Aprendendo com os Salmos de Romagem – Cânticos dos Degraus

Os salmos de romagem são como um hinário dentro do saltério bíblico. Via de regra foram cantados quando Israel realizava sua peregrinação para adorar o Senhor em Sião. Cada passo, ou degrau, representava o resgate de lição preciosas sobre o relacionamento com Deus, porém, em pequenas porções – por assim dizer, lições bíblicas em miniaturas, mas com grande relevância e profundidade.

Em nosso tempo as lições dos salmos de romagens encontram uma poderosa caixa de ressonância. No turbilhão das informações, diante do sufocamento da percepção existencialista de mundo e o caráter cada mais liquido da pós-modernidade, os pontos mencionados nos salmos de romagens ganham um relevo de esperança. Por meio de breves poesias assuntos relacionados com a verdade de Deus, o pacto da graça, o deleite em Deus, família, angústia, amor, comunhão e esperança são resgatados para a edificação do povo de Deus.

Sumário:

Resumidamente, pode-se dizer que os cânticos dos degraus, que trataremos nesta série de artigos, abordam os seguintes temas:

1. Paz para pessoas frustradas – Salmo 120
2. O verdadeiro socorro para a alma – Salmo 121
3. O principal motivo da alegria – Salmo 122
4. Misericórdia que vem dos céus – Salmo 123
5. Uma poderosa métrica de gratidão – Salmo 124
6. O cuidado de Deus por seus filhos – Salmo 125
7. A restauração de Deus – Salmo 126
8. Lições imprescindíveis para as famílias cristãs – Salmo 127
9. A felicidade daqueles que temem a Deus – Salmo 128
10. O Senhor é poderoso para livrar o seu povo – Salmo 129
11. Esperança em Deus – Salmo 130
12. O caminho da humildade – Salmo 131
13. Passado, Futuro e o Evangelho – Salmo 132
14. A comunhão dos santos – Salmo 133
15. O louvor do Senhor – Salmo 134

Espero que essas pequenas mensagens alterem o rumo da sua peregrinação neste mundo! Cada lição deste hinário antigo nos impulsiona na direção do alto em busca de maior comunhão com o Senhor. Que o Senhor nos ajude a subir pelos degraus de uma genuína espiritualidade para a glória do seu santo nome!

Por: Francisco Macena. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Aprendendo com os Salmos de romagem – cânticos dos degraus.