Feliz ano novo com leituras e orações planejadas!

Mais um janeiro se aproxima e a gente não consegue nem planejar a ceia de natal quanto mais um ano inteirinho pela frente, não é assim?

Ainda é novembro e eu vislumbro um enorme (gigante mesmo) livro com páginas em branco prontas para serem inauguradas, desenhadas, pintadas e escritas.

Tenho um estojo de lápis de cor aquarelável. Esse tipo de lápis que podem ter as pontas do grafite molhadas e então as cores de vários lápis podem ser misturadas no papel e isso faz com que eu tenha uma paleta infinita de cores.

Infinito não é uma característica que assusta? Minha imaginação limitada não me permite pensar no infinito (isso me dá um certo pânico, tenho que confessar) e é assim desde a infância quando eu olhava para o céu estrelado, pois é, na minha infância, em São Paulo, eu podia olhar para o céu e ver as estrelas.

Infinito tem medida? Não podemos conter o infinito dentro da caixinha da nossa mente, não é mesmo? Mas é assim que eu olho para um novo ano, que embora contido dentro de 365 ou 366 dias, me proporciona pensamentos de infinitas possibilidades.

Mas que conversa é essa? Apenas para que nos lembremos que há um infinito dentro de nossas mentes limitadas e que podemos usar a produção dos pensamentos de nossa mente para renovar, inovar nossa vida.

Não precisamos esperar o novo ano que se aproxima para começarmos algo novo. Meu ano novo já está acontecendo a partir do instante que eu coloco meus pensamentos para trabalhar pelos meus planos e projetos de ano novo.

Aquilo que planejamos e detalhadamente fazemos projetos colabora com a organização da nossa mente para encontrar meios para realização.

Para começar o planejamento de novo ano eu separo um caderno, agenda ou calendário, ou todas as opções e também alguns aplicativos que me ajudam o ano todo a me lembrar das metas que planejei, além de me organizarem e reorganizarem conforme as demandas do ano vão se transformando em outras demandas ou as metas vão se cumprindo e se encerrando.

Faço planos que envolvam todos os setores da minha vida. Começo pelo alto: o céu. Então os primeiros planejamentos são em torno de minha vida espiritual, porque mortos não planejam!

Sempre faço um plano de leitura bíblica. Eu não sei como as pessoas conseguem atravessar os desertos da vida sem uma fonte inesgotável de águas vivas, eu não consigo, simplesmente não posso atravessar meu ano na seca, murchando minhas energias, tenho que ler a Palavra, tenho que ter longas conversas com nosso Senhor, meditar em suas respostas e me deleitar no conhecimento de Cristo.

Há poder em renovar a mente com a sabedoria do Salvador.

Planejo outros tipos de leitura também, pelo menos um livro por mês. Para algumas parece pouco, para outras, muitos, mas isso é apenas uma lista para me dar uma direção, porque durante a jornada vão surgindo mais interesses de leitura e essa estratégia me deixa uma folga para serem introduzidas novas leituras.

Algo que eu faço também é uma lista de assuntos que eu quero aprender ou aprofundar o conhecimento e dentro dessa lista busco por literatura, sempre buscando informações com quem já conhece o assunto e priorizando autores de confiança. Algumas vezes até dou uma beliscada em um ou outro autor de visão controversa para poder conhecer os pontos que devo prestar mais atenção e reforçar o conhecimento para não cair em enganos. Chega de mentiras!

Com o plano de leitura já escolhido parto para o segundo ponto do planejamento: as orações. Então faço uma lista de assuntos gerais (em um caderno dedicado apenas para as orações) e vou detalhando os assuntos por pessoas, organizações e situações. Assim é possível que todo meu planejamento, projetos e estratégias estejam dependendo da direção de nosso Senhor.

A cada mês abro uma página para as demandas de orações do momento e nelas acrescento as petições, ações de graça, clamores, que vão surgindo durante a caminhada.

Não tem sentido planejar todo o seu ano se não for possível executar o planejado, então é bom fazer um cronograma com os horários para cumprir o programa. Eu faço uma agenda anual, depois mensal e então eu faço um cronograma diário, detalhando o que vou fazer no meu dia.

Parece muito sistemático, mas essa é a forma com a qual não desperdiço meu tempo no dia-a-dia para pensar o que vou fazer. Você gasta tempo uma vez para fazer o cronograma e mais uma ou duas vezes no ano para reorganizar, mas não desperdiça seu precioso tempo todos os dias folheando a sua bíblia em busca da porção que vai ler naquele dia e então percebe que o tempo reservado pela manhã para estar com o Senhor se escoou pelo vão dos dedos na busca do que ler.

Em meio ao nosso caos de afazeres, entre família, igreja, ministério, trabalho, estudos, laser e viagens o que mais precisamos é tempo de qualidade. Separe também um tempo especial para praticar hospitalidade, visitação, instrução, discipulado, aconselhamento. Isso é amor e o amor não falha, mas se doa e se multiplica.

Algo extraordinário acontece quando envolvemos o amor em nossas relações.

O amor! O vínculo perfeito. O amor seja o árbitro em vosso coração e também no seu planejamento.

Avante, ovelha, um ano inteirinho se descortina para nós!

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Feliz ano novo com leituras e orações planejadas!