Eu estava muito facilmente satisfeito

Quando descobri hoje algo de 50 anos atrás

Uns cinquenta anos atrás, 16 de Novembro de 1968, foi um dos dias mais importantes da minha vida.

Nada é mais importante em todo o universo do que que Deus ser glorificado, e Cristo seja magnificado, e os corações do povo de Deus estejam satisfeitos nele. As implicações desta verdade bíblica são abrangentes. E em um determinado dia um evento começou a trazer tudo isso para mim.

Desde os 22 anos, o hedonismo cristão tem sido meu objetivo, guia e força. Agora, aos 72 anos, é minha preparação final para me encontrar Jesus face a face. Há pouca razão para você se importar com o que eu penso. Mas você deve se importar infinitamente (eu uso a palavra cuidadosamente) se Deus revelou que o hedonismo cristão é verdadeiro. Eu gostaria de convencê-lo de que ele revelou.

Para isso, vou contar o que aconteceu comigo há cinquenta anos, em 16 de novembro de 1968, e porque isso fez toda a diferença. Experiência não é autoridade. Mas pode ser um indicador útil.

Uma tensão não resolvida

Durante meus quatro anos no Wheaton College, em Illinois, de 1964 a 1968, tomei consciência de uma tensão não resolvida em minha experiência cristã. Por um lado, eu sabia, por instrução de meu pai e do Novo Testamento, que eu deveria viver para a glória de Deus. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. (1Co 10.31). Por outro lado, eu sabia por experiência que era motivado continuamente por um desejo de satisfação profunda.

Essas pareciam motivações concorrentes. Eu poderia tentar fazer com que Deus parecesse ótimo, ou eu poderia visar minha própria satisfação. Eu não tinha uma estrutura de pensamento em que esses dois motivos se encaixassem. Eles pareciam alternativos.

Na verdade, quando adolescente, era assim que ouvia o chamado para o serviço cristão. “Você se renderá à vontade de Deus para sua vida, ou continuará buscando sua própria vontade”? Era uma marca de minha própria imaturidade que isso parecesse um dilema frustrante: “Ou siga a vontade de Deus e viva com a frustração de que seus desejos ficarão para sempre insatisfeitos, ou siga a sua vontade e permaneça para sempre fora de sintonia com Deus”.

A atmosfera que respirei

Mas não foram apenas os pregadores que alimentaram o fogo da minha frustração. O próprio Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. (Mc 8.34). O que poderia ser mais claro? Seguir a vontade de Jesus significava não seguir a minha vontade, mas negá-la. Desobedeça e seja arruinado, ou obedeça e viva frustrado.

Foi a atmosfera que respirei. Procurar a glória de Deus ou buscar minha própria satisfação. Ou ainda. Buscar a vontade de Deus e a glória de Deus, ou buscar minha vontade e minha felicidade. E parecia algo defeituoso buscar minha felicidade. Você não pode servir para glória de Deus e para sua alegria.

Eu não fui o único que respirou essa atmosfera. C.S. Lewis disse:

“Se existe, na maioria das mentes modernas, a noção de que desejar o nosso próprio bem e, sinceramente, ter esperança no gozo dele é algo ruim, afirmo que essa noção surgiu de Kant e dos estoicos”. (The Weight of Glory, 27).

Immanuel Kant foi um filósofo alemão cujas visões da motivação cristã, intencional ou não, tiveram esse tipo de efeito. De fato, a ateísta Ayn Rand rejeitou o cristianismo em grande parte porque ela cheirava esse ar “kantiano”, e achou que isso minava a verdadeira virtude. Em uma crítica afiada, ela disse:

“Uma ação é moral, disse Kant, somente se a pessoa não tem o desejo de realizá-la, mas a realiza por um senso de dever e não obtém nenhum benefício dela de qualquer tipo, nem material nem espiritual. Um benefício destrói o valor moral de uma ação. (Assim, se alguém não tem o desejo de ser mau, não pode ser bom; se alguém tem, pode). (For the New Intellectual, 32).

A atmosfera que respirei era exatamente o que Rand descreveu: ser motivado por um benefício próprio “destrói o valor moral de uma ação”.

Cego para a recompensa

Mesmo eruditos bíblicos proeminentes espalham essa atmosfera. Ainda me lembro de um comentário sobre Lucas 14.13–14 de T.W. O livro de Manson, The Sayings of Jesus, que era proeminente quando eu era estudante. Jesus disse: “… ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos”.

Em face disso, Jesus parece estar nos motivando para a arriscada hospitalidade de “mãos abertas”, dizendo-nos que seremos “recompensados ​​com a ressurreição”. Com certeza parece que devemos priorizar nossa própria recompensa a longo prazo em detrimento das perdas de curto prazo aqui. Mas Manson escreveu: “A promessa de recompensa por esse tipo de vida está lá como um fato. Mas você não deve viver assim por causa da recompensa. Se você faz isso, está vivendo do velho modo egoísta”.

Em outras palavras, Jesus nos prometeu uma recompensa, mas ele não esperava que fôssemos motivados por ela. Isso soa estranho, não é? Ayn Rand sentiu esse tipo de pensamento no ar e pensou que representava o verdadeiro cristianismo. Então ela rejeitou o cristianismo. Antes de sua morte, escrevi para ela depois da minha descoberta do hedonismo cristão para tentar persuadi-la do contrário. Ela nunca escreveu de volta.

O problema piora

Quando me formei na faculdade em 1968, ainda não havia descoberto o hedonismo cristão. A atmosfera ainda estava pesada com a tensão entre a busca da glória de Deus de um lado e a busca da minha felicidade do outro. Isso estava prestes a mudar.

Entrei na minha primeira aula no Fuller Seminary com meu professor Daniel Fuller (filho do fundador) no outono de 1968 e ouvi coisas que nunca tinha ouvido antes sobre a relação entre a glória divina e a felicidade humana. O Dr. Fuller me indicou Jonathan Edwards, Blaise Pascal, C.S. Lewis – e a Bíblia! Edwards e Pascal agravaram o problema antes de melhorar.

A avalanche de Edwards

Edwards conquistou minha confiança exaltando a centralidade, a importância, a supremacia e o valor da glória de Deus além de todas as outras realidades. E ele fez isso de uma forma tão completa, apaixonada e bíblica que não havia possibilidade de ele estar à beira de “contrabandear” uma teologia centrada no homem.

Seu livro The End for Which God Created the World (O fim para o qual Deus criou o mundo) talvez seja a mais completa e convincente demonstração de que a glória de Deus é o objetivo final de todas as coisas. O que foi tão avassalador sobre esse livro foi a avalanche de passagens bíblicas usadas para mostrar a paixão de Deus por sua glória.

Isso era novo para mim. Eu sabia do meu dever de viver para a glória de Deus. Mas eu nunca tinha ouvido que Deus vive para a glória de Deus. Eu nunca tinha ouvido falar que o mandamento de Deus para que eu o glorificasse era um convite para me juntar a ele em seu zelo pela sua própria glória. Mas eu fui arrastado nessa avalanche de verdade bíblica – da eternidade para a eternidade.

  • Deus predestinou seu povo “para o louvor da glória da sua graça” (Efésios 1. 4–6).
  • Deus criou o mundo e todos nós “para a sua glória” (Salmo 19. 1; Isaías 43. 7).
  • Deus enviou seu Filho como a encarnação de Deus para que disséssemos: “Vimos a sua glória, glória como do único Filho do Pai” (João 1.14).
  • Deus designou seu Filho para morrer como a propiciação pelos nossos pecados para a glória de Deus: “… precisamente com este propósito vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome”. (João 12. 27–28; Romanos 3. 25–26).
  • Deus nos santifica “por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus” (Filipenses 1. 11).
  • Deus envia Cristo de volta à terra pela segunda vez como a consumação de todas as coisas “para ser glorificado nos seus santos e ser admirado” (2Tessalonicenses 1.9-10).

Então, na tensão que sentia entre perseguir a glória de Deus e buscar minha felicidade, nenhuma solução poderia ser encontrada em enfraquecer minha busca pela glória de Deus. As apostas nesse lado do dilema foram aumentadas para o nível mais alto possível. Sem acordo. Sem diminuição. Eu digo isso com grande alegria, porque eu não estava, e não estou procurando uma forma de me afastar da supremacia absoluta e inalterada da glória de Deus em todas as coisas. Essa é a grande estrela polar no paraíso da minha mente.

A proposta de Pascal

Mas e a outra metade do dilema – a busca da felicidade? As apostas foram aumentadas deste lado também. Blaise Pascal disse isso mais poderosamente do que eu ousaria, embora isso fosse o que eu suspeitasse ser verdade:

“Todos os homens buscam a felicidade. Isso não tem exceção. Seja qual forem os diferentes meios que empreguem, todos eles tendem a esse fim. A causa de alguns irem à guerra e de outros evitá-la está no mesmo desejo em ambos, com diferentes visões. A vontade nunca dá o menor passo a não ser com esse objetivo. Esse é o motivo de toda ação de todo homem, mesmo daqueles que se enforcam”. (Pensées, 45).

Se você não concorda com Pascal, não pare de ler aqui, porque o hedonismo cristão não se sustenta por ele estar certo. O hedonismo cristão não é sobre a busca da alegria que é (todas as pessoas buscam a felicidade), mas a busca da alegria que deve ser (todas as pessoas devem buscar a felicidade).

Meu ponto aqui é simplesmente que Edwards e Pascal agravaram meu problema antes que as coisas melhorassem. Agora o dilema não era apenas uma luta privada dentro de John Piper. Era uma tensão titânica entre a maior lealdade de Deus (sua glória) e a inexorável paixão do homem (nossa felicidade). No meu nível pessoal, a tensão era ainda mais real: Deus não poderia deixar de valorizar sua glória acima de todas as coisas. E John Piper não podia deixar de perseguir a felicidade mais do que ele poderia deixar de ficar com fome.

Então veio a descoberta do que chamei de hedonismo cristão. Aconteceu em duas etapas.

Muito facilmente satisfeito

Em seu programa de aula, o Dr. Fuller citou  C.S. Lewis sob o título “Estamos muito facilmente satisfeitos”. Realmente? Eu pensei que o problema era que queríamos estar satisfeitos. Agora Fuller estava dizendo: Não, nosso problema não é que queremos estar satisfeitos, mas nosso desejo de estar satisfeito é muito fraco. Ele citou Lewis. Eu precisava ver a citação no contexto.

Em 16 de novembro de 1968, eu estava na Livraria Vroman’s, no Colorado Boulevard, em Pasadena. (A loja ainda está lá!) A brochura azul de Lewis, The Weight of Glory, estava diante de mim, com a face para cima em uma mesa de ofertas especiais. Eu abri e li a primeira página. Nada tem sido o mesmo desde então.

“O Novo Testamento tem muito a declarar sobre renúncia, mas não da renúncia como um fim em si. Ele diz-nos que devemos negar a nós mesmos e tomar a nossa cruz para poder seguir a Cristo. E quase todas as descrições da recompensa que se seguirá a essa renúncia contêm um apelo ao desejo natural de felicidade. . ..

Na realidade, se considerarmos as promessas pouco modestas de galardão e a espantosa natureza das recompensas prometidas nos evangelhos, diríamos que nosso Senhor considera nossos desejos não demasiadamente grandes, mas demasiadamente pequenos. Somos criaturas divididas, correndo atrás de álcool, sexo e ambições, desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo seus bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia. Ficamos muito facilmente satisfeitos”.

Esses foram ventos de outras terras. Foi exatamente o oposto do que T.W. Manson me disse sobre não viver em função da recompensa prometida por Cristo. Lewis me disse que eu não estava vivendo o suficiente para a recompensa! Cristo nos deu “promessas escancaradas de recompensa” . . . e nos encontra com nossos desejos não extremamente fortes, mas fracos demais”. O problema não é o desejo de felicidade, mas que nos contentamos com bolinhos de areia quando nos é prometido o paraíso. O grande problema com a humanidade é que não desejamos a felicidade com conhecimento e paixão suficientes.

Todos os instintos bíblicos em mim sabiam que isso estava certo. Quantas vezes eu pude ler as palavras de Jesus: “É mais abençoado dar do que receber” (Atos 20.35) e tentar me convencer: “Sim, mas não deixe a benção prometida influenciar sua doação”? Essa batalha acabou. Jesus fez a promessa, e ele queria que isso nos movesse. Obrigado, C.S. Lewis, por me libertar da negação do óbvio.

Claro, o que ainda não era óbvio era como a ordem de Jesus para buscar a recompensa se conectava com o amor de Deus por sua glória. Esse foi o próximo estágio da descoberta.

Louvor: cumprimento da alegria

Ironicamente, Lewis forneceu a chave, tornando o enigma mais sombrio. Ele ressaltou que o amor de Deus pelo louvor de sua glória havia sido um enorme obstáculo para ele chegar à fé. Quando ele leu os Salmos, ele disse, eles pareciam imaginar o desejo de Deus “por nossa adoração como uma mulher vaidosa que deseja elogios” (Reflections on the Psalms, 109).

Desde aqueles dias em 1968, aprendi que muitos outros tropeçaram no amor de Deus por sua glória. Para muitos, esse amor parece uma viagem ao ego – como uma megalomania. Como Lewis superou essa pedra de tropeço? Em seu livro Reflexões sobre os Salmos, ele explicou como:

“O fato mais óbvio sobre o louvor – seja de Deus ou de qualquer coisa – havia me escapado estranhamente. Pensava nisso em termos de elogio, aprovação ou entrega de honra. Eu nunca tinha notado que todo prazer transborda espontaneamente em elogios, a menos que (e às vezes até) devido à timidez ou o medo de entediar os outros sejam deliberadamente reprimidos. . ..

Eu também não havia notado que, assim como os homens elogiam espontaneamente o que eles valorizam, eles também nos instam espontaneamente a juntar-se a eles para elogiá-lo: ‘Isso não é adorável? Não foi glorioso? Você não acha isso magnífico’? Os salmistas, ao pedir a todos que louvem a Deus, estão fazendo o que todos os homens fazem quando falam do que lhes importa. Toda a minha dificuldade, de forma geral, sobre o louvor a Deus, dependia da minha absurda negação, no que diz respeito ao extremamente valioso, o que gostamos de fazer, o que de fato não podemos deixar de fazer, sobre tudo o que valorizamos.

Acho que gostamos de elogiar o que apreciamos, porque o elogio não apenas expressa, mas completa o prazer; é a própria realização. Não é por obrigação que os amantes continuam dizendo uns aos outros como são bonitos; o prazer é incompleto até que seja expresso”. (109–11, grifo nosso)

Essa foi a chave. O prazer transborda em elogios. Mais precisamente, elogios não expressam apenas prazer; é a própria realização. Louvor é prazer – a expressão de prazer do que valorizamos.

Se o louvor é o transbordamento de alegria no que valorizamos, e se essa alegria não é completa até transbordar em louvor, então Deus está buscando nossa satisfação máxima quando exige nosso louvor. Ele sabe que é o tesouro todo-satisfatório do universo. Isso é um fato, e nenhuma falsa humildade pode torná-lo falso. Ele também sabe que não encontraremos plenitude de felicidade em nenhum outro lugar senão nesse próprio tesouro. Finalmente, ele sabe que louvor é a realização dessa felicidade.

Portanto, ele nos ordena a desfrutá-lo plenamente e convida que esse desfrute chegue à sua realização – a saber, no transbordar do louvor. Em outras palavras, o amor de Deus por sua glória e nosso desejo por ser feliz culminam na mesma experiência de adoração. Isso não é megalomania. Isso é amor.

Casamento Feliz

E é também o casamento feliz do amor de Deus em ser glorificado e meu desejo em ser satisfeito. Louvor é obediência ao mandamento de Deus de que ele seja glorificado. E louvor é a realização do meu desejo de estar satisfeito. Essas duas realidades maciças do universo – glorificação divina e desejo humano – não estão em última análise em desacordo. O antigo conflito – que nunca deveria ter existido – acabou. Foi um ano decisivo: 1968. O hedonismo cristão foi descoberto. Esse tem sido o objetivo, o guia e a força da minha vida e ministério por cinquenta anos.

Ele suportou a prova do tempo – cinco décadas de casamento, quatro décadas de criação de filhos e três décadas de ministério pastoral, todas tecidas com fios de tristeza e alegria. A todo momento, o hedonismo cristão tem sido meu objetivo, guia e força saturados de Bíblia. Ele tocou todas as áreas da vida. E lamento que não tenha penetrado mais profundamente.

Não pretendo ser o melhor exemplo do hedonismo cristão. Conheço muitos outros que encarnam essa realidade melhor que eu. Mas sou uma testemunha. E oro para que meu testemunho não seja em vão. Em toda a minha vida e ministério, eu (ainda) digo como cristão hedonista, não estou escrevendo para “que eu tenha domínio sobre sua fé, mas [eu] quero cooperar para sua alegria” (2Coríntios 1.24). E se Deus me der mais anos de vida, oro para que, até o fim, meu objetivo seja o mesmo do apóstolo Paulo: “que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé”, (Filipenses 1.25).

Dessa maneira, não fazemos da alegria a um deus. Mostramos, antes, que em tudo o que encontramos maior alegria é nosso Deus. E quanto maior a alegria nele, maior a glória que lhe damos. Onde está nosso maior tesouro, há o maior prazer de nosso coração. Essa foi a grande descoberta de 1968: sem conflitos! A glória de Deus e nossa alegria aumentam juntas. Pois Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: I Was Far Too Easily Pleased.

Original: Eu estava muito facilmente satisfeito. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.