Um blog do Ministério Fiel  Um blog do Ministério Fiel

Leia a Bíblia Inteira em 2013

2013-mais-biblia

Olá leitores do VE. Como foi sua vida espiritual em 2012? Mais especificamente, como foi sua leitura bíblia em 2012?

Fizemos uma pesquisa algum tempo atrás com vocês e as respostas foram as seguintes:

Você já leu a Bíblia inteira?

  • Sim (48%)
  • Não (51%)

Você lê a Bíblia diariamente?

  • Sim (73%)
  • Não (26%)

Aparentemente, metade de vocês jamais leu a Bíblia inteira (e isso é ruim), apesar de 3 a cada 4 leitores afirmarem ler a Bíblia diariamente. De qualquer forma, queremos ajudá-lo a ler a Bíblia inteira em 2013.

Leia corretamente

Tratamos anteriormente sobre as formas erradas de se ler a Bíblia. Uma delas, talvez a mais comum, é a A Abordagem Mina de Ouro: ler a Bíblia como uma mina vasta, cavernosa e sombria, onde ocasionalmente tropeça-se em uma pedra de inspiração. Resultado: leitura confusa. Ler a Bíblia assim provavelmente o levará ao desânimo quando chegar em Levíticos ou Números, por exemplo. Mas lembre-se: a Bíblia não é chata; avatar é chato!

Outra abordagem comum é A Abordagem Heróica: ler a Bíblia como um hall da fama moral que dá um exemplo após outro de gigantes espirituais que devem ser imitados. Resultado: leitura desesperadora. Se você lê a passagem que Davi mata Golias e tudo o que você medita sobre isso é como você irá vencer os gigantes de sua vida, você precisa parar de ler a Bíblia (especialmente o Antigo Testamento) de forma biográfica moralista.

Além dos artigos linkados acima, aconselhamos a leitura do artigo de Paul Washer: Como Interpretar a Bíblia

Qual tradução usar?

Se você está preocupado com qual tradução usar, confira a resposta de Augustus Nicodemus. Minhas sugestão pessoal é: comece com a ARA (Almeida Revista e Atualizada) e a cada ano leia em uma tradução diferente (lembrando que tem Bíblias que são paráfrases e não traduções).

Preparação para a leitura

Duas rápidas dicas: (1) planeje seu horário de devocional e, através da repetição, transforme isso em um bom hábito. Lembre-se: o diabo vence nossa devocional antes mesmo de acontecerem por não planejarmos; (2) Ore o IDDS antes de ler (não se esqueça que compreender corretamente as Escrituras é uma obra sobrenatural do Espírito Santo, então você precisa tanto se esforçar para entender corretamente o texto como orar):

  • Inclina-me o coração aos teus testemunhos (Salmos 119:36)
  • Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. (Salmos 119:18)
  • Dispõe-me o coração para só temer o teu nome. (Salmos 86:11)
  • Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. (Salmos 90:14)

O puritano Thomas Watson fornece mais dicas valiosas aqui.

Cronogramas de Leitura

Chegamos nos finalmentes. Aumentamos mais um Plano de Leitura Bíblica a nossa coleção.

Plano de Leitura Bíblica Convencional. Leitura sequencial de um trecho do Antigo Testamento e um do Novo, mais salmos ou provérbios. Este plano lê o Novo Testamento, os Salmos e os Provérbios duas vezes.

Plano de Leitura Bíblica Espaçado. Este plano foi elaborado por Discipleship Journal da Navpress.  A leitura é de livros inteiros da bíblia, intercalando entre o VT e NT, mais um livro poético ou Isaías. O grande destaque do plano é que ele tem somente 25 dias no mês, de forma que sempre sobra tempo para colocar a leitura em dia quando há algum atraso (o que ocorre frequentemente com a maioria das pessoas). Perder o compasso é muito frustrante e o plano leva isso em consideração.

Plano de Leitura Bíblica Diversificado. Disponível na ESV Studt Bible, este plano possui uma leitura diária de quatro agrupados literários diferentes da Bíblia: (1) Salmos e Literatura de Sabedoria, (2) Pentateuco e História de Israel, (3) Crônicas e Profetas e (4)  Evangelhos e Epístolas.

Qual usar? O que mais lhe agradar, mas se você não é muito disciplinado em sua leitura bíblica, eu recomendaria o Plano Espaçado.





  • George Lucas

    O que vocês acham daqueles planos de leitura capa-a-capa, tipo, seguido mesmo… de Gênesis a Apocalipse.

    • Yago

      Eu pretendo fazer esse plano, mas não agora, eu sigo meu próprio plano, mas esses ai são uma boa. Costumo ler salmos diariamente e, futuramente, acrescentar provérbios Junto com eles acrescento um livro do antigo e um do novo e repito o mesmo processo todos os dias, tem sido muito bom pra mim, mas esses ai estão muito bons também.

    • http://www.facebook.com/rodrigo.ibmsj Dimas Rodrigo Santos

      Fala irmão, eu acho uma boa, fiz uma vez e foi tao bom como cronologicamente. A dificuldade q possa acontecer é de você “linkar” um acontecimento a outro. ex: os salmos com os acontecimentos em 1 e 2 samuel. mas o mais importante é você deixar o Senhor guiar seus estudos e Ele abrir seus olhos para desfrutar da palavra. qualquer forma é boa, desde que seu coração esteja nEle. forte abraço.

      • George Lucas

        Eu já li assim também. Vou experimentar esse plano que lê o AT uma vez, e o NT, Salmos e Provérbios duas vezes.
        Valeu. ;)

  • Fellyp Cranudo Vieira

    Great… vamos que dessa vez eu consigo (*rsss)

  • http://www.facebook.com/samuelvarela Samuel Varela Souza

    O plano que eu gosto mais de usar é a da leitura Cronológica. Ou seja, lendo as passagens bíblicas em ordem cronológica, seguindo o curso de como as histórias iam acontecendo.

  • luciano

    Pretendo seguir um plano de leitura com o número de capítulos fixos. Por enquanto, estou tentando ler 7 capítulos todos os dias, começando em gênesis. Já li até o capitulo 26 ou 25, começando a 4 dias atrás. Fiz uma pesquisa de quantos capítulos possui a bíblia e dividi por 7 capítulos, deu uma média de 166 dias para ler toda a bíblia, menos que a metade do ano.

    Claro que não consigo perfeitamente. Sempre que vou continuar, tenho que reler um poucos os capítulos anteriores para lembrar todo o contexto e nem sempre consigo ler tudo, ficando entre 4 e 6 capítulos lidos. Algo que eu queria dividir aqui é o seguinte: Paulo possuía apenas o AT quando ministrava. Sendo assim, penso que devemos ler o AT visando os ensinos do NT. Como 1 Cor 10.6 diz, devemos ler o AT como sombras e figuras daquele que devia vir e usa-lo de exemplo para nós hoje.

    Casos que consegui meditar no AT sobre assuntos tratados no NT, foram:

    ~ Casamento entre crentes e descrentes 1 Cor 7 -> Abraão ordena seu criado a buscar uma mulher para Isaac entre os familiares e apenas entre os familiares. Gn 24

    ~ Salvação por meio de Jesus -> Adão e Eva se cobrem com as folhas, mas Deus lhe dá roupas de animais, mostrando que o sacrifício de dois animais foi necessário para cobrir a ‘nudez’ do casal. Gn 3-4

    ~ Sacrifício de Jesus -> Abraão oferecendo seu filho Isaac, uma prefiguração. Gn 22

    ~ Paradoxo entre a declaração do NT sobre Abraão, onde ele sempre é usado como exemplo de fé pelos escritos dos apóstolos. Na historia de Abraão, no AT, vemos que na maioria das situações, ele foi incrédulo. ex: Gn 12.10 – Gn 16 – Gn 17.15 – Gn 20.

    Enfim, queria apenas dividir isso com vocês e encoraja-los (e me sentir encorajado também rsrs) a lermos desde o inicio e não ficar pulando de livro em livro. (Claro, leia sua meta fixa do dia – 4 capítulos por exemplo – e depois leia o NT, mas vai de cada um).

    abraços.

    • Anonimo

      Eu recomendo começar pelo Novo Testamento, porque Jesus deixou as “Boas Novas” para nós, não que eu não deva (ou iriei) ler o Velho Testamento só acho que é bem melhor aprofundar no Novo primeiro para depois ler o Velho.

      • Heber

        A base do Novo é o Antigo Testamento. Não se começa um livro da metade em diante. É fundamental compreender as profecias que apontam para Cristo e chegar no Novo e compreender as profecias de Cristo para o futuro vendo o cumprimento do Antigo Testamento perfeitamente. Há uma beleza que só o Espírito Santo pode mostrar na leitura sistemática da Bíblia!

        • samuel dos anjos santos

          isso dessa maneira que vc falou é pra quem ja conhece melhor a nova aliança (novo testamento) concordo plenamente comgabriel … o fato de muitas pessoas se tornarem legalistas e pessoas orando até contra vizinhos por considerarem inimigos e pedindo a Deus que castigue e coisas desse tipo sem base na nova aliança. boa noite fique com o graça de Deus

      • http://www.facebook.com/GabrielLucasSede Gabriel Luckas

        Depende. Se for um cristao jah firmado no evangelho seria bom comecar pelo AT, pois com a consciencia do Evangelho durante e depois da leitura do AT a pessoa teria uma Visao mais ampla.

        Se for um “leigo” ou novo convertido aconselharia as Cartas, depois os evangelhos e só entao o AT. Se bem que foi assim que aprendi a Jesus depois de anos de Igreja, e isso comecando em Galatas ;D

        o Espirito tem seus meios de nos ensinar rs paz

  • http://www.sigocaminho.com/ Ricardo Luís Ferreira

    Já li a Bíblia algumas vezes, mas sempre do meu jeito. Tentei ler através de “plano de leitura”, mas sempre acabo abandonando. Vou tentar esse ano com o Plano Espaçado, parece bom. Abraços meus irmãos e Feliz Ano Novo!

  • http://www.facebook.com/GabrielLucasSede Gabriel Luckas

    Jah li A biblia inteira 1 vez (faltaram alguns salmos, confesso rs)
    Eh Otimo, principalmente quando se tem uma noçao cronologica do que se está lendo pra nao confundir as coisas e “Linkar”, como disse um irmao aqui embaixo, os acontecimentos e épocas.

    Meu plano de Leitura pra 2013 é voltar a ler o AT. Faz 3 anos que só Leio o NT.
    Tá Brabo rsrs

    Aconselho a quem for Le-la Inteira procurar uma biblia de estudo ou um comentario biblico pra antes de Ler o Livro escolhido analisar o contexto historico, data, quem escreveu, etc .. é bem edificante!

    paz

  • Adriane Cardozo

    AMei!

  • Manoela

    Que benção…. Vou pegar para ler no cronograma Plano de Leitura Bíblica Convencional.

  • Thiago Alencar

    Valeu irmãos do VE por compartilhar as dicas, vou usá-las, quero muito ter mais disciplina no meu devocional. Queria compartilhar um material muito bom sobre o tema:

    http://www.revistaimpacto.com.br/categoria/vida-devocional-desenvolvimento-sustentavel-do-espirito
    (ao lado direito tem todas as materias da revista no menu verde)

    Deus abençoe!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1473003733 Kevin Alx

    A leitura sistemática, se esse seria o termo correto, que se lê capitulo apos capitulo começando em gênesis ate apocalipse num é recomendada não?

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vinícius Musselman Pimentel

      Claro que sim, mas tenho visto vários parando em Levíticos quando fazem esse esquema. Mas se você tem feito esse plano até o final, continue =]

  • Lorivaldo Oliveira Santos -

    A melhor maneira de ler a Bíblia é quando a alma tem fome, Mt 4:4: Lc 4:4 e sede, Sl 42:1. O ser humano somente satisfaz se os dois complementos estiverem na mesma essência. Deste modo é quando adentramos no santuário da Bíblia Sagrada, Sl 73. A gente descobre a ciência, a sabedoria e a inteligência espiritual coadunado a unção do Santo, Is 11:2; I Jo 2:20,27. Não precisa melhor sacrifício do que este, Hb 13:15. Considere isso para a sua pesquisa no Salmo 119. Senhor, 24 vezes; Deus 1 vez, Sl 119:115; luz, 2 vezes, Sl 119:105,130; mandamento (s) 26 vezes; lei, 24 vezes, estatuto (s) 20 vezes; testemunho, 21 vezes; salvação, 6 vezes; preceitos, 17 vezes; verdade, 6 vezes; palavra, 40 vezes; vezes, Sl 119:164, uma vez; inimigos, 3 vezes; caminhos, 7 vezes; justiça, 9 vezes; juízo, 21 vezes; coração, 15 vezes; inteligência, 3 vezes; céu, 1 vez, Sl 119:89; pronome, tua: 88 vezes; pronome teu 123 vezes; interrogação (?) 4 vezes, 119:9,82,84 a,b; dá-me 5 vezes: 119:34,73,125,144,169.

    Esforça-te, Js 1:8.

    Prof. Lorivaldo Oliveira Santos
    loriolivs.662011@hotmail.com

    Pirapozinho, SP
    Assembleia de Deus.
    21h47

  • Danielle sardinha

    eu quero saber onde em salmos 119 eu acho naquela tarde do primeiro dea da semana só que eu nn acho