo o que você incutir com amor na mente de seu filho aquecerá o coração dele, ele poderá criar o seu próprio tempo de se relacionar com Deus pelo exemplo que observa em você. Use as Escrituras, a Palavra de Deus tem poder.

#converse

Converse com seu filho enquanto ele cresce. Converse com seu filho todos os dias, nos dias bons e também nos ruins. Aliás, só podemos saber se o dia deles foi bom ou ruim quando nos dispomos a conversar. Converse intencionalmente. Converse sobre a pessoa de Deus. Converse com Deus – ore – junto com seu filho. 

Para conhecer o que está guardado no coração é preciso ter um canal aberto de boas conversas. Mesmo que naquele momento não pareça ter sido proveitosa a conversa, há algo nas palavras que imprimem a verdade em nossa mente. Converse com amor. Converse: fale e escute, escute e silencie. Ore. Converse. 

Ajuda extra

#comece

O mais difícil é mesmo começar. Somos rápidas em fazer planos, anotar o passo a passo, criar um sistema (que imaginamos ser perfeito), mas tirar a ideia de sua imaginação e praticar é onde geralmente procrastinamos. Mas não tema, pequenina ovelha, Deus é com cada mulher em sua heróica missão de mãe. Faça planos, coloque na sua agenda o dia de começar e todos os outros dias em que você será intencional em conversar sobre as Escrituras, em ensinar a vida verdadeira com Cristo. Comece.

Avante, ovelha!

 


Para saber mais sobre este assunto, recomendamos os livros Converse com seus filhos, de William P. Smith e também o livro Construindo Pontes, de Julie Lowe, ambos da Editora Fiel.

Veja os livros sobre assuntos femininos da Editora Fiel – clique aqui!

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.