Seus sermões despertaram uma igreja adormecida

J. C. Ryle (1816–1900)

Quando John Charles Ryle subiu pela primeira vez ao púlpito da Igreja da Inglaterra, a pregação de seus dias era “seca, pesada, rígida, maçante, fria, desinteressante. . . e destituída de calor, vivacidade, apelo direto ou fogo” (J.C. Ryle: First Bishop of Liverpool, 103).

Ryle fez todos os esforços para quebrar esse modelo, mesmo como um digno bispo de Liverpool. Sua clareza simples era famosa. Uma senhora idosa veio à igreja, na esperança de ouvir o bispo, mas depois disse a uma amiga: “Achei que ouviria algo grande. . .. Ele não é bispo. Eu pude entender cada palavra” (J.C. Ryle: That Man of Granite with the Heart of a Child, 253). Ryle tomou isso como um grande elogio.

Juntamente com a simplicidade e a clareza, a pregação de Ryle levou o que J.I. Packer chama de “força elétrica da expressão” – uma força que recuperou a ênfase bíblica não apenas ao ensinar a palavra, mas ao anunciá-la (Faithfulness and Holiness, 11).

Mudança total e completa

Ryle nasceu em 10 de maio de 1816, perto de Macclesfield, no condado de Cheshire, Inglaterra. Seus pais eram membros nominais da Igreja da Inglaterra, sem nenhum interesse na vital religião. Eles nunca aceitariam a fé evangélica de Ryle, que ele alcançou quando tinha 21 anos.

Até a idade de 21 anos, Ryle diz: “Eu não tinha religião verdadeira. . .. Eu certamente nunca fiz minhas orações, ou li uma palavra da minha Bíblia, desde os meus sete, até meus vinte e um anos de idade. . . A casa do meu pai era respeitável e bem conduzida, mas realmente não havia nem um pouco de [verdadeira] religião nela” (J.C. Ryle: A Self-Portrait, a Partial Autobiography, 35). Mas as coisas estavam prestes a mudar dramaticamente.

Perto do final de 1837, três fatores conspiraram para operar o que Ryle chamou de “uma mudança total e completa” (A Self-Portrait, 35): uma doença grave, a chegada de um pregador do Evangelho à sua cidade natal e a influência dos livros evangélicos. Ele nos conta as verdades que o Espírito Santo imprimiu em sua alma naqueles dias:

“Nada … pareceu-me tão claro e distinto, como minha própria pecaminosidade, a preciosidade de Cristo, o valor da Bíblia, a necessidade absoluta de sair do mundo, a necessidade de nascer de novo, a enorme loucura de toda a doutrina da regeneração batismal. Todas essas coisas, repito, pareceram cintilar sobre mim como um raio de sol no inverno de 1837 e ficaram gravadas em minha mente desde então.” (A Self-Portrait, 42-43).

Empurrado para o Ministério

Nos três anos e meio seguintes, ele trabalhou principalmente no banco que seu pai possuía. Então, o desastre aconteceu, em junho de 1841, quando ele tinha 25 anos. Seu pai perdeu tudo e veio à falência. Ryle descreve esse evento como tão traumático que “se eu não fosse cristão naquela época, não sei se não teria cometido suicídio” (A Self-Portrait, 54).

Agora o que ele faria? Ele não tinha ideia. O reitor da paróquia de Fawley, Rev. Gibson, sabia da conversão de Ryle e de seus dons de liderança, e pediu-lhe para ser cura em Exbury. Foi uma maneira estranha de entrar no ministério no qual ele se tornaria o principal porta-voz evangélico da Igreja da Inglaterra em sua época.

Nunca tive nenhum desejo particular de me tornar um clérigo, e aqueles que imaginavam que minha vontade própria e gostos naturais fossem satisfeitos por ela estavam total e inteiramente enganados. Tornei-me clérigo porque me senti constrangido a isso e não via outro curso de vida aberto para mim. (A Self-Portrait, 59)

Ele preparava dois sermões escritos a cada domingo, falava de improviso na quarta e quinta-feira e visitava sessenta famílias por semana. A igreja logo ficou lotada no domingo. Mas ele renunciou em dois anos (novembro de 1843) por motivos de saúde. “O distrito discordou completamente de mim. . .. Cefaléia constante, indigestão e distúrbios do coração começaram então, e têm sido as pragas, e têm me incomodado desde aquela época” (A Self-Portrait, 64).

Anos de provações singulares

Depois de uma curadoria de cinco meses em Winchester, ele aceitou um chamado para ser reitor em Helmingham, cerca de 135 quilômetros a nordeste de Londres, onde começou na Páscoa de 1844. Ele agora tinha vinte e oito anos e ainda era solteiro. Até agora sua renda não tinha sido suficiente para sustentar uma esposa – uma das razões pelas quais ele aceitou esse chamado depois de apenas cinco meses em Winchester. Mas em Helmingham ele permaneceu dezessete anos.

Em outubro de 1844, seu primeiro ano lá, ele se casou com Matilda Plumbpre. Ela tinha vinte e dois anos e ele vinte e oito. Uma criança, Georgina, nasceu em maio de 1846, e Matilda morreu em junho de 1847. Ryle se casou novamente, em fevereiro de 1849, com Jessie Walker, mas seus dez anos juntos foram “anos de provações singulares” (A Self-Portrait, 79). Jessie nunca estava bem.

Em cinco ocasiões, ela teve que ser confinada em Londres por dois meses cada, e um efeito colateral foi que Ryle pregou em pelo menos sessenta igrejas diferentes em Londres e se tornou muito popular por seu poder no púlpito, ao que ele respondeu: “Eu sempre senti que a popularidade, como era chamada, era uma coisa muito inútil e muito ruim para a alma do homem”( A Self-Portrait, 80).

Jessie teve quatro filhos ao longo dos dez anos de seu casamento: Isabelle, Reginald, Herbert e Arthur. Mas então, em maio de 1860, após uma longa batalha contra a doença de Bright, ela morreu. Durante os últimos cinco anos, Jessie não conseguiu fazer muita coisa e, quando morreu, toda a carga dos cinco filhos, sendo o mais velho de apenas treze anos, ficou para o pai, principalmente os três meninos. Ryle escreve,

“Quanto a férias, descanso e relaxamento durante o ano, nunca tive nenhum; enquanto todo o negócio de entreter e divertir os três meninos à noite recaiu inteiramente sobre mim. Na verdade, todo o estado de coisas foi uma grande tensão para mim, tanto no corpo quanto na mente, e muitas vezes me pergunto como consegui sobreviver a isso.” (A Self-Portrait, 81).

“Príncipe dos Escritores de Folhetos”

Um ano após a morte de Jessie, Ryle aceitou um chamado para ser o vigário de Stradbroke, cerca de trinta quilômetros ao norte de Helmingham. Ele havia servido por dezessete anos no minúsculo vilarejo de Helmingham e agora serviria a Stradbroke por mais dezenove anos. No ano em que começou em Stradbroke, ele se casou pela terceira vez, em 24 de outubro de 1861, com Henrietta Legh-Clowes. Ele tinha quarenta e cinco, ela trinta e seis, ​​e eles foram casados ​​por vinte e oito anos, até que ela morreu em 1889, onze anos antes de sua própria morte em 1900.

Durante os trinta e seis anos nas paróquias rurais de Helmingham e Stradbroke, Ryle estava se tornando uma figura nacional de destaque na Igreja da Inglaterra. Ele estava constantemente escrevendo e viajando para falar. “Ele foi o mais conhecido e mais respeitado escritor e porta-voz do Evangelicalismo durante a década de 1870” (Faithfulness and Santiness, 51).

Uma das grandes ironias da vida de Ryle é que ele teve um brilhante primeiro ensino de clássicos em Oxford, foi um leitor constante de velha e nova teologia, colecionou uma biblioteca de cinco mil volumes e, ainda assim, em minúsculas paróquias rurais, tornou-se “o Príncipe dos escritores de folhetos”(Aquele Homem de Granito com o Coração de uma Criança, 70).

“Folhetos” naqueles dias eram pequenos livretos que, no caso de Ryle, eram sermões e que eram vendidos por centavos. O fato de Ryle valorizar tanto a publicação de folhetos práticos sobre a vida cristã e a vida da igreja mostra o quão zeloso ele era pela santidade pessoal e pela reforma da igreja. Ao escrever e pregar, ele foi primeiro um pastor, e “enquanto lia”, observa Packer, “ao lado da pergunta ‘É verdade?’, A pergunta ‘Que efeito isso terá nas pessoas comuns?’ Estava sempre em sua mente” (Faithfulness and Holiness, 71).

Aos sessenta e quatro anos, após trinta e seis anos em paróquias rurais, quando a maioria das pessoas está prestes a se aposentar, ele foi chamado para ser o primeiro bispo de Liverpool. Então ele se mudou de paróquias de 300 e 1.300 habitantes para uma cidade de mais de 700.000 habitantes, com todos os problemas urbanos que ele nunca havia conhecido pessoalmente. Ele serviu neste cargo por vinte anos, até dois meses antes de sua morte em 10 de junho de 1900, aos 84 anos.

Clareza poderosa

O que fez de Ryle um porta-voz evangélico tão popular e um pregador tão poderoso – tão poderoso que ainda estamos lendo seus sermões mais de cem anos depois? Vimos que a pregação de seus dias era “seca, pesada, rígida, maçante, fria, desinteressante. . . e destituída de calor, vivacidade, apelo direto ou fogo” (J.C. Ryle: First Bishop of Liverpool, 103). O dele era exatamente o oposto. Ryle retornou a pregação verdadeira ao púlpito.

A pregação bíblica, ao contrário do ensino – a palavra grega kerussein ao contrário da didaskein – envolve um tipo de envolvimento emocional representado pela palavra arauto. Existe, na pregação, uma espécie de urgência e uma espécie de vigor. Uma mensagem está sendo entregue pelo Rei do universo – com sua autoridade, em seu nome – e esta mensagem trata de assuntos de infinita importância. O destino eterno dos ouvintes depende de como eles respondem à mensagem.

Isso é pregação. E não importa a personalidade ou tom de preferência do pregador, essa pregação envolve, necessariamente, urgência, vigor e uma convicção penetrante que visa chegar com impulso divino nas mentes e nos corações dos ouvintes.

A pregação de Ryle é um modelo dessa forma para os pregadores. Ryle sabia que deveria crucificar seu estilo literário floreado, que marcou sua primeira pregação (That Man of Granite with the Heart of a Child, 60). A natureza da pregação exigia algo diferente. Algo mais simples, mas mais forte e penetrante. O que se desenvolveu foi surpreendente. Packer se refere a seu

“estilo rápido, simples e vigoroso. . . sua força cultivada, seu uso das palavras mais simples, suas fuzilarias de frases curtas e de uma só frase. . . sua retórica de bater nas costelas, seu fluxo lógico fácil, sua total falta de sentimentalismo e sua resolução de chamar uma espada de espada. (Faithfulness and Holiness, 19).

Não demore

Considere uma porção estendida do que Packer quer dizer com “força elétrica” ​, “fuzilarias” e “retórica de bater nas costelas”. Isto vem de um sermão sobre a demora de Ló em sair de Sodoma e como tantos cristãos hesitam enquanto deixam o pecado.

Você seria encontrado pronto para Cristo em sua segunda aparição – seus lombos cingidos – sua lâmpada acesa – você mesmo vigoroso e preparado para encontrá-lo? Então não demore! . . .

Você desfrutaria de uma forte segurança de sua própria salvação, no dia da doença e no leito da morte? – Você veria com os olhos da fé o céu se abrindo e Jesus se levantando para recebê-lo? Então não demore!

Você seria útil para o mundo em sua época e geração? – Você atrairia os homens do pecado para Cristo, adornaria sua doutrina e tornaria a causa de seu Mestre bela e atraente aos olhos deles? Então não demore!

Você ajudaria seus filhos e parentes a irem em direção ao céu e os faria dizer: “Iremos com você”? – e não a torná-los infiéis e desprezadores de todas as religiões? Então não demore!

Você teria uma grande coroa no dia da aparição de Cristo, não seria a menor e insignificante estrela na glória, não se encontraria como o último e o mais baixo no reino de Deus? Então não demore!

Oh, não deixe nenhum de nós nos demorarmos! Nem o tempo – nem a morte – nem o julgamento – nem o diabo – nem o mundo. Nem deixe os filhos de Deus demorarem. (Holiness, 193)

Mesmo enquanto imprimia as realidades eternas nos corações de seus ouvintes, Ryle nunca se esqueceu de que o próprio Deus deve agir para salvar. Em sua lápide, dois versículos da Escritura capturam os dois aspectos da vida cristã que ele mais proclamava: a luta e o dom. Primeiro, “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4.7). E então, “pela graça sois salvos, mediante a fé” (Ef 2.8).

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: His Sermons Roused a Sleeping Church.

Original: Seus sermões despertaram uma igreja adormecida. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.