Por que apenas homens devem ser pastores e presbíteros

Transcrição do vídeo

Em 1 Timóteo 2.12, Paulo diz: “E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem”. Ele fala a respeito da igreja liderada por Timóteo. Nesse contexto, nossa igreja crê que esse texto significa que a responsabilidade principal pelo governo e pelo ensino pertence a homens espirituais chamados para tal. Essas duas funções, de governo (ou seja, exercer autoridade) e de ensinar, são as duas funções ou dons que diferenciam presbíteros e diáconos.

Portanto, a forma mais simples e clara como aplicamos esse conceito é dizer que os presbíteros desta igreja, encarregados do governo e do ensino, devem ser homens. Mas há uma grande variedade de funções além dessa. Ou seja, uma vez que a igreja é a família de Deus, a realidade da liderança e da submissão nessa família refletem na igreja.

Permita-me resumir. O que é autoridade? Como podemos definir o exercício da autoridade na igreja? E como definir a submissão à autoridade eclesiástica? É algo difícil, e muitas igrejas tropeçam nisso. Sou grato porque temos sido muito pacíficos com relação a isso na última década, em parte por causa de tais definições. Aqui está minha definição de autoridade. Autoridade se refere ao chamado divino de homens espirituais cujo dom é assumir a responsabilidade, como presbíteros, de liderar, servir e ensinar como Cristo o fez. É uma frase longa.

Submissão, por sua vez, refere-se ao chamado divino do restante da igreja, homens e mulheres, a honrar e afirmar a liderança e o ensino, sendo equipados por eles para exercer as centenas de ministérios disponíveis para homens e mulheres no serviço a Cristo. Esse último ponto, centenas de possibilidades e ministérios para homens e mulheres, na igreja e no mundo, é muito importante. Homens e mulheres com chamado para o ministério, ou seja, pessoas cristãs, chamadas para salvar almas, para curar vidas quebradas, para resistir ao mal, para suprir necessidades. As possibilidades e oportunidades para homens e mulheres cujo coração tem esse propósito são infinitas.

E se disserem: “E o que vamos fazer, se não formos presbíteros?”. Há milhares e milhares de oportunidades aguardando. Uma mulher ou um homem cujo coração deseja servir e amar pessoas, suprir necessidades, resistir ao mal, edificar e salvar pessoas, pode fazer isso em infinitas oportunidades no mundo inteiro. Para todos os dons! Dá para fazer isso de forma bíblica! Isso significa que ninguém, homem ou mulher, deve ficar em casa vendo novelas ou futebol enquanto o mundo queima.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Why Eldership Is for Men.

Original: Por que apenas homens devem ser pastores e presbíteros. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro.