Thomas Watson – Chamado Eficaz [4/4]

O Voltemos ao Evangelho está traduzindo o livro Um Tônico Divino, do puritano Thomas Watson. Confira os capítulos já traduzidos:

  1. As melhores coisas cooperam para o bem [Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5]
  2. As piores coisas cooperam para o bem [Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8]
  3. Por que todas as coisas cooperam para o bem do homem piedoso? [Parte 1 | Parte 2 | Parte 3]
  4. Sobre o Amor a Deus [Parte 1 | Parte 2 | Parte 3]
  5. Os Testes do Amor a Deus [Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6]
  6. Uma Exortação Para Amar a Deus [Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6]
  7. Chamado Eficaz [Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4]
  8. Exortações para os que são chamados [Parte 1 | Parte 2]

Aplicação. Uma exoração para certificar-se do seu chamado (cont.)

Pergunta. Mas como eu posso saber que sou eficazmente chamado?

Resposta. Aquele que é chamado de modo salvífico é chamado para fora de si mesmo, não apenas de seu ego pecaminoso, mas também de seu ego justo; ele nega todos os seus deveres e as suas capacidades morais. “Não tendo justiça própria” (Fp 3.9). Aquele cujo coração Deus tocou por Seu Espírito lança o ídolo da justiça própria aos pés de Cristo, para que seja pisado por Ele. Ele se vale da moralidade e dos deveres piedosos, mas não põe neles a sua confiança. A pomba de Noé fez uso de suas asas para voar, mas confiava na arca para a sua segurança. Isso é excelente, quando um homem é chamado para fora de si mesmo. Essa renúncia de si mesmo é, como diz Agostinho, o primeiro passo para a fé salvadora.

Aquele que é eficazmente chamado experimenta uma transformação visível. Não uma mudança das faculdades, mas da qualidades. Ele não é mais quem era antes. O seu corpo é o mesmo, mas não a sua mente; ele possui um outro espírito. Paulo foi de tal modo transformado após sua conversão que as pessoas não mais o conheciam (Atos 9.21). Oh, que metamorfose é essa produzida pela graça! “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados” (1Coríntios 6.11). A graça transforma o coração.

No chamado eficaz é operada uma tríplice transformação:

(1) Há uma mudança no entendimento. Antes, havia ignorância, havia trevas sobre a face do abismo; mas agora há luz: “Agora, sois luz no Senhor” (Efésios 5.8). A primeiro obra de Deus na criação do mundo foi luz: assim também é com a nova criação. Aquele que é chamado de modo salvífico brada juntamente com aquele homem no evangelho: “Eu era cego, e agora vejo” (João 9.25). Ele vê tanta malignidade no pecado e tanta excelência nos caminhos de Deus, como nunca vira antes. De fato, essa luz que é trazida pelo Espírito bendito pode bem ser chamada uma maravilhosa luz. “A fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pedro 2.9). É uma maravilhosa luz por seis razões. (i) Porque é estranhamente propagada. Ela não vem das esferas celestiais onde se encontram os planetas, mas do Sol da justiça. (ii) É maravilhosa em seu efeito. Essa luz faz aquilo que nenhuma outra luz pode fazer. Ela faz com que um homem perceba a sua cegueira. (iii) É uma luz maravilhosa porque é mais penetrante. Outras luzes podem brilhar sobre a face; esta luz brilha no coração e ilumina a consciência (2Coríntios 4.6). (iv) É uma luz maravilhosa porque deixa maravilhados aqueles que a possuem. Eles se maravilham consigo mesmos, em como eles puderam contentar-se em estar sem ela por tanto tempo. Eles se maravilham que os seus olhos tenham sido abertos, e não de outros. Eles se maravilham porque a despeito de haverem odiado e guerreado contra essa luz, ainda assim ela brilhou no firmamento de sua alma. Isso é o que os santos hão de indagar por toda a eternidade. (v) É uma luz maravilhosa porque é mais vital do que todas as demais. Ela não apenas ilumina, mas desperta e vivifica aqueles que estavam “mortos em delitos e pecados” (Efésios 2.1). Portanto, ela é chamada a “luz da vida” (João 8.12). (vi) É uma luz maravilhosa porque é o princípio da luz eterna. A luz da graça é a estrela da manhã que prenuncia o fulgor da luz da glória.

Então, leitor, você pode dizer agora que essa maravilhosa luz do Espírito nasceu sobre você? Quando você estava envolto na ignorância, e não conhecia a Deus nem a si mesmo, repentinamente uma luz vinda do céu brilhou ao seu redor. Esta é uma parte daquela transformação bendita que é operada no chamado eficaz.

(2) Há uma mudança na vontade. “O querer está em mim” (Romanos 7.18, ARC). A vontade, que antes fazia oposição a Cristo, agora O abraça. A vontade, que era um tendão de aço, agora é como cera derretendo: ela prontamente recebe o selo e a marca do Espírito Santo. A vontade se move na direção do céu e carrega consigo todas as órbitas das afeições. A vontade regenerada responde a todo chamado de Deus, assim como o eco responde à voz. “Senhor, que queres que faça?” (Atos 9.6, ARC). A vontade agora se torna voluntária, ela se alista para estar sob o Capitão da salvação (Hebreus 2.10). Oh, que maravilhosa transformação é operada aqui! Antes, a vontade rejeitava a Cristo; agora, ela rejeita o pecado.

(3) Há uma mudança na conduta. Aquele que é chamado de Deus anda em sentido diametralmente oposto ao de antes. Ele antes andava em inveja e malícia, agora anda em amor; antes ele andava em orgulho, agora, em humildade. A corrente segue é uma direção completamente diferente. Assim nós vemos que transformação poderosa é operada naqueles que são chamados de Deus.

Quão distantes desse chamado eficaz estão aqueles que nunca tiveram qualquer transformação? Eles são os mesmos que eram quarenta ou cinquenta anos atrás, tão orgulhosos e carnais como sempre foram. Ele viram muitas mudanças nas suas épocas, mas nunca experimentaram qualquer mudança no seu coração. Que tais homens não pensem que podem saltar do colo da prostituta (o mundo) para o seio de Abraão; ou eles devem experimentar uma transformação graciosa enquanto vivem, ou uma maldita transformação quando morrerem.

Aquele que é chamado de Deus estima esse chamado como a mais alta bênção. Um rei a quem Deus chama por Sua graça estima mais ser chamado de santo do que ser chamado de rei. Ele valoriza o seu chamado elevado mais do que o seu nascimento elevado. Teodósio considerava de maior honra ser um cristão do que ser um imperador. Um indivíduo carnal não pode valorizar bênçãos espirituais mais do que um bebê pode valorizar um colar de diamantes. Ele prefere sua grandeza mundana, seu bem-estar, fartura e seus títulos de honra, antes da conversão. Ele prefere ser chamado duque a ser chamado santo, e isso é um sinal de que ele é completamente estranho ao chamado eficaz. Aquele que é iluminado pelo Espírito considera a santidade como o seu maior brasão e olha para o seu chamado eficaz como seu emblema de honra. Quando ele obtém esse grau, é um candidato para o céu.

Aquele que é eficazmente chamado é chamado para fora do mundo. É um “chamado celestial” (Hebreus 3.1). Aquele que é chamado de Deus ocupa-se das coisas que são celestiais; ele está no mundo, mas não é do mundo. Os naturalistas discorrem acerca das pedras preciosas e, embora a sua matéria seja da terra, o esplendor de seu brilho depende da influência dos céus. Assim também é com o homem piedoso: embora o seu corpo seja da terra, o esplendor das suas afeições é do céu; o seu coração está voltado para a região celestial, onde Cristo vive. Ele lança fora não apenas toda obra ímpia, mas também todo peso terreno. Ele não é um verme, mas uma águia.

Outro sinal de nosso chamado eficaz é a diligência em nosso chamado ordinário. Alguns se gloriam em seu chamado eficaz, mas deitam-se ociosamente sob a sombra. A religião não nos concede permissão para o ócio. Cristãos não devem ser preguiçosos. O ócio é a banheira do diabo; uma pessoa preguiçosa se torna vítima de toda sorte de tentações. A graça, ao curar o coração, não torna a mão aleijada. Aquele que é chamado de Deus, enquanto trabalha para o céu, também trabalha em seu ofício.

Por Thomas Watson. Original: A Divine Cordial By Thomas Watson

Tradução: voltemosaoevangelho.com

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

2 Comentários
  1. Emerson Davi Diz

    Muito bom, ansioso pelo e-book.

  2. Kauam Rustici Diz

    só esperando o e-book kkk

Comentários estão fechados.