um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Destaques de Abril/2013

Você é uma pessoa atarefada. Nós sabemos. Por isso, ao final de cada mês trazemos os destaques do mês com as principais postagens do VE e de outros blogs e os principais livros publicados.

Qual foi a postagem do VE de Abril de 2013 que você mais gostou? E de outros blogs? Por quê? Deixe um comentário com a sua opinião.

A grande notícia do mês de Abril foi a união do VE com o Ministério Fiel, juntos pela causa de Cristo e do Evangelho. Sim, é por isso que você está vendo esse belo logo azul aí em cima… mais para a direita.

Destaques do VE

Com quem você vai casar é importante! (Moças Rapazes)

Sem brincadeira, essa postagem gerou o maior pico de visitas do VE. Vocês parecem estar bem preocupados com quem casar, hein! rs Só, por favor, nada de esperar uma profetada ou coisa similar.

Abraçando o Sofrimento (John Piper) – Pregação Completa

John Piper, neste sermão, pregado no Passion 2013, nos convida a abraçarmos o sofrimento pela causa de Cristo e da libertação de pessoas da escravidão das trevas, capacitados pela promessa de imensa alegria em Cristo no paraíso e, assim, libertos do medo da autoproteção.

Série  “O Poder e a Mensagem do Evangelho” (Paul Washer)

Tivemos a oportunidade de traduzir o livro “O Poder e a Mensagem do Evangelho”, a ser lançado pela Editora Fiel, e o privilégio de poder compartilhar pequenos trechos de cada capítulo com vocês. Neste mês postamos pequenos trechos dos capítulos 1, 2 e 3, onde Washer fala sobre a necessidade de conhecer, receber e ser salvo pelo evangelho.

Perguntas para Cristãos Apáticos e Nominais (Tim Keller)

Tim Keller levanta perguntas neste artigo úteis para se acordar cristãos apáticos e converter cristãos nominais.

Chris Wright – Benignidade (9 por dia – tornando-se como Jesus) [6/10]

A série 9 por dia, sobre o fruto do Espírito, voltou! Neste vídeo Chris Wright fala sobre benignidade e como “o resultado final da benignidade é que ela atrai pessoas a Jesus.”

[Teologia Visual] Os dois reinos (Romanos 5-8) – Infográfico

Excelente infográfico que ensina de forma clara o ensino dos dois reinos em Romanos 5 a 8 (e você pode baixar!)

[Ligonier] Justificação: a diferença entre o conceito Protestante do Católico Romano (R. C. Sproul)

Neste trecho do DVD “O que é Teologia Reformada?”, a ser lançado em breve pela Editora Fiel, R. C. Sproul mostra a diferença da justificação entre os protestantes e os católicos romanos. Se você não sabe a diferença, bom, você precisa ver o vídeo!

[9Marks] O que é uma pregação expositiva e por que um pastor deve pregar desta forma?

Pastores, por favor, preguem expositivamente. Estamos famintos pela Palavra de Deus.

[Editora Fiel] Revista Fé para Hoje: Criação, Queda, Redenção, Consumação

A Editora Fiel disponibilizou para leitura online todos os artigos da revista Fé para Hoje de Março. Tendo em vista o Curso Fiel de Liderança: Teologia Sistemática, os artigos trataram sobre essas 4 realidades da teologia:



Destaques da web

Por que cristãos precisam de confissões – Carl Trueman (iPródigo)

A exclamação “Nenhum credo, exceto Cristo, e nenhum livro, exceto a Bíblia!” tem uma aparência ilusoriamente piedosa e bíblica, mas não deveríamos nos envergonhar de sermos cristãos confessionais, pois as confissões nos capacitam a manter determinadas prioridades bíblicas.

Por que cristãos deveriam ler ficção – Russell D. Moore (iPródigo)

Talvez a postagem mais diferenciada do mês, mas excelente. Neste artigo, Moore explica por que cristãos deveriam ler ficção (óbvio, não?).

Tenho percebido que a maioria das pessoas que me dizem que ficção é uma perda de tempo são pessoas que parecer ter uma visão sola cerebra da vida cristã que simplesmente não se encaixa na Bíblia. A Bíblia não se refere ao homem simplesmente como um processo cognitivo, mas como um ser que carrega a imagem de Deus que reconhece a verdade não apenas por meio de categorias de silogismos, mas através de imaginação, beleza, maravilha e admiração. A ficção ajuda a moldar e afiar o que Russell Kirk chamou de “imaginação moral”.

Série: Augustus Nicodemus responde? (O Tempora!, O Mores)

OK, não é uma série (bem que poderia), mas com seu estilo certeiro, Nicodemus responde algumas perguntas e afirmações comuns, como:


Destaques de livros

Editora Fiel

Brecha em Nossa Santidade

Brecha em Nossa Santidade (Kevin DeYoung)

No livro “Brecha em Nossa Santidade”, Kevin DeYoung alerta para a tendência que temos de negligenciar a busca pela santidade. Aparentemente, muitos consideram a santidade um assunto sem importância, por não compreenderem-na biblicamente. Todavia, santidade não é um mero moralismo pudico, mas um crescimento capacitado pelo Espírito à semelhança de Cristo para glória de Deus.

Com o objetivo de esclarecer a motivação da verdadeira santidade, Kevin Deyoung provoca no leitor o desejo de se tornar santo como Deus é santo.

Outros lançamentos

A Heroica Ousadia de Martinho Lutero (Steven Lawson)

Este livro faz parte da série “Um Perfil de Homens Piedosos”, de Steven Lawson, cujo objetivo é tornar conhecidos exemplos de vida de homens santos, que deixaram um grande legado na defesa das doutrinas que glorificam a graça soberana de Deus em seus propósitos salvíficos para o mundo. Neste volume, Lawson aborda o perfil do famoso reformador alemão Martinho Lutero, que foi levantado por Deus para protestar contra os abusos da Igreja Católica Romana no século XVI, quando foi iniciada a Reforma Protestante.

O Que é Fé? (R. C. Sproul)

No livro O Que é Fé?, da coleção Questões Cruciais, R. C. Sproul traz para o leitor a definição bíblica de fé, segundo análise do texto de Hebreus 11, bem como seus exemplos práticos na vida de vários santos. Sproul mostra que fé não significa apenas crer em Deus, mas viver uma vida de acordo com a Palavra dele revelada nas Escrituras.

Edições Vida Nova

plantador_de_igrejaO Plantador de igreja: o homem, a mensagem, a missão (Darrin Patrick)

O componente humano mais decisivo de toda plantação de igreja e de toda igreja plantada é o próprio plantador. As Escrituras têm muito a dizer sobre o caráter e a função dos chamados a liderar. Mas muito da sua sabedoria é deixado de lado em favor de estratégias e métodos ― um preço muito alto. É tempo de voltar aos critérios bíblicos para definir o homem, a mensagem e a missão de toda igreja.

Outros lançamentos

Origem, confiabilidade e significado da Bíblia (Wayne Grudem , C. John Collins , Thomas R. Schreiner)

Abordando uma grande variedade de temas de fundamental importância, entre os quais a maneira correta de ler a Bíblia e as razões para confiarmos nela, esta compilação de 18 artigos examina assuntos específicos, como as religiões mundiais, o cânon e a arqueologia. Pastores, líderes leigos, estudantes e outros cristãos engajados no estudo da Palavra de Deus se beneficiarão com esta coletânea, escrita por colaboradores notáveis, como James I. Packer, John Piper, Daniel. B. Wallace, Vern Poythress e outros.

Investigação sobre a mente humana segundo os princípios do senso comum (Thomas Reid)

A mais importante obra de Thomas Reid traduzida pela primeira vez para a língua portuguesa! Escrita em 1764, a Investigação sobre a mente humana segundo os princípios do senso comum é a concretização de vinte anos que Reid dedicou à pesquisa profunda e criteriosa do Tratado da natureza humana, de David Hume. Um dos objetivos principais de Reid era compreender as razões que fizeram com que Hume chegasse a conclusões tão céticas e pessimistas com relação aos limites do conhecimento humano.

Como ler a Bíblia livro por livro: Um guia de estudo panorâmico da Bíblia (Gordon D. Fee , Douglas Stuart)

Ler a Bíblia não precisa ser uma jornada sem rumo através de um território estranho e desnorteante. Como um experiente guia turístico, Como ler a Bíblia livro por livro pega você pela mão e o conduz ao longo das Escrituras. Para cada livro da Bíblia, os autores começam com um retrato instantâneo, depois abrem o foco para ajudar você a entender melhor os elementos-chave do livro e perceber como ele se encaixa na narrativa maior da Bíblia.

Este livro pode ser usado em conjunto com a outra obra dos mesmos autores, Entendes o que lês? Também pode ser usado de maneira independente como um guia confiável para ajudar você na leitura e compreensão da Bíblia.

1 comentário
  1. rita maia Diz

    Uauuhhh! Amei o vídeo “Crise de homens” !!

Comentários estão fechados.