Um blog do Ministério Fiel
Plano de Leitura Bíblica Anual
Um novo ano está chegando e aqui estão alguns planos para você que deseja ler a Bíblia inteira neste novo ano:
Qual usar? O que mais lhe agradar, mas se você não é muito disciplinado em sua leitura bíblica, eu recomendaria o Plano Espaçado.
Extra
Leia corretamente
Tratamos anteriormente sobre as formas erradas de se ler a Bíblia. Uma delas, talvez a mais comum, é a A Abordagem Mina de Ouro: ler a Bíblia como uma mina vasta, cavernosa e sombria, onde ocasionalmente tropeça-se em uma pedra de inspiração. Resultado: leitura confusa. Ler a Bíblia assim provavelmente o levará ao desânimo quando chegar em Levíticos ou Números, por exemplo. Mas lembre-se: a Bíblia não é chata; avatar é chato!
Outra abordagem comum é A Abordagem Heróica: ler a Bíblia como um hall da fama moral que dá um exemplo após outro de gigantes espirituais que devem ser imitados. Resultado: leitura desesperadora. Se você lê a passagem que Davi mata Golias e tudo o que você medita sobre isso é como você irá vencer os gigantes de sua vida, você precisa parar de ler a Bíblia (especialmente o Antigo Testamento) de forma biográfica moralista.
Além dos artigos linkados acima, aconselhamos a leitura do artigo de Paul Washer: Como Interpretar a Bíblia
Qual tradução usar?
Se você está preocupado com qual tradução usar, confira a resposta de Augustus Nicodemus. Minhas sugestão pessoal é: comece com a ARA (Almeida Revista e Atualizada) e a cada ano leia em uma tradução diferente (lembrando que tem Bíblias que são paráfrases e não traduções).
Preparação para a leitura
Duas rápidas dicas: (1) planeje seu horário de devocional e, através da repetição, transforme isso em um bom hábito. Lembre-se: o diabo vence nossa devocional antes mesmo de acontecerem por não planejarmos; (2) Ore o IDDS antes de ler (não se esqueça que compreender corretamente as Escrituras é uma obra sobrenatural do Espírito Santo, então você precisa tanto se esforçar para entender corretamente o texto como orar):
Inclina-me o coração aos teus testemunhos (Salmos 119:36)
Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. (Salmos 119:18)
Dispõe-me o coração para só temer o teu nome. (Salmos 86:11)
Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. (Salmos 90:14)
O puritano Thomas Watson fornece mais dicas valiosas aqui.
Esperamos que você tenha uma boa leitura!