um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Retrospectiva 2011

Preparamos uma postagem especial de fim de ano com uma retrospectiva dos melhores vídeos e das melhores postagens. Para acessar basta clicar na imagem.

3 vídeos de 2011 mais vistos

John Piper - Sacrifício Cristão Radical (NDSV)
John Piper & Sovereign Grace Ministries – A Canção do Evangelho
Sovereign Grace Music - In the Valley - No Vale

3 vídeos mais vistos em 2011

John Piper – Faça Guerra
Mulher Virtuosa
David Wilkerson - Angústia

3 vídeos de 2011 recomendados pelo administradores

João Victor – Cristo: o Fundamento
Isso é Discipulado
Filme - Sexta Santa

Bônus: pregações completas postadas com melhor qualidade

3 postagens mais discutidas em 2011

As Verdadeiras Promessas: uma critica à premiação promovida pela Rede Globo
Não Entre na Cabana (vários autores falam sobre as heresias no livro A Cabana)
Por que Deus não salva todos?

A postagem mais polêmica e comentada no ano de 2011 foi sobre o Troféu Promessas. No artigo em questão é feita uma crítica a premiação e aos erros teológicos defendidos no comercial do programa. Questiona-se o desejo por reconhecimento humano ao entrar em uma premiação, sendo tão incoerente como premiar aquele que melhor ora na sua igreja. Também é posto em cheque a concepção errônea dos levitas que paira sobre nossa nação. Em Cristo todo cristão é rei e sacerdote e não somente os músicos. Isso deu o que falar, contudo, a explosão de comentários aqui e no Facebook (aqui, aqui, aqui e aqui) veio após o Festival Promessas transmitido pela Rede Globo. Houve aqueles que se posicionaram contra estar na emissora e aqueles que defenderam usar toda oportunidade. Nós nos posicionamos contra o “evangelho” lá pregado. Não temos nada contra estar na TV, nem supomos conhecer as motivações de cada músico participantes, contudo em muito deixou a desejar a apresentação do Evangelho realizado, quando não houve música notadamente centradas no homem e não em Deus. Nossa oração é que Deus use para glória dele o que foi feito, mas tememos mais um passo rumo a secularização do evangelicalismo brasileiro.

Em segundo lugar, veio a polêmica do livro A Cabana, alguns se posicionando contra e outro a favor, afirmando terem sidos abençoados. Não duvidamos que haja ensinos corretos no livro, mas junto há também ensinos terrivelmente perigosos a uma fé cristã saudável. E é essa mistura que o torna ainda mais perigoso. Se você ainda se posiciona a favor do livro, pelo menos medite nos erros apontados, para que não caia nesses precipícios.

Por fim, o sempre presente debate sobre expiação limitada ocupou o terceiro lugar. Há muito a ser explicado e exposto biblicamente sobre o assunto e retomaremos este ano ao continuarmos a série sobre as doutrinas da graça.

Antes de aquecer seus dedos e começar a debater nesta postagem, peço que acalme os ânimos, ore, acesse a postagem em questão e comente lá.

3 postagens mais vistas em 2011

John Piper – Plena Satisfação em Deus (Completo)
Paul Washer – O Único Deus Verdadeiro
Juliano Heyse – Curso de História da Igreja

Não é sem motivo que essas 3 postagens são as mais vistas no ano de 2011. Elas são realmente incríveis! Em primeiro lugar ficaram os vídeos do DVD Plena Satisfação em Deus de John Piper, disponibilizados online gratuitamente pela Editora Fiel. Um excelente material para ser usado em grupos pequenos e por aqueles que desejam como Davi dizer: “na tua presença há fartura de alegrias” (Salmos 16:11).

Em segundo lugar vem o livro de Paul Washer “O Único Deus Verdadeiro” que traduzimos. Um material excelente para grupos pequenos, escolas dominiais e para todos que desejam conhecer mais sobre os atributos de Deus. Estamos com dificuldades no lançamento do pdf, mas oramos para que Deus nos dê a graça de postar ainda em Janeiro.

Por fim, vem o curso de história da Igreja lecionado por Juliano Heyse. É corretamente dito que aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la, e infelizmente a mesma história mostra que nós cristãos não estamos isentos disso. Então, recomendamos que você assista essas curtas aulas e cresça em conhecimento diante de tamanha “nuvem de testemunhas”.

3 postagens de 2011 recomendadas pelo administradores

Teologia da Prosperidade
180, o filme
Cristo, nossa Vitória!

Nossas recomendações, além das postagens anteriores, ficam para (1) a página sobre Teologia da Prosperidade, onde você pode baixar um e-book de John Piper com 12 apelos contra esta doutrina que faz tanto mal para igreja; (2) o filme 180, um documentário sobre aborto que fez muitos mudarem de ideia nos EUA e esperamos que assim também no Brasil – compartilhe com seus amigos  e (3) o artigo “Cristo, nossa Vitória!” onde argumentamos que ser mais que vencedor não é viver acima dos problemas, das dificuldades e dos sofrimentos, mas em meio a tudo isso permanecer fiel – infelizmente muitos pregadores da prosperidade tiram o versículo do contexto e dão um sentido totalmente diferente.

Bônus: 35 Razões Para Não Pecar (ebook e cartaz A3)

3 séries de 2011 recomendadas pelo administradores

Thomas Watson – As Piores Coisas
Finalmente Vivos
A História do Inferno

Um dos prejuízos do ensino via blog é a segmentação excessiva do conhecimento e a falta de sistematização. Para contornar isso, buscamos no VE fazer séries de postagens. Aliás, em 2011 fizemos várias. Destacamos a série realizada em cima do sermão “As piores coisas” de Thomas Watson. Como foi de grande conforto para as almas daqueles que meditaram sobre o que foi escrito, podendo entender como as piores coisas colaboram para nosso bem (aguarde, em 2012 vamos publicar a outra parte do sermão: “as melhores coisas”).

Após, vem a série sobre o novo nascimento (ou regeneração) baseada no livro Finalmente Vivos, de John Piper, publicado pela Editora Fiel. Como afirma Paul Washer, esta doutrina é uma das mais esquecidas, quando não deturpadas. Então é uma ótima oportunidade de você aprender mais sobre o que é realmente “nascer de novo”.

Por fim, destacamos a série sobre a História do Inferno, tradução de uma publicação da revista Christian History, mostrando a perspectiva de vários cristãos ao longo da história sobre este tema tão quente. A série ainda não foi acabada e será retomada em 2012.

Quais foram as 3 postagens/vídeos que mais edificaram sua vida em 2011?   O que você espera do VE para 2012?

Um feliz Ano Novo, olhando para o dia em que Aquele que fez tudo novo voltará!

9 Comentários
  1. Airton Cláudio Diz

    Perfeito, 2012 é um ano de começar um pequeno grupo lá em casa, e continuar o outro na casa do Yago, né YAGOO! :D

    1. Yago Martins Diz

      Estudar Tiago até cansar, uhu!

      hehehehehe

  2. Cleiton Ricardo Diz

    Valeu amados irmãos, foi um prazer acompanhar o blog em 2011 e será concerteza em 2012, que possamos a cada dia proclamando o verdadeiro evangelho sempre. Que o Deus soberano através do Seu governo e providência continue vos abençoando.

  3. Diego Oliveira Diz

    Quais foram as 3 postagens/vídeos que mais edificaram sua vida em 2011?

    Os três vídeos que mais edificaram, foram “Paul Washer – Persevere em Oração”, “Paul Washer – A Grande Necessidade de Sermos Revestidos de Poder !” e “Paul Washer – O Poder e a Presença de Deus”

    E o que espero do VE para 2012?

    – Biografias dos pregadores do site, e de outros irmãos com testemunhos inspiradores na história cristã. Organizando na página dele, caso tenha, pregações, e-books, artigos, ou qualquer outro meio que tenha sido usado por ele para edificação da igreja

    – Um espaço para que os membros possam dar idéias sobre como o blog pode melhor ainda mais

    – Tradução de algumas períodos na história em que ocorreram avivamentos

    – Uma reflexão sobre os diferentes campos de pensamento sobre o “Derramamento” e “Enchimento” do Espírito Santo, e a opnião do blog ( Se quiserem, tenho um pequeno material comigo sobre isso )

    1. Day Diz

      tbm queeeero uhuhu

  4. Felipe Diz

    Irmãos do VE, vocês foram uma bênção para nós neste ano 2011. Que o Senhor continue abençoando suas vidas, mantenham a integridade da palavra, perseverem, estamos no Caminho certo trilhando para o alvo: Cristo.
    Neste ano de 2012, mais pessoas possam bradar: voltemos ao evangelho.

    Em Cristo.

  5. Isabelle Cristine Diz

    Os que mais me marcaram em 2011 foram: Faça Guerra (John Piper), Mulher Virtuosa (Paul Washer), A Ira de Deus (Tim Conway) e muitos outros.
    É até difícil selecionar.
    Espero que este site ainda exista, e continue abençoando vidas.
    E muitas e muitas postagens rsrs.

  6. Day Diz

    uhuul o VE me edificou muito! meus favoritos 180Movie e Paul washer o único Deus verdadeiro, em 2012 mais e mais de Deus :D nossa queria ver assuntos apocalípticos, finanças, e mais evangelismo seria legal ver ações práticas q estão sendo feitas no Brasil, aaah e mais sobre a igreja no Brasil! a ig e a politica! Obrigada a todos q fazem/colaboram com este site Deus abençoe muuuito vcs com toda sorte de benção que vcs sejam prósperos como é prospera a vossa alma huhu e muitos frutos em 2012!!!!!!!!!

    1. wesley Diz

      comecei a ler a bíblia sistematicamente.

Comentários estão fechados.