Plano de Leitura Bíblica Anual

2023 está chegando e aqui estão alguns planos para você que deseja ler a Bíblia inteira neste novo ano:

Plano de Leitura Bíblica Convencional

Baixar

Leitura sequencial de um trecho do Antigo Testamento e um do Novo, mais salmos ou provérbios. Este plano lê o Novo Testamento, os Salmos e os Provérbios duas vezes.

Plano de Leitura Bíblica Espaçado

Baixar

Elaborado pela Discipleship Journal, Navpress, este plano propõe a leitura é de livros inteiros da Bíblia, intercalando entre o VT e NT, mais um livro poético ou Isaías. O destaque do plano é que há somente 25 dias no mês, sobrando tempo para colocar a leitura em dia.

Plano de Leitura Bíblica Diversificado

Disponível na ESV Study Bible, este plano possui uma leitura diária de quatro agrupados literários diferentes da Bíblia: (1) Salmos e Literatura de Sabedoria, (2) Pentateuco e História de Israel, (3) Crônicas e Profetas e (4) Evangelhos e Epístolas.

Baixar

Qual usar? O que mais lhe agradar, mas se você não é muito disciplinado em sua leitura bíblica, eu recomendaria o Plano Espaçado.

Extra

Leia corretamente

Tratamos anteriormente sobre as formas erradas de se ler a Bíblia. Uma delas, talvez a mais comum, é a A Abordagem Mina de Ouro: ler a Bíblia como uma mina vasta, cavernosa e sombria, onde ocasionalmente tropeça-se em uma pedra de inspiração. Resultado: leitura confusa. Ler a Bíblia assim provavelmente o levará ao desânimo quando chegar em Levíticos ou Números, por exemplo. Mas lembre-se: a Bíblia não é chata; avatar é chato!

Outra abordagem comum é A Abordagem Heróica: ler a Bíblia como um hall da fama moral que dá um exemplo após outro de gigantes espirituais que devem ser imitados. Resultado: leitura desesperadora. Se você lê a passagem que Davi mata Golias e tudo o que você medita sobre isso é como você irá vencer os gigantes de sua vida, você precisa parar de ler a Bíblia (especialmente o Antigo Testamento) de forma biográfica moralista.

Além dos artigos linkados acima, aconselhamos a leitura do artigo de Paul Washer: Como Interpretar a Bíblia

Qual tradução usar?

Se você está preocupado com qual tradução usar, confira a resposta de Augustus Nicodemus. Minhas sugestão pessoal é: comece com a ARA (Almeida Revista e Atualizada) e a cada ano leia em uma tradução diferente (lembrando que tem Bíblias que são paráfrases e não traduções).

Preparação para a leitura

Duas rápidas dicas: (1) planeje seu horário de devocional e, através da repetição, transforme isso em um bom hábito. Lembre-se: o diabo vence nossa devocional antes mesmo de acontecerem por não planejarmos; (2) Ore o IDDS antes de ler (não se esqueça que compreender corretamente as Escrituras é uma obra sobrenatural do Espírito Santo, então você precisa tanto se esforçar para entender corretamente o texto como orar):

Inclina-me o coração aos teus testemunhos (Salmos 119:36)

Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. (Salmos 119:18)

Dispõe-me o coração para só temer o teu nome. (Salmos 86:11)

Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. (Salmos 90:14)

O puritano Thomas Watson fornece mais dicas valiosas aqui.

Esperamos que você tenha uma boa leitura!