[PVE] Precisamos guardar a Lei?

Acesso a todos os E-books da Editora Fiel por R$ 9,90.

PERGUNTA

Graça e paz a vocês,

Visitando alguns sites há um tempo atrás, procurava algo sobre os crentes messiânicos (judeus crentes no evangelho), e vi algumas coisas interessantes. Em um dos pontos em que não concordei com a doutrina deles estava esse:

“Os gentios que se convertem ao Senhor Jesus não necessitam guardar a Lei, mas nós que somos judeus justificados pelo sangue de Jesus temos que guardá-la”.

Eles apresentaram vários textos do novo testamento “comprovando isso”. Eles, pelo que lembro, dizem que são justificados somente pela fé, mas que como agora o Espírito Santo está neles, eles podem guardar a Lei que antes, pela carne, não poderiam.

Os judeus que se convertem ao Senhor precisam guardar a Lei?

____________________________________

RESPOSTA

Darei uma resposta simples, mas espero que seja suficiente.

Antes de responder sua pergunta, precisamos entender o que eles (ou você) entendem por Lei. Teologicamente falando, dividi-se a Lei em três partes: a lei civil, a lei cerimonial e a Lei Moral. (Veja este artigo de Solano Portela para um estudo mais profundo)

A lei civil e cerimonial são questões como: forma de governo, circuncisão, “carne de porco”, sacrifícios, quem pode ser sacerdote, etc. Estas vertentes da lei foram abolidas. Vejamos:

  • Lei cerimonial:

Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hebreus 7:12)

Lendo o contexto, percebe-se que a lei ao qual o autor de Hebreus se refere é a lei que constitui sacerdotes (Hebreus 7:28), ou seja, a lei cerimonial.

  • Lei civil:

Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. (Lucas 20:25)

Mostrando a separação entre o governo humano e o divino, nesta nova era, que é diferente da de Israel (para um entendimento mais profundo desta diferença de eras leia este artigo de John Piper).

Sendo assim, bem sabemos que Jesus disse:

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. (Mateus 5:17)

Então, quando Jesus veio, Ele cumpriu toda a Lei Divina, tanto a sombra da lei cerimonial (sacrifício único e perfeito, sacerdote eterno, etc.) e da lei civil (assumindo o reinado messiânico, etc.), como a Lei Moral.

Contudo, a Lei Moral não foi abolida, porque nem o pode ser, pois é um reflexo do caráter Santo de Deus e é o caráter divino que define algo como pecado. Esta Lei Moral está resumida nos 10 mandamentos e ainda mais resumida nos dois grandes mandamento.

Cabe ressaltar que Jesus não veio trazer uma nova lei. No sermão do monte, Cristo não estava abolindo a Lei Divina, mas o entendimento errado e os mandamentos humanos que colocaram sobre ela; e Ele fez isso mostrando o sentido mais profundo da Lei. Aliás, os dois grandes mandamentos, que são um, também não são uma nova lei, mas Jesus estava respondendo ao fariseu que perguntou qual “o grande mandamento na lei” (Mateus 22:36).

Portanto, a Lei Moral ainda vigora e todo crente (judeu ou gentio) deve cumpri-la. Se o judeu messiânico referia-se a esta Lei, então estou de acordo; e realmente só conseguimos cumpri-la através do poder regenerador e santificador do Espírito Santo.

Contudo, acho que a lei que os judeus messiânicos estavam se referindo é a cerimonial. Assim sendo, é importante dizer que, apesar de alguns crentes judeus continuarem a guardar algumas cerimônias no NT, isso não foi feito porque eles eram obrigados a isso, mas por costume e temporariamente. No NT não existe mais diferença entre judeu e gentio, todos estão debaixo da mesma condenação, todos tem acesso a Deus em um Espírito e todos têm que cumprir a mesma Lei, a Lei de Cristo, que é a Divina Lei Moral.

Para um maior entendimento do perigo de se guardar a lei cerimonial buscando ser aceito por Deus sugiro a leitura de Gálatas, Colossenses e Hebreus.

Por Vinícius M. Pimentel. © Voltemos Ao Evangelho. Website: VoltemosAoEvangelho.com
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

____________________________________

O iPródigo está fazendo um série de “prodcast” sobre os 10 mandamentos. Confira!