Filipe Fontes: Considere a relação entre suas convicções políticas e religiosas. Lembre-se que não há escolha feita por um cristão que aconteça distante da face de Deus.
Oro para que o Senhor nos encha de coragem, prudência e sabedoria, e nos ajude a tomar decisões sábias que colaborem para preservar a pureza e a paz daquela a quem Ele mesmo comprou com o seu próprio sangue.
Peçamos a Deus que faça de nós pessoas mais pacientes, criativas, disciplinadas e corajosas, para que aprendamos a ser igreja em tempos de crise, e muita gente saia da crise através do nosso testemunho!
A decisão de suspender os não as reuniões presenciais não é uma decisão simples. Por isso, permitam-me uma sugestão: evitemos análises e comentários simplistas, principalmente aqueles condenatórios, abertos ou velados.
Nos últimos 10 anos, tenho estado envolvido com a formação e treinamento de pastores. Ao longo desses anos, um assunto tem sido recorrente nas conversas com meus colegas: temos uma igreja em crise.
Embora posts de protesto tenham o seu lugar, o que costuma fazer o Evangelho conhecido é a proclamação e a demonstração deste Evangelho em nossa vida regular.
Algo tem me incomodado um pouco: algumas pessoas parecem estabelecer uma relação muito direta e quase determinista entre a opção pelo suicídio e o ambiente eclesiástico e os desafios do ministério pastoral.
Vivemos em um mundo exigente. O resultado é que, frequentemente, temos estado ocupados demais e o cansaço tem se tornado uma de nossas experiências mais comuns.
Filipe Fontes: É urgente e necessário apoiar as artes. As igrejas deveriam estimular as pessoas criativas dentro da comunidade, e não tentar força-las a justificar espiritualmente o que estão fazendo.
Filipe Fontes: O artista é livre, mas não é Deus. Ele exerce sua criatividade no mundo criado por Deus, a partir dos recursos que Deus dispõe, e, deve fazê-lo respeitando os limites estabelecidos por Ele.
Filipe Fontes: Por que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, somos seres criativos e podemos atuar sobre a realidade criada por Deus, recontando e recriando essa realidade a partir de nossa imaginação.
Filipe Fontes: Deus pode mudar todas as coisas. E o caminho que Deus utiliza para realizar essas mudanças é o testemunho verbal (palavras) e ativo (ações) de seus filhos. Foi assim no passado, e continua sendo assim hoje.
Filipe Fontes: Tenho algumas experiências bem desagradáveis em minhas tentativas de fazer isso, mas também tenho boas experiências. Ao longo de minha vida acadêmica pude me encontrar com professores que tinham perspectivas religiosas bem…
Filipe Fontes: Como posso saber quando devo participar ou não de um debate com os meus amigos? Quando devo falar e quando devo ficar calado? Não há uma receita pronta para isso.