Plantações são igrejas e plantadores são pastores

Introdução à série Plantando igrejas saudáveis

Primeiramente, uma palavra de agradecimento aos nossos amigos nos ministérios Pillar Church Planting Network (especialmente, Phil Newton e Matt Rogers) e 20Schems (especialmente, Matthew Spandler-Davidson), por sua ajuda nesta edição de Church Matters. Ambos os ministérios têm gastado mais tempo pensando sobre plantação de igreja do que o ministério 9Marks o tem feito, especialmente sobre os detalhes práticos e fundamentais de plantação de igreja. Isso é a razão por que pensamos que eles seriam grandes parceiros com os quais deveríamos trabalhar para esta edição.

Vários temas são considerados neste volume. Desejo citar apenas dois. Primeiro, plantações e plantadores de igreja são, às vezes, tratados como algo diferente de igrejas e pastores. Plantações são igrejas; plantadores são pastores. Diga-o duas vezes, se ajudá-lo a lembrar.

A razão por que enfatizo isso é que todo o mundo de literatura, programas, instrumentos de avaliação e seminários a respeito de plantar igrejas, no decorrer de poucas décadas, obtém muito frequentemente suas sugestões do mundo de negócios e não da Bíblia. Nós, porém, queremos que sua igreja pense nos potenciais plantadores de igreja que, como você, podem ser futuros pastores — de acordo com as qualificações e competências salientadas pelos apóstolos.

Também queremos que você pense nas plantações de igreja como igrejas. Tenho ouvido, muitas vezes, um plantador falar sobre a sua “plantação de igreja” de um, dois ou cinco anos de idade. Eu lhe pergunto se celebram a Ceia do Senhor. Quando ele responde: “Sim”, digo-lhe que não precisam mais continuar chamando-a “plantação de igreja”. Ela é uma igreja agora, com todos os direitos, deveres e privilégios consequentes. Meu alvo em dizer isso é tanto fortalecê-lo — “O bebê já cresceu!” — quanto lembrar-lhe, de modo sutil, que sua igreja deve ser dirigida pela Escritura. A Bíblia governa as igrejas.

Para saber mais sobre este tema, veja o novo e excelente livro Planting By Pastoring (Plantando por Pastorear), de Nathan Knight.

Um segundo tema considerado neste volume é a conexão entre igrejas e suas plantações de igrejas. Igrejas saudáveis e organizadas biblicamente tendem a plantar igrejas saudáveis e organizadas biblicamente. Igrejas não saudáveis e não organizadas biblicamente tendem a plantar esse mesmo tipo de igreja. Isso não significa que você precisa esperar até que sua igreja esteja no auge da saúde antes de começar uma plantação. Significa, de fato, que o que sua igreja aspira se transferirá. Afinal de contas, filhos valorizam o que os seus pais valorizam. Significa que o primeiro passo em direção a plantar uma nova igreja pode ser considerar a saúde de sua própria igreja.

Nós, nos ministérios Pillar, 20Schemes e 9Marks, desejamos que esta série de artigos sobre plantação de igrejas seja edificante e instrutiva.

Por: Jonathan Leeman. ©9Marks. Traduzido com permissão. Tradução por Francisco Wellington Ferreira. Edição e revisão por Vinicius Lima.