Um blog do Ministério Fiel
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Cosmovisão e cultura
A estratégia errada na Escola Dominical
Quem teria pensado que a aposta de Pascal, do século XVII, chegaria a uma classe da Escola Dominical do século XXI? Infelizmente! Aqui está o que aconteceu.
Quatro mentiras que meus professores me contaram
A sala de aula e o ambiente da faculdade podem ser um lugar perigoso para os cristãos, especialmente os jovens.
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 19)
Um ponto estranho ao pensamento grego que, no entanto, é um dos fundamentos da fé cristã, é a convicção de que Deus é um ser pessoal, e se relaciona conosco, propiciando meios para que também falemos com Ele.
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 18)
A Filosofia cristã começa e termina em Deus, aquele que é Sábio e usa de onisciência e onipotência dirigindo a história pelos melhores meios para atingir o glorioso fim que tem em vista.
Ore por lágrimas santas
A presença ou ausência de lágrimas não é um sinal infalível da tristeza do coração. No entanto, as lágrimas santas são preciosas além de qualquer estimativa quando, espontaneamente, acrescentam sua verdade às nossas palavras ou ao nosso…
Alegria genuína, conflito cultural e humildade cristã: reflexões sobre educação cristã
A verdadeira educação cristã enche os nossos corações e as nossas mentes com uma alegria tão séria e firme que a sociedade perde o poder de controlar nossa posição e o que falamos.
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 17)
Mesmo não encontrando nas páginas do Novo Testamento nenhuma descrição completa do culto cristão – o que considero proposital –, constatamos que, desde o início da igreja neotestamentária, havia uma forma própria de culto público (At 2.42).
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 16)
Sem a cruz de Cristo não há evangelho, nem fé, e, portanto, pregação.
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 15)
Quando examinamos as Epístolas e especialmente o livro de Atos, constatamos que a pregação da Igreja Primitiva consistia na demonstração de que as promessas do Antigo Testamento tinham se cumprido em Cristo.
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 14)
A pregação da Palavra foi o método prazerosamente estabelecido por Deus para alcançar os seus.
As redes sociais são totalmente negativas?
Neste vídeo, Tim Challies, autor de "Faça Mais e Melhor", nos aconselha sobre como os cristãos podem usar as redes sociais para a Glória de Deus.
Devo ler blogs ao invés de livros?
Neste vídeo, Tim Challies fala sobre os benefícios que os cristãos podem ter através dos blogs e dos livros.
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 13)
O Sermão, designava um discurso desenvolvido sobre um tema. A Homilia, pressupunha um método de análise, e a explicação de um parágrafo ou verso da Escritura, que era lido durante os cultos.
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 12)
O Cristianismo é uma religião de fatos, palavra e vida. Os fatos, corretamente compreendidos, têm uma relação direta com a nossa vida. A fé cristã fundamenta-se no próprio Cristo: O Deus-Homem. Sem o Cristo Histórico não haveria…
Sexualidade e cosmovisão
Quanto a cosmovisão e sexualidade, é necessário que o cristão tenha bem definido em sua mente o que é correto diante da perspectiva bíblica para não cair no engano do seu coração pecaminoso, tampouco dos conceitos que estão distantes do…
A psicologia do ateísmo
Neste vídeo, o Dr. R.C. Sproul expõe a verdadeira razão pela qual as pessoas professam ser ateus.
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 11)
A relação entre Filosofia e Fé Cristã foi alvo de calorosas disputas entre os Pais da Igreja.
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 10)
A percepção do apóstolo Paulo era resultante de sua fé convicta no Deus da história e, certamente em suas observações históricas.
Conselho de J.I. Packer para aspirantes a escritores
Nesta entrevista, J.I. Packer dá conselhos a um escritor em início de carreira de literatura cristã.
O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 9)
Calvino (1509-1564), diz que o homem pretende usurpar o lugar de Deus: “Cada um faz de si mesmo um deus e virtualmente se adora, quando atribui a seu próprio poder o que Deus declara pertencer-lhe exclusivamente”.