Mulheres mais velhas

Ensino de geração em geração

– A senhora trabalha com o quê? O rapaz sentado ao meu lado me perguntou enquanto atava o cinto de segurança. Ele era jovem, um pouco mais de 30 anos, calculei.

– Sou blogueira, respondi.

Então começamos uma longa conversa. Ele me perguntou sobre o que eu escrevia, contei sobre o blog Voltemos ao Evangelho. Surpresa! Ele era um jovem pastor. Conversamos durante todo o curto tempo de voo, e fico sempre (sempre) surpresa com essas graças de Deus. Porque meu voo foi alterado, eu não conseguia fazer o check in pelo aplicativo, nem pelo site, e já no aeroporto tentei fazer no totem de autoatendimento, o que também não deu certo e finalmente no balcão da companhia aérea foi possível ingressar no voo.

Mas lá estava o jovem pastor que não conhecia as doutrinas da graça, mas se interessou em conhecer.

Falamos sobre tantos assuntos e por fim chegamos àquele assunto do meu coração: discipulado cristão.

Na igreja dele não era praticado esse tipo de ensino, ele me afirmou, mas eu segui explicando e ele ficou tão interessado que, depois, enviei para ele um trio de livros[1] para que ele pudesse ter uma visão ampliada sobre o tema.

Ainda conversamos mais uma ou duas vezes por mensagem de texto, minha oração é que ele possa ter se agradado da ideia e tenha seguido em busca de implantar essa cultura do discipulado em sua pequena igreja (se ficou curioso veja as indicações dos livros nas notas de rodapé). Deus nos envia, nos conecta e nos dá sabedoria para nos relacionarmos.

Ensine, aprenda, faça discípulos

Ser uma mulher mais velha, de cabelos brancos, e com um pouco de experiência em tantos processos da vida, tem me encantado. Deus providencia que as gerações se encontrem, troquem conhecimento e que os discípulos mais velhos de Cristo ensinem os discípulos mais novos nos caminhos da graça.

Precisamos nos lembrar que ser a mulher mais velha é algo condicional, quando você estiver sentada no banco de sua igreja olhe para um lado, quem você vê? Uma mulher mais nova do que você? Ensine. Olhe para o outro lado, você vê uma irmã mais velha? Aprenda.

O ciclo intergeracional não tem fim, e esse é o plano perfeito de Deus para que a sã doutrina seja passada da mulher mais velha para a mais nova, de geração em geração, até que Jesus volte.

Seja você a mulher mais velha ou a mais nova, tenha um coração disposto ou a ensinar ou a aprender, afinal o plano maravilhoso de Deus tem dado certo e chegamos até aqui, século XXI com a sã doutrina sendo vivida e ensinada.

Hoje, a maior parte das vezes que estou em comunhão com outras irmãs eu tenho estado no papel da mulher mais velha e é grande a minha alegria em ser um instrumento de ensino nas mãos de nosso Senhor.

A vida com Jesus é frutífera mesmo quando nossos cabelos ficam embranquecidos.

Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. João 15.5

Avante, ovelha!

 


[1] A Treliça e a Videira – A Mentalidade de Discipulado que Muda Tudo, de Coling Marshall e Tony Payne, Editora Fiel

Projeto videira – Cultivando uma cultura de discipulado, de Coling Marshall e Tony Payne, Editora Fiel

Conduzindo pequenos grupos – de Coling Marshall e Tony Payne, Editora Fiel

Veja os livros sobre assuntos femininos da Editora Fiel – clique aqui!

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.