Que diferença faz uma Bíblia inerrante?

A relação entre inerrância bíblica, cristologia e soteriologia

Nota do Editor: Este artigo é um recurso selecionado para a Semana da Inerrância Bíblica do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho, uma semana onde estamos, juntos com a igreja verdadeira, proclamando a inerrância, suficiência e autoridade da Bíblia, que é a Palavra de Deus. Desfrute e compartilhe destes conteúdos e tenha sua fé na inerrante Palavra de Deus fortalecida!


Importa se a Bíblia é errante ou inerrante, falível ou infalível, inspirada ou não inspirada? Qual é o motivo de tanto alvoroço sobre a doutrina da inerrância da Bíblia? Por que os cristãos debatem essa questão? Que diferença faz uma Bíblia inerrante?

Antes de responder a essa pergunta, devemos considerar de que maneira a inerrância não faz diferença. A Declaração de Chicago sobre a Inerrância Bíblica afirma:

AFIRMAMOS que uma confissão da plena autoridade, infalibilidade e inerrância das Escrituras é vital para uma sólida compreensão de toda a fé cristã. Afirmamos ainda que tal confissão deve levar a uma crescente conformidade à imagem de Cristo. NEGAMOS que tal confissão seja necessária para a salvação. No entanto, negamos ainda que a inerrância possa ser rejeitada sem graves consequências tanto para o indivíduo quanto para a igreja. (Artigo 19.o)

A declaração atinge um equilíbrio delicado. Ela afirma que a doutrina da inerrância é “vital para uma boa compreensão de toda a fé cristã” e que negá-la tem graves consequências para o indivíduo e para a igreja. No entanto, essa afirmação também deixa claro que a crença na inerrância não é necessária para a salvação. Embora a inerrância seja crucial para compreender a fé cristã e “aumentar a conformidade com a imagem de Cristo”, uma pessoa não precisa se apegar a ela para ser cristã.

A Autoridade de Cristo

Mas que diferença faz a inerrância das Escrituras? Por que isso importa? Há muitas maneiras pelas quais isso importa muito. No entanto, em última análise, a inerrância das Escrituras não é uma doutrina sobre um livro. A questão é a pessoa e a obra de Cristo.

Permitam-me que exemplique. Anos atrás, eu estava falando na Filadélfia sobre a questão da autoridade das Escrituras. Depois de minha palestra, desci para a frente da igreja e vi um homem vindo em minha direção. Instantaneamente, reconheci seu rosto, mesmo tendo passado cerca de vinte anos desde que o vi pela última vez. Seu nome era Charlie. Éramos colegas de quarto na faculdade e parceiros de oração. Fizemos nosso caminho por meio da multidão e nos abraçamos.

Saímos da conferência e saímos para jantar. Enquanto nos sentávamos, Charlie me disse: “Antes de termos uma conversa, há algo que tenho que lhe dizer”. Eu disse: “O que seria?” Ele me disse: “Eu não acredito mais no que eu costumava acreditar sobre as Escrituras quando estávamos na faculdade juntos. Naquela época, eu acreditava na inerrância, mas estive no seminário e fui exposto a críticas mais elevadas. Eu simplesmente não acredito mais que a Bíblia seja inerrante. Eu queria deixar isso bem claro para que possamos continuar a partir disso.” Eu respondi: “Tudo bem, Charlie, mas deixe-me perguntar-lhe o seguinte. O que você ainda acredita dos nossos velhos tempos?” E triunfante Charlie disse: “Ainda creio que Jesus Cristo é meu Salvador e meu Senhor”. Fiquei feliz em ouvir isso, mas então comecei a fazer perguntas que claramente deixavam Charlie desconfortável.

Eu perguntei: “Charlie, como Jesus é o Senhor de sua vida?” Ele respondeu: “O que você quer dizer?” Eu disse: “Bem, um senhor é alguém que exerce autoridade sobre você, que lhe dá ordens de marcha, que tem a capacidade de obrigá-lo a obedecer e que exige que você se submeta à obrigação e ao dever. Se Cristo é seu Senhor, você não está dizendo que Ele tem autoridade soberana sobre você?” “Sim”, disse ele.

Eu sondei um pouco mais profundamente: “Como Cristo exerce essa soberania sobre você? Como você recebe dele suas ordens de marcha? Aparentemente não é da Bíblia.” Charlie pensou por um momento: “Eu recebo isso da igreja”. Eu disse: “Ok, qual igreja? A Igreja Metodista, a Igreja Episcopal, a Igreja Católica Romana ou a Igreja Presbiteriana?” Ele respondeu: “A Igreja Presbiteriana”. Então perguntei: “A Igreja Presbiteriana em Wichita, a Igreja Presbiteriana em Cincinnati ou a Igreja Presbiteriana na Filadélfia — qual igreja?” Ele respondeu: “A Assembleia Geral”. Eu respondi: “Qual Assembleia Geral?” Ele finalmente admitiu: “Bem, tenho alguns problemas que ainda não resolvi”. Eu disse: “Você certamente tem problemas que ainda não resolveu. Você quer afirmar o Senhorio de Cristo, mas seu Senhor é impotente. Ele não tem como transmitir qualquer mandamento a você, porque você está acima dos mandamentos registrados de Cristo nas Escrituras. Você se coloca sobre eles em juízo crítico.”

A Integridade de Cristo

Nesse ponto, nossa conversa mudou da questão da autoridade para a questão da salvação. Perguntei a Charlie: “O que seria necessário para Jesus salvá-lo? Se Jesus pecasse, Ele poderia se salvar? Ele poderia salvá-lo?” Ele reconheceu que se Jesus fosse um pecador, Ele não poderia se salvar, muito menos salvar Charlie e eu. Mas então Charlie perguntou: “Que diferença faz se acreditamos na inerrância? E como o fato de Jesus ser sem pecado se relaciona com o seu ponto?” “Porque Charlie”, eu disse, “Jesus ensinou a inerrância”.

Minha conversa com Charlie demonstrou um fenômeno interessante. Charlie, como muitos estudiosos bíblicos contemporâneos que negam a inerrância, concordou que Jesus de Nazaré acreditava e ensinava o que hoje chamaríamos de doutrina da inerrância. Ao mesmo tempo, como muitos estudiosos bíblicos contemporâneos que negam a inerrância, Charlie confessou Jesus como Seu Senhor e Salvador. Mas isso é inconsistente, e eu queria apontar isso para o meu amigo. Então eu perguntei a ele: “Ok, agora você não está discordando de mim ou de B. B. Warfield ou Charles Hodge da antiga Escola de Princeton. Agora você está brigando com Jesus, os apóstolos e os profetas. Eles estavam errados?” Ele disse: “Sim, eles estavam errados”. “Ok”, eu disse. “Pense seriamente nisso. Quais são as implicações de Jesus estar errado sobre Sua doutrina das Escrituras?” Charlie, um teólogo astuto, disse: “Olha, R.C., que diferença faz se Jesus estava errado? Jesus não precisa ser onisciente para ser meu Salvador”. Eu concordei: “Ele não”.

A questão em nossa conversa, no entanto, não era a onisciência. Quando falamos em onisciência, estamos falando de um atributo de Deus. Ou seja, Deus sabe de tudo. O ponto de Charlie era que Jesus – tocando sua natureza humana – não sabia de todas as coisas. Ele então foi direto à Bíblia para prová-lo, apontando, por exemplo, que Jesus não sabe o dia e a hora de Sua volta (Mt. 24.36). Mas a conversa que tive com Charlie não foi realmente sobre onisciência. Na verdade, tratava-se da impecabilidade de Jesus.

Tocando Sua natureza humana, Jesus não é obrigado a ser onisciente para ser meu Salvador. No entanto, Ele indispensável que ele seja sem pecado. Jesus seria contado entre os transgressores por ensinar um erro. Ele alegou falar com base na autoridade de Seu Pai (João 8.28; 14.10). Ele também declarou: “Eu sou a verdade” (João 14.6). Essa é a mais alta reivindicação à autoridade docente já proferida. Se um homem que afirma ser a verdade e não dizer nada a não ser pela autoridade divina ensina o erro, isso é pecado. E se Ele pecar uma vez, não temos um Salvador. É isso que está em jogo.

Quando eu expliquei isso para Charlie, ele me disse: “Eu tenho um problema”. Ao que eu respondi: “Sim, você tem. Você quer se livrar da visão de Jesus das Escrituras e se apegar a Ele como seu Salvador e Senhor. Você está em terrenos muito instáveis, se quiser ser consistente.” Charlie vivia na brisa deliciosa de uma feliz incoerência. Mas você vê qual é o problema aqui? É a integridade de Cristo.

Charlie é um bom exemplo de uma pessoa que pode negar a inerrância, mas ainda crê em Jesus como Senhor e Salvador. Mas isso só é possível se alguém for inconsistente. Felizmente, Deus não exige consistência perfeita em nossa teologia para a salvação. Se fosse esse o caso, nenhum pecador poderia ser salvo, porque nenhum pecador se apega a uma teologia perfeita. Isso não significa, no entanto, que devamos nos contentar com a incoerência. No fim das contas, a inerrância é inseparável da cristologia. Se Jesus não ensinasse essa visão das Escrituras, a discussão acabaria. A questão não é a sacrossantidade de um livro, de um “papa de papel” ou da bibliolatria. O que está em jogo é a integridade da pessoa e da obra de Jesus. Ele só pode nos salvar se Ele for sem pecado, e Ele é sem pecado somente se todos os Seus ensinamentos — incluindo o que Ele ensina sobre as Escrituras — forem verdadeiros.

Por: R.C. Sproul. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: What Difference Does an Inerrant Bible Make? | Responsável pela tradução e edição: Vinicius Lima.