Chamado pastoral

Cinco passos para descobrir se você tem um chamado pastoral

Transcrição do audio

O que você vai ouvir agora é uma explanação do Pastor John Piper sobre um tema muito comum: Como saber se você tem o chamado pastoral para o ministério, vamos ouvir John Piper sobre o tema.

 

Se você soubesse que se sair de casa hoje encontraria pessoas e se essas pessoas o seguissem escapariam de um destino de morte certa e milhares de outras que resolvessem não seguir você morreriam, você se sentiria confortável em sair de casa? Você teria coragem de sair de casa?

Usei esse exemplo porque o ministério pastoral é isso: dizer às pessoas que se elas não seguirem a Cristo elas vão morrer eternamente. 

Coxos apoiados em Deus

Talvez você duvide que consiga fazer isso e pense que não consegue desempenhar essa tarefa. Quem está pronto para essa responsabilidade? Em 2 Coríntios 2.16 Paulo faz a mesma pergunta: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?”

“Não existem pastores capazes, missionários capazes, ninguém que segue Jesus Cristo é capaz em si mesmo. Todos nós nos apoiamos em Deus. “

Claro que a resposta correta deveria ser “ninguem”, mas essa não é a resposta de Paulo. Em 2 Coríntios 1.12 Paulo afirma que pela graça de Deus ele desempenha esse ministério. Ele ainda diz em Romanos 1.5. E em 2 Coríntios 3.5, no versículo cinco: “Nossa capacidade vem de Deus”. Então a resposta é: ninguém é suficiente em si mesmo. Não existem pastores capazes, missionários capazes, ninguém que segue Jesus Cristo é capaz em si mesmo. Todos nós nos apoiamos em Deus.  

A pergunta mais importante então deve ser: “Eu sou chamado para esse serviço?’’ Consigo suportar o peso de ser o bom perfume de Cristo apontando para a vida e o cheiro de morte para a morte?

A resposta encontramos no versículo 17.

Cinco Testes

Paulo nos deixa cinco testes para podermos avaliar se realmente somos capazes de assumir essa responsabilidade. Responda essas cinco perguntas e como você responder vai ser determinante para encher sua vida de coragem, para que, com a graça de Deus, você tenha certeza do seu chamado pastoral. 

1. Eu amo Jesus Cristo acima do dinheiro?

Jesus Cristo é valioso o suficiente para que você comercialize sua preciosa palavra? Paulo em 2 Coríntios 2.17 faz o alerta: “Nós não somos como muitas pessoas que entregam a mensagem de Deus como se estivessem fazendo um negócio qualquer”.

Nós não negociamos a palavra de Deus. Nós amamos a Jesus Cristo acima de qualquer coisa, principalmente o dinheiro. Nós não amamos o dinheiro e usamos a Cristo. E essa é a primeira pergunta: Eu amo mais a Jesus Cristo do que ao dinheiro?

“Não amamos o dinheiro e usamos Cristo; amamos a Cristo e podemos dispensar o dinheiro.”

2. Eu vou ser real e íntegro?

Eu vou falar com sinceridade? Eu estou preparado para falar o que realmente penso? Estou pronto para renunciar toda vergonha, toda pretensão, e abrir mão de criar aparências irreais? Eu vou ser verdadeiro?

3. Eu vou falar a Palavra de Deus?

Eu vou falar o que Deus mandar, como aparece em 2 Coríntios 2.17 – Como alguém que representa Deus? Isso quer dizer, eu vou falar com a consciência de que cada palavra que disser não é minha mas de Deus?

Eu vou ter consciência de que a autoridade é da palavra Dele e não vem das minhas palavras? Eu vou viver a sabedoria Dele e o poder Dele e não a minha sabedoria e o meu poder? Eu vou dispensar a minha sabedoria humana e me apoiar apenas na palavra, na sabedoria, poder, e depender Dele e do que vem Dele?

4. Eu vou temer a Deus e não os homens?

Eu vou falar na presença de Deus? O que quer dizer que estou ciente de que vou prestar contas a Deus e serei julgado por Deus e não por homens? Eu vou ter a consciência de que apenas a Deus vou responder por tudo que fizer ou falar? Eu vou lembrar que a única audiência que devo agradar é o próprio Deus e não me preocupar com o que as pessoas vão dizer? Eu estou pronto a não ser influenciado pelas críticas mas estou pronto a buscar discernimento na Palavra de Deus e aprovação apenas de Deus? 

5. Eu encontro tudo o que preciso em Jesus Cristo?

Finalmente se pergunte: Eu vou falar em Jesus Cristo? Eu vou ter minha identidade em Cristo? Eu vou ter minha confiança diante de Deus apenas em Cristo?

Se você for como John Piper, todas as noites você vai se perguntar se está fazendo sempre o melhor em Deus e para Deus. Você vai viver se perguntando se anda fazendo boas escolhas. Porque a vida pode ser um amontoado de escolhas boas e ruins a cada dia. Somente em Cristo podemos ir para a cama a cada fim de dia e dormir em paz porque Ele é minha única esperança. 

De que outra forma podemos viver? Em Cristo temos nossa garantia, em Cristo temos nossa confiança, em Cristo temos nossa esperança, em Cristo temos nossa coragem – Tudo vem de Cristo se estamos unidos a Ele.

Capacitados somente por Cristo

Você não vai encontrar missionários perfeitos ou pastores perfeitos. A resposta para todas as perguntas que acabei de citar é: “Sim. Eu conheço meu coração e é esse meu objetivo, anseio e compromisso. Existem lugares escuros em meu coração onde existem coisas que precisam ser tratadas, eu sei disso. Peço a Deus que me perdoe dos pecados que não me lembro ou dos pecados que não tenho consciência. 

Peço a Deus que me ajude a amar mais a Ele do que ao dinheiro. Que me ajude a ser verdadeiro e sincero. Que me ajude a falar apenas a sua Palavra. Que me ajude a não temer a opinião e o julgamento dos homens. Que me ajude a estar em Cristo e encontrar nele tudo o que necessito para esse ministério.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Am I called to ministry? Five tests. Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão por Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.