um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Breves conselhos se você está pensando em deixar sua igreja – Mark Dever

Sabemos que muitos dos leitores do VE foram despertados para o Evangelho, mas se encontram em igrejas onde o mesmo não aconteceu. Já postamos uma série de Bobby Jamieson, do ministério 9Marks, onde ele fala sobre a dificuldade (quase impossibilidade) de se mudar uma igreja, sem mudar o púlpito ou sem causar divisão:

  1. Porque Você Não Pode Mudar Sua Igreja
  2. Quando você pode mudar sua igreja?
  3. Como Mudar Sua Igreja
  4. Como Viver Com o Que Você Não Consegue Mudar

Também postamos recomendações por Mark Dever e R. W. Glenn do que procurar em uma nova igreja. Mas e sair? O que fazer antes de deixar sua igreja? Mark Dever dá breves conselhos em seu livreto O que é uma Igreja Saudável? (leitura essencial para quem quer achar uma igreja saudável). Um presente do ministério Fiel para você

Clique aqui e baixe o ebook O que é uma Igreja Saudável gratuitamente!

Antes da decisão final

1. Ore.

2. Informe ao seu pastor o que você está pensando, antes de mudar para outra igreja ou tomar sua decisão de mudar-se para outra cidade. Peça-lhe conselhos.

3. Analise seus motivos. Você deseja sair da igreja por causa de conflito pessoal e pecaminoso ou desapontamento? Se for por causa de razões doutrinárias, essas doutrinas são questões importantes?

4. Faça tudo que puder para restabelecer qualquer relacionamento rompido.

5. Assegure-se de levar em conta todas as “evidências da graça” que você tem visto na igreja — ocasiões em que a obra de Deus é evidente. Se você não pode observar qualquer evidência da graça de Deus, talvez deva examinar outra vez seu próprio coração (Mt 7.3-5).

6. Seja humilde. Reconheça que você não dispõe de todos os fatos e avalie amavelmente as pessoas e as circunstâncias (proporcione-lhes o benefício da dúvida).

Se você for de fato sair

1. Não divida o corpo.

2. Tenha muito cuidado para não mostrar descontentamento mesmo entre seus amigos mais achegados. Lembre-se: você não quer nada que obstrua o crescimento espiritual deles na igreja. Rejeite qualquer desejo por fofoca (às vezes referida como “expressar seus pensamentos” ou “dizer como se sente”).

3. Ore em favor e abençoe a igreja e a sua liderança. Descubra maneiras de tornar isso prático.

4. Se você foi magoado, perdoe, assim como você foi perdoado.

Extraído do livro “O que é uma igreja saudável?”. Copyright © Editora Fiel 2009.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

61 Comentários
  1. Tales Jaco Diz

    Se você for de fato sair

    5. Pegue um megafone e grite com toda força de seus pulmões: SAI DELA, POVO MEU, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

  2. Tales Jaco Diz

    Se você for de fato sair

    5. Pegue um megafone e grite com toda força de seus pulmões: SAI DELA, POVO MEU, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

  3. Tales Jaco Diz

    Se você for de fato sair

    5. Pegue um megafone e grite com toda força de seus pulmões: SAI DELA, POVO MEU, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

  4. Josué Carlos Diz

    Tem casos e casos, né? É preciso sabedoria em todos eles!

  5. Leonardo Custodio de Jesus Diz

    e quando a igreja tem uma doutrina deturpado a respeito de salvação e algumas outrasa coisas, deve-se sair sem falar nada com ninguem?!

  6. Francisca Rodrigues Diz

    Muito edificante!

  7. Davi Rodrigues Diz

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

  8. Leila Anjos Diz

    Gostei. Muito boa a mensagem. Eu estava precisando mesmo de uma orientação a esse respeito.

  9. José Mauro Diz

    se tem a certeza que a igreja é herética ou seus líderes são falsos pastores , denuncie o pecado e pule fora ou como muitos, aliene-se no constrangimento e muralhas de joguetes psicológicos e manipulativos e saia caladinho para o sistema poder continuar…

  10. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    Tales, estamos falando de igrejas verdadeiras e não sinagogas de Satanás.

  11. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    O texto está falando de igrejas verdadeiras (mesmo que sejam doentes) e não de sinagogas de Satanás (igrejas onde nem o evangelho é pregado). Neste caso, deve-se falar, mas isso não significa ser imprudente. Sair espumando pela boca pode acabar não adornando o evangelho.

  12. João Gabriel Diz

    Só existiu uma Igreja Santa aqui nessa terra, Que é a Igreja de Atos, porém Santa ( santidade = separado ) não disse perfeita ok, pois essa só acontecerá no céu quando JESUS voltar e buscar sua noiva. Temos que entender que Santidade não é ter azinhas e auréolas,Santidade até mesmo segundo o Aurélio significa Separados, ou seja estamos separados desse mundo não pertencemos mais a ele, e sim a JESUS, mais isso não nos impede de pecar, pois esta escrito no livro de 1º João que aquele que diz não pecar, já pecou. Então o que entendo com isso, não existira igreja perfeita, nessa terra não, mais existe um evangelho perfeito, onde a cada dia nos apegamos a ele pois ele nos aperfeiçoará a cada dia, então antes de se firmar em alguma igreja, estudo a visão dela, converse com o pastor dela,e veja se você se “enquadra” na visão dessa congregação. Porém tenha sempre na mente, Igreja somos nós, onde vamos cultuar a DEUS se chama templo, logo Igrejas são imperfeitas, porém procuram a cada dia se moldar no evangelho ( Bíblia ) pois sabemos que o Autor dela, é quem nos dará a salvação. Paz a todos os leitores irmãos em CRISTO JESUS.

  13. Tales Jaco Diz

    O evangelho é suficiente para você?

    Um dos pontos que diferencia evangélicos das seitas pseudocristãs é a suficiência da Palavra de Deus. Todo cristão evangélico sustenta que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus, totalmente suficiente, ao ponto de já não necessitarmos novas revelações alheias ao evangelho, nem de aparições angelicais ou ainda tradições esclerosadas de origem duvidosa. Na verdad…
    e, afirmar a Suficiência das Escrituras equivale a que não precisamos de nenhuma outra coisa além do evangelho. Nada além das Escrituras.

    Se isso for verdade, segue-se que todo o resto é enfeite de culto. É bonito, interessante, as vezes didático, mas secundário. Remova o púlpito, e ainda terá uma igreja cristã. Remova as cadeiras e não perderemos nada. Desligue o ar condicionado do templo e ainda teremos uma igreja evangélica. Acabe com o grupo de musica, desligue o projetor, e ainda teremos uma igreja evangélica, uma pregação evangélica, e um culto evangélico. Será?

    Imagine que um dia você chega na sua igreja e encontra um templo vazio: o púlpito não está lá, as cadeiras acolchoadas também não, não há instrumentos musicais, nem banda, nem letras no telão, nem teatro, danças, coreografias, nada nesse estilo. Você entra e tudo o que vê é um homem com uma Bíblia na mão. Como você reagiria? Como você se sentiria? Será que você ainda pensaria que está entrando em uma igreja? Será que a sua igreja sobreviveria sem todos estes elementos secundários? Será que sua fé resistiria a todas essas mudanças? Se nós tivéssemos cultos somente de pregação, as pessoas assistiriam mesmo assim?

    Em outras palavras, o Evangelho é realmente suficiente para nós?

    A verdade é que se estes elementos deixassem de existir, muitas igrejas desapareceriam também. Isso porque são igrejas centradas em vaidades, e não no evangelho de Cristo. Para elas, a suficiência das Escrituras é apenas um dogma a ser confessado, e não uma verdade para ser vivida!

    Pastor, proponho que você faça o seguinte: Remova as cadeiras, tire o púlpito do lugar, desligue os ventiladores, tire os instrumentos e todas as outras coisas não essenciais de sua igreja e aguarde seu rebanho com a Bíblia na mão. Use a oportunidade para falar da suficiência da Palavra. Mostre a eles a diferença entre o essencial e aquilo que é secundário. Deixe que eles sentem no chão, com a Bíblia sobre as pernas e saboreiem a Palavra sem distrações. Aproveite para dizer a eles que milhões de crentes ao redor do mundo se reúnem assim: sem cadeiras, sem edifícios ostentosos, ar condicionado, projetores e banda de musica; são os cristãos perseguidos. Conte a eles como, para milhões de crentes ao redor do mundo, a Bíblia é suficiente.

    Marque reuniões mensais assim, onde vocês se despojarão de tudo o que não é essencial para saborear a Palavra e viver como a igreja primitiva e como os crentes perseguidos. Tenham refeições em comum durante este período e intercedam pelos seus irmãos em todo mundo. E se depois de alguns dias você ficar sozinho com a Bíblia na mão, comece a plantar de novo, pois o que você tinha não era uma igreja evangélica, um rebanho de ovelhas, mas apenas uma seita centrada em uma infinidade de elementos não essenciais, mas totalmente distante da verdadeira fé e do evangelho de Deus.

    ***
    Leonardo Gonçalves

  14. Tales Jaco Diz

    Aos Desigrejados Maltrapilhos
    Por Alex Martins

    Recebi um email com o título "Não seja um desigrejado", confesso que não li nem a primeira linha e mandei direto para a lixeira, já sei o que eles dizem de cor e salteado.

    Não quero saber dos malefícios de viver "longe da igreja"; nem quero receber mais dicas de como conviver com os defeitos dela.

    O fato é que a igreja se tornou um lugar bom demais para mim e não me sinto a vontade lá.

    Quero um lugar onde encontre gente como eu, falha, impotente, carente e dependente da Graça de Deus.

    Preciso de um lugar onde maltrapilhos possam entrar, que não seja um lugar onde se desfila as ultimas tendências da moda ou onde se exalam perfumes caros.

    Preciso de um pastor que tenha coragem de dizer que sente que Deus não o esta ouvindo, que as vezes se sente sozinho e sem respostas divinas, compartilhando um sentimento que todo ser humano tem. Não quero um pastor que se gabe de ter sempre suas orações respondidas, que bata no peito e diga que Deus o ouve sempre, que Ele nos dará o fim que desejamos e nem que faça propaganda dos resultados do seu ultimo período de jejum.

    Não quero gente com o DNA de Deus nem aspirante à apóstolo da vez.

    Preciso de gente que eu possa confessar meus pecados sem que eles abram a boca espantados perguntando como eu fui capaz de fazer aquilo. Preciso daqueles que dizem: Eu sei como é pois o bem que quero fazer esse não faço mas o mal que não quero esse eu faço. [Romanos 7:19]

    Não quero os que expulsam – demônios, doenças, desemprego,mau olhado, maldição hereditária, problemas no casamento ou defeitos no motor do carro; – quero os que invocam – compreensão, empatia, ajuda, perdão, ombro amigo e amor.

    Não quero aqueles que conquistam o mundo em uma conferencia de final de semana, nem aqueles que mudam o ano em 12 dias de clamor. Quero aqueles que lutam sobremaneira para conquistar a si mesmos pois como diz provérbios: Maior é aquele que conquista a si próprio do que aquele que conquista uma cidade. [Pv 16:32]

    Não quero os mágicos que manipulam leis espirituais nem os retóricos que dizem que a oração move a mão de Deus. Antes, quero aqueles que abaixam a cabeça, batem no peito e dizem: Ó Deus sê propicio a mim, pecador! [Lucas 18:13]

    Não quero um ambiente, similar ao corporativo, onde haja uma escada do sucesso. Onde se começa auxiliar e depois se vá subindo galgando novos títulos e aumentando patentes. Quero aqueles que entendem que entre nós não é assim, mas que o maior seja aquele que mais se diminui. [Mateus 20:25-26]

    "Na igreja primitiva o sentido de 'O mundo entrou na igreja' era quando uma igreja deixava de ser feita por pessoas iguais, do mesmo nível, e assim era construída uma hierarquia definida por títulos onde um era mais importante do que o outro. Essa era a definição de 'O mundo entrou na igreja'"
    [adaptado de Ariovaldo Ramos]

    Não quero simonistas vendendo o sagrado. Em lugar deles quero aqueles que não fazem barganhas com Deus e nem mesmo a freqüência ao culto é moeda de troca para se adquirir o favor divino.

    Não quero um ambiente que mais se pareça um clube das boas maneiras. Prefiro um lugar onde eu tenha que trancar bem o carro e ficar de olho na bolsa na cadeira pois é um lugar freqüentemente visitado por ladroes, traficantes e usuários de drogas pois reconhecem ali um lugar de refugio para suas mazelas. [Mateus 9:10-11]

    "Nossa igreja precisa ser mais mal freqüentada; tem gente boa demais aqui"

    [Ed Rene Kivitz]

    Também prostitutas e homossexuais gostam de frequentá-la pois é um lugar onde são amados e aceitos como em nenhum outro lugar na sociedade.

    Não quero gente que não fique doente, que não fique desempregada ou que não passe problemas com o filho adolescente; e nem que ache que essas coisas são ações do diabo. Quero aqueles que como Jó dizem: Deus deu, Deus tirou, bendito seja o nome do senhor! [Jó 1:21]

    "A igreja se tornou uma liga da justiça cheia de super heróis onde um reles mortal não se sente mais em casa."

    Não quero os economistas que acham que o Reino de Deus é lugar para se investir, estimulando a juntar e aguardar bens. Quero aqueles que compartilham e repartem e que ao final da vida possam dizer: acabei a carreira e a única coisa que guardei foi a fé. [2º Tim 4:7]

    Não quero aqueles que fazem questão de avisar a mão esquerda aquilo que a direita fez. Prefiro aqueles que como na parábola das ovelhas e dos bodes ao serem parabenizados pelos seus feitos exclamaram atônitos: mas Senhor quando agente fez isso? [Mateus 25:37]

    Não quero uma comunidade que se junta e faz campanha para adquirir um microfone SHURE ou um teclado KORG mas nunca faz uma campanha para comprar arroz e feijão para os necessitados.

    Não quero uma comunidade que se nomeie igreja, mas que de igreja tem só o nome. Dessa eu serei sempre um desigrejado.

    Se por desigrejado se entende aquele que crê em Deus mas não frequenta periodicamente uma reunião religiosa dominical, nem pratica os ritos dessa religião, nem se almeja crescer em sua hierarquia e nem se considera seus mais altos sacerdotes pessoas mais importantes do que os outros; então posso dizer com todas as letras e dando graças a Deus que sou um DESIGREJADO.

    Sei que não há instituições perfeitas, porque elas são compostas por seres humanos consequentemente falhos, mas procuro frequentar uma igreja onde eu me sinta bem, onde não passe a maior parte do louvor em silencio por não concordar com a letra da música, nem que me achem um papagaio mandando eu repetir isso ou aquilo uma centena de vezes, nem que discorde de mais da metade da mensagem ou que, para mim, o Deus pregado ali seja um deus desconhecido.

    Porém é difícil encontrar um lugar assim, conheço 3 mas o mais perto fica uns 30 km da minha casa e vou quando posso. E depois de tentar ir em vários outros lugares mais perto e sair pior que entrei ou ser obrigado a sair antes de terminar a reunião, ou depois chegar em casa e ter que explicar aos meus filhos que não é nada daquilo; decidi que me é melhor passar o domingo com minha família em casa fazendo qualquer coisa do que ir a um lugar que não traz vida para mim.

    Quando posso eu vou num lugar onde me estimulam a pensar, numa igreja onde me sinto bem, onde aproveito, não sou manipulado, nem constrangido de forma alguma, onde sempre saio melhor que entrei.

    Com uma mensagem que me faz pensar a semana toda e onde possa sair não para lutar e vencer na segunda feira, mas para servir e propagar o Reino de Deus que é um reino de justiça e paz.

    Conheço alguns pastores e lideres que se orgulham de suas igrejas mas que lhes seria melhor seguir o conselho dito por Deus através do profeta Amós:

    "Não aguento mais seus cultos e suas reuniões solenes. Parem com suas músicas e tirem suas bandas de louvor do palco; em lugar disso corra a justiça como um rio e a honestidade como uma enchente"
    [Amós 5:21-24]

  15. Leonardo Custodio de Jesus Diz

    Vinícius Musselman Pimentel isso eu entendi, rs.

  16. Daniel Diz

    Não existe “sair da Igreja”. O que existe é sair da denominação, da corporação religiosa. A pessoa sai do corpo de Cristo, de fato, quando deixa de seguir a Cristo. Isso sim é sair da igreja.

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      O NT usa o termo igreja em (no mínimo) dois sentidos: universal e local. A igreja universal (não confundir com IURD) compõe todos os salvos de todas as eras. Realmente não há como sair dessa. Mas também há o sentido local, igreja de Corinto, Éfeso, etc. Sendo assim, é possível sair de uma igreja local e ir para outra.

  17. abraao levi Diz

    e as igrejas da visão celular?

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Podemos ver algo como “grupos pequenos” em Atos 2. Mas se a célula se torna a igreja da pessoa, então a definição de igreja local foi deturpada.

      Agora, a “visão celular” carrega outras bagagens, as quais são mais perigosas.

  18. Giovani Dutra Fotografias Diz

    Caramba, vc é entendido!!!

  19. Menina Diz

    Queria ter visto esse post antes, não por me arrepender de ter mudado de igreja, mas pela maneira como sai. Gerei muita confusão e conflitos, nos outros e em mim mesma, e ainda comentei com alguns membros da antiga denominação os motivos que me levaram a sair de lá. Ainda hoje, após 9 meses, me pego comentando com pessoas próximas sobre esse assunto. Não cheguei a fazer facções, mas gostaria de ter saído de forma mais amigável. Fui ofendida e também ofendi. O resultado disso é que perdi o contato com os amigos da antiga igreja. Eu queria ter saído de forma humilde e grata de lá, sem ferir meus irmãos. Penso que a revelação da verdade gerou-me arrogância e prepotência. Não agi da forma correta. Deus tenha misericórdia da minha vida! Só um desabafo, irmãos!

  20. Luiz Ribeiro Diz

    Cara como pode ainda existir pessoas tão religiosas? Como posso sair da igreja se a igreja sou eu? como posso sair de mim mesmo? Como os religiosos conseguiram incutir na mente das pessoas q elas precisam de uma instituição para ter comunhão com o Pai? pra q serve uma instituição senão para arrecadar os dízimos? como disse o Vinícios Pimentel, sinagoga de satanás? quais não são hoje em dia? qual delas se achega á Deus? todas estão voltadas á lei, aos costumes do A.T. E por mais q digam q não, seus atos as condenam, seus pupitos se tornaram palcos, o dinheiro arrecadado para alimentar os carentes são destinados á construções e compra de aparelhos de som, isso quando o pastor não o rouba. Estevão antes de morrer disse q Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, Paulo afirma q nosso corpo é q é o templo do Espirito, mas os religiosos insistem em afirmar apontando para a instituição.. Esta é a casa de Deus… Vai aí um conselho, vc tem o desejo de SAIR? SAI LOGO, mas não se filie á outra instituição, faça como Jesus, como os apóstolos, como Paulo, tenha o mundo como sua instituição, prega a quem precise, dizime a quem tem necessidades, fale do amor de Cristo ao mundo sem instituições…

  21. Romeu Sátiro Diz

    Muito bom o texto; eu também anseio por isso Tales; no entanto o lugar em que eu mais tenho encontrado todo esse tipo de pessoas é na própria igreja. e eu entendo que me distanciar não vai gerar transformação nenhuma e que também um refugio cavernoso não é uma atitude bíblica ;não consigo imaginar Paulo fugindo dos conflitos e pecados absurdos que ocorriam na igreja de Corinto , mas sempre o vejo como um pastor piedoso tentando sanar o mal que insistia em estar as portas do rebanho. Vejo que você tem certo grau de instrução bíblica, e – penso eu – dons maravilhosos; estes serão melhor aproveitados e investidos se colocados a disposição dos santos, mesmo que isso o leve a ter que estar em um ambiente não tão perfeito como o seu padrão acima exige. Que Deus nos abençoe!
    Paz!

  22. Nando Silva Diz

    Luiz, vamos fomentar um pouquinho, rsrsrs. Onde está o problema verdadeiro? No puteiro, nas putas ou só na prostituição? Na boca de fumo, no traficante ou só naquele vício que destroi a pessoa?

  23. Anibal Paulo Diz

    sai dela povo meu. As reformas nunca acabaram. Muitas vezes é preciso sair, instituições, números, etc… e entrar em doutrina dos apostolos, comunhao, partir do pão, sem formalismos, sem acepção, sem judaismo, sacerdotismo, dizimo… olhando para Jesus, mas… não como muitos tem olhado, um Jesus gospel, da prosperidade, da pregação antropocentrica, do triunfalismo, e sim para as palavras do Senhor Jesus, como estas: "Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve." Minha experiencia: Somente depois que sair da instituição, pude realmente ter mais liberdade para exercer o dom que Deus nos deu. Mas… Sair da instituição não é sair de Cristo, e sim de não ter comunhão com as ambições instituidas pelos homens, de poder politico, e de tudo que já foi exposto acima.

  24. Nando Silva Diz

    Em outras palavras…. Onde está o problema verdadeiro? No Templo de Herodes, nos fariseus ou na hipocrisia? Nas instituições, nos maus pastores ou no engano (que em certa medida vivemos todos nós que "vemos em espelho em enigmas")?

  25. Nando Silva Diz

    Pergunto por que suas ultimas frases foram muito divinas, porém, por vezes você faz parecer que o problema é a instituição ou o valorizar a instituição por si só, ao invés de somente, etão somente, os pecados vívidos, como a hipocrisia, a religiosidade, a falta de misericórdia, etc… Digo, por que ao ler os evangelhos, não vejo nem Jesus e nem os discípulos lutarem contra o Judaísmo (que era a religião da época), atos falam que os cristãos de jerusalém eram todos zelosos da lei (ou seja, a religiosidade dos ritos da religião judaíca não impediam em nada o viver cristo nos cristãos judeus, só os gentios).

  26. Nando Silva Diz

    Pra ser sincero não vejo Jesus nem mesmo condenando o Farisaísmo enquanto ramificação do judaísmo da época, ele só condenava a hipocrisia, a ostentação, a falta de miser

  27. Nando Silva Diz

    ricordia e excessos de regras dos líderes. Condenava o pecado deles. Agora, do farisaísmo pelo farisaísmo, Jesus se apropriou de varios discursos desta mesma escola judaíca, tipo "o primeiro mandamento é amar a Deus e o segundo ao proximo" ou "faça aos outros o que querem que vos façam" …

  28. Nando Silva Diz

    Resumindo…. O problema a ser combatido não deveria ser o pecado (religiosidade, hipocrisia, etc…) ao ínves das intintuições por sí? Não é possivel que vivamos os mesmo males mesmo do lado de fora? O problema é realmente o puteiro (local, tijolos e camas) mesmo, ou mesmo os cafetões (homem com coração entorpecido e a entorpecer)? Ou seria a maldade que se apoderou deles, e também de parte dos fariseus, e também dos mercadores da fé? Desta confusão mental que fazem eles apedrejarem, sem ciencia do que fazem, o Filho do Homem?

  29. Nando Silva Diz

    A propósito, concordo com quase absolutamente tudo dito acima por você. Minha questão é só este transformar da instituição num bode expiatório de nossas culpas, que se lançado pra longe, deixa-nos sarados. Particularmente acho que sem instituição vivemos os mesmos pecados, de forma menos vísivel na verdade, mas os mesmissímos pecados. A mesma prepotencia espiritual

  30. Nando Silva Diz

    A mesma falta de misericórdia pelos que sofrem, o mesmo legalismo.

  31. Luiz Ribeiro Diz

    Nando Silva Nao luto contra a instituição, luto contra os falsos profetas q elas abrigam, desde q o Macedo inaugurou a grande prostituta dos evangelhos pastores veem lutando contra suas doutrinas infundamentadas, mas com o decorrer do tempo todos se voltaram a suas praticas, como se diz, quando não se pode com ele, junte se… as instituições perderam o caminho, conduziram se a um beco sem saída levando almas a se prostituirem também, quando verbalmente ataco as instituições, é na tentativa de mostrar o lado negativo q elas preenchem na vida dos q ainda têm temor do Senhor, mas como Jonas estão dormindo o sono da indolência. Como vc citou, o problema não esta nas prostitutas, nem nos puteiros, e nem ainda na prostituição, mas esta nos gigolôs, que ás ensinam a se prostituirem, caso acabemos com as prostituição, ela voltará pois existem diversos gigolôs que ensinaram novamente a arte. Acorde as prostitutas para a realidade e verá q elas não se deixaram enganar, ensina as q a vida pode ser diferente e verá q ela será diferente. O ser humano tem tendencia á se deixar seduzir por outros.

  32. Luiz Ribeiro Diz

    Nando Silva O grande proposito dos evangelhos é o combate ao pecado sim, este é o grande desafio da igreja de Cristo, porem o q as instituições têm feito não é combate á pecado, mas transferência de pecados, as pessoas são libertas das drogas, prostituição, idolatria, macumba… mas encarceradas nas instituições, deixam os pecados aparentes e se encarceram em pecados menos aparente… São pessoas q se dizem livres em Cristo, mas não lhes foram ensinadas a perdoar, dividir, amar, são pessoas q têm medo da morte, estão a anos nas instituições e ainda sequer têm certeza de salvação… pois o que as instituições ensinam é ao que esta aparente, ao fisico, quando precisam exercerem fé, só se for para Deus abrir portas, para acumularem dinheiro, para terem casas, carros, se elas passarem dificuldades, terão sua fé abalada. pois servem á Deus somente pelo que Ele tem a oferecer, e não pelo q Ele é. São assim pq as instituintes as ensinaram assim. Palavra afirma q sem fé é impossível agradar á Deus e q fé sem vinculo com o espiritual é esta q as instituições ensinam? olhe o texto… vc vaio sair por questões doutrinarias e elas são importantes? CLARO que são, pois o Jesus apresentado pelas instituições é TOTALMENTE diferente dos evangelhos, o dos evangelhos é manso, o das instituições é vingativo, o dos evangelhos é pobre e não tem onde reclinar a cabeça, o das instituições é dono de ouro de prata, é empresario, é um cara q não entende q a vida na terra é carregar cruz, existem sim momentos de tranquilidade, mas quando vem as lutas o Jesus dos evangelhos não sai correndo atraz de curandeiros, de profetas, de campanha, de oração forte, o Jesus dos evangelhos sabe q nem só de pão vive o homem.

  33. Nando Silva Diz

    Luiz Ribeiro kkkkkk macedo inaugurou kkkkkkkkk Muito bom. kkkkkkk

  34. Nando Silva Diz

    Luiz, concordo com tudo o que diz. Estes pecados precisam ser denunciados. As pessoas precisam ser libertas deles. Mas pra mim instituições religiosas são como cadeiras, não fazem bem nem mal. Os seres humanos é que dão sentidos positivos ou negativos as mesmas, até por que as instituições religiosas são elaboradas, formadas e organizadas por pessoas. Estes sentidos devem ser combatidos, a intituição pouco importa. Tipo, não sou contra a Igreja Catolíca. De forma alguma. Sou contra a indolatria. Se seguir os passos de Jesus, o camarada pode pertencer a que instituição que quiser: Igreja Católica, Testemunha de Jeová, Judaísmo Messiânico, Máfia Azul, Galocura, Universal do Reino de Deus, Paulo, Apolo, o diabo a 4, rsrsrs. O lance é ensinar a guardar os mandamentos. A partir daí a pessoa toma seus próprios rumos. Sair e ficar na instituição não é a questão. A questão é seguir os passos de Cristo. Vamo que vamo, rsrsrs.

  35. Matheus Rangel Diz

    Anibal Paulo – A verdade é que é mais fácil ao homem ficar em casa sem dar satisfação da sua vida aos irmãos do que procurar uma igreja séria onde possa servir e ser exortado por "aqueles que de coração pura invocam o nome do Senhor". "Deus concedeu uns para apóstolos, outros para pastores, outros para evangelistas" tudo para o serviço do Reino. Eu encontraria centenas, talvez milhares de versículos bíblicos para te exortar, mas acho que você já ouviu vários de outros irmãos né? Então porque não deixar de "ser sábio aos próprios olhos" e dar ouvidos aos conselhos de Deus??? (Provérbios 19: 20)

  36. Luiz Ribeiro Diz

    Nando Silva NÃO.. NÃO VEJO COMO UTILIZAR AS INSTITUIÇÕES COMO BODE EXPIATÓRIO, RECONHEÇO NOSSAS FALHAS E PECADOS, se vc quiser satisfazer um ser humano, Diga a ele que ele esta certo em sua teoria, diga á ele que ele é possuidor do evangelho verdadeiro, o homem é voltado a se inflar quando ouve aplausos e holofotes direcionados a sua direção, então nossa maior dificuldade, é libertar nos de nós mesmos. Queremos mudar o mundo, mas temos dificuldades em aceitar nossas falhas, enquanto não aceitarmos a necessidades de mudanças em nossas vidas, como vamos mudar o mundo? Devemos ser nós mesmos a mudança, e assim mostraremos ao mundo como se vive um evangelho verdadeiro, pois a verdadeira realidade de mudança não deve ser dita, mas demonstrada em atitudes, viver os evangelhos é dar ao mundo uma opção de vida. Porem quando vc trabalha numa empresa q existem regras, e vê seu superior quebrando todas, vc relaxa… é assim q as pessoas fazem, se lhes foi ensinadas a serem assim, não mudam, podem ler os evangelhos de capa a capa, mas não mudaram, pois foram ensinadas pelos " pastores" e colocam em suas mentes q se o q ele disse se estiver errado, eles é q darão contas á Deus… pessoas preferem serem conduzidas a serem livres, preferem ficarem presas no curral e pela manhã terem capim pra comerem, do q terem um campo aberto e a partir dai, escolherem seus alimentos… o q as pessoas conhecem como submissão dentro das instituições, eu classifico como escravidão, ser submisso é se render á um líder acima de vc, no caso de igreja, Cristo e mais ninguém, ninguém espiritualmente falando esta acima de mim fora Cristo. E os "pastores q fazem? interpretam trechos do V.T dizendo q falta de submissão é rebelião, q por sua vez é macumbaria, q por sua vez vem do diabo, e vindo do diabo a pessoa prefere não mexer pois tem um medo desgraçado do bicho… q fazem as instituições? trabalham o psicológico dos neófitos para angariarem sua obediência cega e sem questionamento. Não tenho as instituições como bode expiatório, mas elas se acham os bambambans… Se Paulo fosse transladado para nossa época, vc acredita q ele teria lugar nos púlpitos das instituições? 02 razoes para q NÃO!!! 01.. Ele com seu sermão todo cheio de evangelho, seria considerado um herege… 02… Não dariam á ele oportunidade, pois sendo ele um homem de Deus, iria arrebanhar toda a congregação e o pastor ficaria com as finanças sem créditos, só pelo dinheiro é q ele não poderia pregar…

  37. Luiz Ribeiro Diz

    Nando Silva eu me considero um DESIGREJADO. KKK.

    https://www.youtube.com/watch?v=5xcj7XZ_K3M#t=45

  38. Luiz Ribeiro Diz

    vale uma fala de Lutero… TODO ENSINAMENTO CONTRARIO AS ESCRITURAS DEVE SER REJEITADO, MESMO Q FAÇA CHOVER MILAGRES… A regra utilizada pelas instituições não é se é certo, mas se dá certo…

  39. Matheus Rangel Diz

    Vinícius Musselman Pimentel – Fico triste ao ver muitas pessoas comentando aqui que não congregam em nenhuma igreja, ignorando o versiculo "Não deixei-vos de congregar" Hebreus 10:25.

  40. Nando Silva Diz

    "Por enquanto eles estão nos chamando de desingrejado, mas como você disse, daqui a pouco esse nome vai ganhar outra conotação e a gente vai ficar tranquilo" kkkkkkkk Pior que é, kkkk, sempre foi assim.

  41. Tales Jaco Diz

    Matheus Rangel acredito que o irmão esta incorrendo em um erro que eu cometi por muitos anos, "texto fora de contexto gerando pretextos". Para melhor entendimento deste texto é necessário ler todo o capitulo, com certeza você homem inteligente que é, verá que esta congregação a que se refere o autor é a (GRAÇA), e não uma aglomeração de pessoas, e muitos menos uma instituição a qual hoje chamam de igreja (Igreja com CNPJ). No mais meu amado, todos tem o direito de frequentar ou não estas instituições e eu respeito, o que não pode é impor isso e querer resbaldar biblicamente, porque você pode ter certeza, não encontraram resbaldo. Ainda que houvesse um texto de Paulo ou de qualquer irmão os quais eu respeito,considero e aprendo muitas coisa, jamais se sobreporiam aos ensinamentos de Jesus, ao menos para mim, NÃO.
    Abraço.

  42. Tales Jaco Diz

    Romeu Sátiro . meu brother! Entendo suas colocações e vejo que o irmão sinceramente esta engajado com a causa de Cristo, o desejo do meu coração é que meu irmão relesse o cap. 10 do evangelho segundo João, e por alguns segundos se transportasse para Templo de em Jerusalém, vesse Jesus passeando no alpendre de Salomão, fazendo aquele discurso libertador, e interpretasse cada uma daquelas figuras, (Pastor, ovelhas, ladrão, mercenário e o lobo) ouvissse Ele chamando suas ovelhas para fora, ah! Meu irmão, oxalá que todos entendessem, que o foi abolido por Jesus (religiões) os homens refizero tudo denovo. Não sei se meu amado conhece mas reflita nesta musica: http://www.youtube.com/watch?v=87ubQOyrtZQ

    Abraço

  43. Tales Jaco Diz
  44. Tales Jaco Diz
  45. Jackson Oliveira Diz

    muito bom

  46. Matheus Rangel Diz

    Tales Jaco – O padrão o qual eu me apego é o estudo da Palavra, e não videos no youtube que não utilizam em momento algum a pregação de versículos.

  47. Tales Jaco Diz

    Matheus Rangel ,Percebi quando você usou Hb 10:25. Vale apena ver direito.

  48. Matheus Rangel Diz

    Tales Jaco Se para você poderia em hipótese alguma ter ensinamentos diferentes entre Paulo, e Jesus. E se para você há diferença entre uma aglomeração de pessoas que servem verdadeiramente a Cristo e aos irmãos, e as igrejas das cartas Paulinas; nossa conversa acaba aqui. Longe de mim discutir, o problema é seu com Deus.

  49. Matheus Rangel Diz

    Tales Jaco – Favor procurar o significado de cada palavra do capitulo 10 através do dicionário em português. Depois separar os termos, expressões e verbos no original, com o significado de cada um em português. Ai depois agente pode conversar sobre esse versículo, te passo até meu e-mail para termos uma conversa bíblica. O que acha?

  50. Tales Jaco Diz

    Você quer eu faça isso outra vez, EXEGETA?! otimo, o meu é [email protected]

  51. Tales Jaco Diz
  52. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    Acho engraçado, Tales, que você pensa que está protestando aqui, mal sabendo que nós legendamos esse vídeo: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2011/10/isso-e-discipulado-uniao-com-ame-cristo-wallpaper/

  53. Tales Jaco Diz

    Vinícius Musselman Pimentel , meu Deus, e o que que tem haver? Irmão não estou criticando o trabalho do (voltemos ao evangelho) conheço o trabalhos dos irmãos e acompanho já a um bom tempo. assim como acompanho quase todas boas pagina de apologética, Púlpito Cristão, Desejando Deus, Nova Cristandade, Arte de Chocar e Voltemos ao Evangelho e sou extremamente grato a todos que me ajudaram a sair do engodo que eu vivia outrora.
    Mas as vezes eu discordo e algumas coisas, é só isso.
    Este vídeo que o irmão me informa que legendaro é muito bom, esta versão narrada pelo Flávio Siqueira, outro cara fantástico que acompanho, deveria ser exibido em todas "igrejas" institucionalizada, penso eu.
    Abraço.

  54. Moacir Júnior Diz

    Meu amado Tales já pensei bem próximo disso que você pensa, talvez um pouco pior, ms somos seres que podemos mudar, isso que você deseja é um desejo do seu coração, não necessariamente o desejo do Pai, em toda e qualquer denominação acharemos coisas que nos desagradam pois foram criadas por homens falhos como eu e você, portanto devemos absorver aquilo que o Espírito Santo de Deus, que habita nos filhos de Deus, nos incomodar que devemos levar como relevante. “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos”(IITm 4.3), toda essa exortação que você deseja ouvir é simplesmente um desejo do seu coração, lembre-se que a igreja de Deus não é Batista, Presbiteriana, Assembléia… a Igreja de Deus é a Igreja de Deus, única, Santa, Verdadeira e que ele levará pra morada eterna com o Pai, mas Deus nos deixou bem claro que até lá nós deveríamos juntar forças, congregar é uma dessas formas, não é a única, mas também é importante, portanto não seja um desigrejado, entregue essa sua fraqueza a Deus e Ele lhe tornará forte e você verá o quanto estava errado, mas não é por força nem por violência que mudarei sua forma de pensar e agir, mas sim pela ação do Espírito Santo de Deus(Zc4.6).
    Paz

  55. Moacir Júnior Diz

    Meu amado Tales já pensei bem próximo disso que você pensa, talvez um pouco pior, ms somos seres que podemos mudar, isso que você deseja é um desejo do seu coração, não necessariamente o desejo do Pai, em toda e qualquer denominação acharemos coisas que nos desagradam pois foram criadas por homens falhos como eu e você, portanto devemos absorver aquilo que o Espírito Santo de Deus, que habita nos filhos de Deus, nos incomodar que devemos levar como relevante. "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos"(IITm 4.3), toda essa exortação que você deseja ouvir é simplesmente um desejo do seu coração, lembre-se que a igreja de Deus não é Batista, Presbiteriana, Assembléia… a Igreja de Deus é a Igreja de Deus, única, Santa, Verdadeira e que ele levará pra morada eterna com o Pai, mas Deus nos deixou bem claro que até lá nós deveríamos juntar forças, congregar é uma dessas formas, não é a única, mas também é importante, portanto não seja um desigrejado, entregue essa sua fraqueza a Deus e Ele lhe tornará forte e você verá o quanto estava errado, mas não é por força nem por violência que mudarei sua forma de pensar e agir, mas sim pela ação do Espírito Santo de Deus(Zc4.6).
    Paz!

  56. Matheus Rangel Diz

    Tales Jaco MEU EMAIL:

    [email protected]

  57. Luiz Ribeiro Diz

    Matheus Rangel desculpe mas em minha opinião, igreja não é a casa onde nos encontramos, mas as pessoas q se encontram, pelas ruas, nos bairros, na vizinhança, quando o escritor de Hebreus fala de não deixar a congregação, não fala de logradouro, com endereço fixo, mas fala da comunhão q se deve ter uns com outros, na judeia os Hebreus não tinhão endereço fixo, reunião se em casas, praças, ruas, e congregavam ali naqueles lugares, então não se mede a fé de alguém ou a responsabilidade espiritual de uma pessoa levando em consideração onde ele vai para a adoração. Jesus em João 4 fala claramente disto, alias Jesus nunca convidou as pessoas para irem ao templo, quando Ele ia, era num sentido de ensinar, quando se vê Jesus indo ao templo orar? pregar aos gentios? Ele o fazia nos campos, nas praças, nos montes, em beira mar…. quando se vê Paulo admoestando para q as pessoas entrassem num templo para adorar? ou os discípulos? esta teoria de TEMPLO como lugar determinado veio anos apos, com a decadência cristã e introdução do catolicismo… tanto q se vc prestar atenção verá q mesmo apos a reforma as igrejas se separam em partidos: Calvinismo, Luterana, presbiteriana, metodistas… e cada uma tinha uma arquitetura diferenciada da outra, até hoje as mais tradicionais mantem esta arquitetura… Desculpe mas congregar não é uma questão de onde vou, mas de como estou, não te conheço mas congrego contigo, na mesma fé, mesmo Deus, mantendo comunhão, como Paulo disse, VOS SOIS O TEMPLO DE DEUS… LEMBRA Q ANTES DE ESTEVÃO MORRER ELE AFIRMOU: Porque Deus não habita em templos feitos por mãos humanas? pois é, e não habita mesmo.

  58. Luiz Ribeiro Diz

    Tales, vc é um dos q ainda não cairão da fé, boa . não otima mensagem…

  59. Matheus Rangel Diz

    Luiz Ribeiro Você falou tantas besteiras, que está nítido que precisa de ajuda de uma igreja local, para te ensinar as doutrinas da palavra de Deus. Não serei eu que vou te ajudar a esse ponto. O que eu tenho pra dizer é: Que Deus te ajude, para que você não se apoie na "sua opinião" como você mesmo disse. Abraço.

Comentários estão fechados.