Glorificando a Deus em nosso corpo (Filipenses 1.20)

 

Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. (Filipenses 1.20)

 

Seu corpo e o que você faz com ele são importantes.

Mais de uma vez em seus escritos, o apóstolo Paulo expressa grande preocupação com o corpo das pessoas. Ele pergunta aos coríntios, por exemplo: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus […]?” Então ele continua dizendo: “Não sois de vós mesmos […] Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1Co 6.19-20). Em outras palavras, nosso corpo pertence ao Deus que o criou e o sustenta. Essa maneira de pensar está no cerne da teologia de Paulo.

Paulo encontrou grande alegria em saber que Jesus seria honrado, ou exaltado, em seu próprio corpo. Seu principal objetivo e oração era que, em seu ministério, ele possuísse coragem e fidelidade para fazer isso. Para Paulo, exaltar a Cristo significava valorizar seu grande nome: dar glória a ele. Vemos essa atitude expressa por João Batista, que disse de Jesus: “Convém que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30). De igual forma, você nunca encontrará Paulo chamando a atenção para si mesmo. Ele se via apenas como um canal que levava a Cristo.

Não é surpresa, então, que, quando ele quis estabelecer suas credenciais como apóstolo, Paulo não disse “Ninguém me cause problemas” apenas porque ele era um apóstolo poderoso ou porque ele foi usado por Deus para pregar o Evangelho. Não — ele disse: “Ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus” (Gl 6.17, itálico acrescentado). Através de seu corpo, seu compromisso foi revelado. Ele foi cada vez mais abusado por sua devoção a Cristo. Ele finalmente foi para o túmulo marcado, brutalizado e desfigurado — no entanto, durante suas provações, seu grito permaneceu: “Eu me alegrarei”.

Deus era Senhor sobre toda a vida de Paulo: seu corpo, seu tempo, sua totalidade. Só isso poderia lhe trazer tanta alegria. Só isso pode nos trazer tanta alegria.

A conclusão é que você não pertence a si mesmo. Nada que você tem é seu. Tudo é uma mordomia, quer Deus lhe tenha dado muito, quer pouco. Você pertence a Deus, seu Criador e seu Redentor. Um dia, ele nos ressuscitará com corpos glorificados e imperecíveis (1Co 15.42-44, 51-54). Por enquanto, nesta vida, ele nos chama para servi-lo neste corpo. Em tudo o que você fizer com ele, então, que o seu corpo seja uma oferta que você alegremente coloca diante de Deus.

 

Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!